10 Mitos e Verdades sobre a Contabilidade

10 Mitos e Verdades sobre a Contabilidade

Contador, você sabe diferenciar os Mitos e Verdades sobre a Contabilidade? 

É muito comum encontrar no mercado de trabalho algumas informações distintas e exageradas sobre algumas profissões. Na medicina, por exemplo, dizem que os médicos não possuem vida social. Na arquitetura, é comum acharem que apenas projetos luxuosos e grandes obras precisam de arquitetos. E no caso da contabilidade, não seria diferente. 

O grande problema é que no geral, muitas pessoas, até mesmo os próprios profissionais, possuem uma compreensão limitada da área, repassando informações distorcidas ou incompletas para outras pessoas e até mesmo para os seus colegas de profissão. 

Esse tipo de ação acaba criando um ambiente favorável para a criação de novos mitos, equívocos, e até mesmo impulsionando a formação de mentiras sobre a contabilidade,  anulando informações realmente verdadeiras.

Muitas vezes o que consideramos uma verdade absoluta na profissão, não passa de um grande mito repercutido de forma efetiva e “acolhido” por todos. 

Para que não restem mais dúvidas, reunimos nesse artigo os principais mitos e verdades sobre a contabilidade que vão te ajudar a desmistificar a profissão de contador. Confira a seguir

Mitos e Verdades sobre a Contabilidade

1. É preciso saber matemática para cursar Ciências Contábeis 

MITO – Se engana quem pensa que apenas pessoas excelentes em matemática podem ingressar na área contábil. 

É claro que a matemática e a contabilidade caminham juntas e dominar alguns conceitos pode ser vantajoso, entretanto, a profissão não se resume a isso. 

Embora a contabilidade envolva alguns conceitos matemáticos, como cálculos e porcentagem, a matemática não é uma exigência fundamental. 

Para começar, a contabilidade não é uma ciência exata, e sim integra o campo de Ciências Sociais Aplicadas. Durante a carreira, o contador vai lidar com diferentes conceitos em sua rotina, como decisões financeiras, ética, relações humanas e planejamento estratégico nas organizações, questões que vão muito além dos números. 

E lembre-se: gestão de custos, demonstrações financeiras e outros processos que envolvem matemática podem ser aprendidos. A maioria dos procedimentos possui ferramentas e instrumentos facilitadores para a sua execução. 

2. A taxa de empregabilidade na área contábil é uma das mais altas do Brasil

VERDADE – Se você está pensando em ingressar na área contábil com certeza já deve ter ouvido a seguinte frase: “contador não fica desempregado”. A grande notícia é que quem te falou isso realmente tem razão! 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a taxa de empregabilidade de Ciência Contábeis é de 93,8%, representando uma das maiores taxas de contratação do país. 

O mercado de trabalho para contadores é super favorável e oferece grandes oportunidades aos profissionais. 

3. Empresas não são obrigadas a ter um contador

MITO – Com exceção do MEI, todas as demais empresas são obrigadas a contratarem um contador, de acordo com a atual legislação brasileira. 

O Conselho Federal de Contabilidade estabelece que toda empresa deve ter um profissional contábil registrado no conselho para atuar como responsável pela contabilidade e pela elaboração e assinatura das demonstrações contábeis e fiscais

 O não cumprimento dessa exigência pode acarretar em multas, sanções e até mesmo na inviabilidade da empresa.

A regra foi estabelecida sob a  Lei nº 10.406/2002 (Código Civil) artigo 1.179, que rege a obrigatoriedade do contador nas empresas. 

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

Salvo o disposto no art. 1.180, o número e a espécie de livros ficam a critério dos interessados.

É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.”

4. É preciso obter um registro profissional para exercer a profissão regularmente 

VERDADE – Além do diploma de bacharel em Ciências Contábeis, para exercer a profissão de contador é necessário obter o registro profissional (CRC) junto ao Conselho Regional de Contabilidade. 

A obtenção do registro está vinculada à aprovação no exame de suficiência.

Lembre-se: Atividades contábeis são privativas apenas aos profissionais regularmente habilitados, conforme a resolução CFC nº1.640/21.

5.O contador será substituído pela Tecnologia 

MITO – A tecnologia é uma forte aliada na jornada dos contadores, facilitando processos, automatizando rotinas, desburocratizando atividades, minimizando tarefas repetitivas e otimizando o tempo dos profissionais.

Ela é capaz de integrar, simplificar e impulsionar, mas jamais poderá substituir o contador.

A capacidade humana de analisar, tomar decisões, fazer recomendações e avaliar novas estratégias é indispensável na profissão. 

O novo contador precisa sim estar preparado para utilizar a tecnologia como complemento no seu dia a dia, entretanto, deve aproveitar essa facilidade para se ausentar das tarefas operacionais, focando cada vez mais em suas habilidades analíticas e estratégicas. 

6.Contador não pode ser MEI

VERDADE – O contador não pode mais atuar como MEI! A exclusão da profissão do quadro de atividades permitidas para MEI foi anunciada em dezembro de 2017 pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. (CGSN), baseada na resolução 137, anulando integralmente a possibilidade de formalização de contadores como microempreendedores individuais. 

7.A contabilidade é uma profissão tipicamente masculina

MITO – Se no início da profissão a área era ocupada majoritariamente pelo público masculino, o cenário mudou. Atualmente, cada vez mais mulheres ingressam na carreira contábil. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente existem mais de 526 mil profissionais com registro ativo no Brasil. Desses, aproximadamente 47% são mulheres, com quase metade da força de trabalho feminina. 

8. Contadores são indispensáveis para a abertura de empresas

VERDADE – Quando se planeja abrir um novo negócio, a presença de um contador experiente é fundamental. Afinal, esse é o profissional que possui o conhecimento necessário para realização de todos os procedimentos de abertura, como a definição de perfil jurídico, constituição societária, além de todo planejamento financeiro e fiscal da organização, evitando riscos de quebra de caixa e demais prejuízos contábeis. 

9. Todo contador tem um perfil rígido, inflexível e tradicional

MITO – Grande parte dos contadores atuam com ética e seriedade, o que é muito diferente de ser rígido ou até mesmo inflexível. A atuação do contador exige uma postura firme, entretanto, muitos contadores possuem um contato muito próximo e amigável com seus clientes, sendo extremamente dinâmicos e flexíveis em seus atendimentos.  

Mesmo com o avanço da tecnologia e da profissão, os contadores ainda são vistos como profissionais extremamente tradicionais, burocráticos e fechados, porém, o que vemos no mercado é um novo perfil de contador, integrados a tecnologia, automação e vivenciando o novo de forma coerente e estratégica. 

10. A área contábil tem um hino próprio

VERDADE – O Hino da Contabilidade foi criado durante a gestão do presidente Raulino Filho, com letra e música de Isis Maria Raposo Castelo Branco e interpretação de Lucia Alvino. Você já conhecia? Confira um trecho:

“Salve nossos contadores
que trabalham com valor,
e são grandes lutadores,
com esmero e com ardor,
ajudando nosso Brasil,
a crescer e se elevar,
com afeto varonil
para a pátria exaltar”.

E você, já conhecia os mitos e verdades sobre a contabilidade? Que tal aprender com quem realmente entende do assunto?