12 Habilidades do profissional de Departamento Pessoal

12 Habilidades do profissional de Departamento Pessoal

Qual o perfil ideal do profissional de Departamento Pessoal? Quais são as habilidades fundamentais desses profissionais dentro das empresas?

Bom, se você já atua na área ou está em processo de aprendizagem, já deve saber que o Departamento Pessoal é um setor da empresa focado na administração do quadro de colaboradores, envolvendo muitos processos operacionais e rotinas periódicas.

Entretanto, é importante ressaltar que nos últimos anos o DP também evoluiu, assim como muitas outras áreas, exigindo adaptações por parte dos profissionais e demandando o desenvolvimento de novas habilidades e competências

Além dos procedimentos operacionais, técnicos e o domínio completo de todas as rotinas de um Departamento Pessoal, é primordial que você desenvolva algumas habilidades que são fundamentais para o profissional da área, a fim de garantir a manutenção e eficiência do setor.

Hoje você vai conhecer quais são as 12 habilidades (Soft Skills e Hard Skills) ligadas diretamente à execução das tarefas e demandas diárias de um profissional de Departamento Pessoal. Confira: 

12 Habilidades do profissional de Departamento Pessoal

1.Comunicação 

Desenvolver uma comunicação eficiente é primordial para o bom desempenho das atividades em um Departamento Pessoal. Afinal, é esse profissional que irá executar tarefas e ações que demandam uma excelente capacidade de comunicação para informar, instruir, esclarecer e direcionar os colaboradores a frente dos seus direitos, deveres e eventuais dúvidas que possam surgir.  

Portanto, foque em desenvolver sua comunicação para se comunicar sempre de forma clara  objetiva e se tornar o porta-voz na relação entre empresa e empregados.

2.Transparência

Ser transparente significa saber se comunicar, se relacionar e se posicionar de forma positiva, empática e cordial, sempre levando em consideração a imagem da empresa perante os colaboradores, focando na credibilidade e confiança de suas ações. 

O Profissional de DP deve representar dessa forma, a  ética, a transparência e a verdade, sendo uma imagem de inspiração e veracidade na equipe. 

3.Organização 

Uma das habilidades fundamentais do profissional de Departamento Pessoal com certeza é a organização, afinal esse profissional precisa lidar com inúmeras rotinas, semanais, mensais e anuais, que inclusive possui um cronograma bem apertado.

Portanto, saber organizar processos e administrar o setor de forma ordenada e estruturada pode fazer a diferença no dia a dia e no resultado geral do departamento.

4.Empatia

A empatia é a capacidade de você se colocar no lugar do outro, como se estivesse na mesma situação ou posição vivenciada pela outra pessoa.

No caso do profissional de DP, essa é uma habilidade fundamental que precisa ser desenvolvida, afinal, esse profissional será o ponto focal entre os processos burocráticos da empresa e os colaboradores, passando por diversas situações, onde a sensibilidade com o próximo e o entendimento de acontecimentos adversos podem  influenciar diretamente na convivência e no ambiente organizacional. 

5.Atenção aos Detalhes

Ser detalhista, cuidadoso e exigente ao realizar os processos do Departamento Pessoal é uma característica indispensável desse profissional. 

Como o DP trabalha com leis, normas e regras que interferem no funcionamento e na relação entre empresa e colaboradores, ter atenção aos detalhes é imprescindível para que não haja erros e falhas em processos tão importantes.

6.Manter-se Atualizado 

Os profissionais de DP lidam constantemente com legislações que regem suas atividades. Portanto, estar informado e atualizado sobre as principais mudanças, alterações e novidades da área é muito importante. Isso para evitar eventuais erros e, claro, gerar confiança para toda a empresa.

7.Negociação 

O profissional de DP geralmente é o responsável por administrar benefícios como vale-refeição, seguros, entre tantos outros, sendo necessários dialogar com fornecedores e contratados, verificando periodicamente os valores e conferindo as políticas internas desses benefícios.

Por  isso, saber negociar, é uma habilidade essencial para otimizar os investimentos da área e da empresa.

8.Interpretação de Dados 

Como já dissemos anteriormente, o profissional de Departamento Pessoal lida diariamente com milhares de dados, tanto dos colaboradores, como da empresa.

Saber interpretar e analisar esses dados é essencial para direcionar ações e até mesmo influenciar na tomada de decisões de outros departamentos estratégicos, como o RH, por exemplo.

9.Trabalho em Equipe 

As relações interpessoais são sempre um grande desafio dentro das organizações, afinal, cada profissional possui um perfil com características distintas.

Saber lidar com todos os tipos de perfil, onde as diferenças possam ser somadas à equipe, resultam no bem estar coletivo e no engajamento geral dos colaboradores, evitando conflitos e proporcionando benefícios a todos os envolvidos. 

10.Agilidade 

O DP lida frequentemente com muitas questões e processos burocráticos, exigindo um perfil ágil e veloz para atribuir mais dinamismo nas ações do dia a dia da profissão.

O profissional de Departamento Pessoal executa diariamente um grande número de tarefas e tem um tempo delimitado para isso, seguindo a risca regras e calendários apertados Por isso, ser ágil e saber otimizar o tempo pode gerar um destaque profissional, resultando em produtividade e bons resultados.

11.Visão Generalista 

Imagine um profissional de Departamento Pessoal sem uma visão sistêmica e generalista de todos os processos? 

Ter uma visão generalista e estratégica de todas as rotinas, desde uma admissão até uma rescisão é fundamental para garantir o bom desempenho do departamento e evitar falhas e erros.

12.Noções de tecnologia

A tecnologia evolui a cada dia e traz cada vez mais benefícios e facilidades para os diversos setores empresariais. Com o Departamento Pessoal não seria diferente. 

O profissional de DP que estiver disposto a acompanhar a tecnologia, conhecer softwares e automatizar suas rotinas, com certeza estará um passo à frente, conquistando bons resultados e sendo um profissional diferenciado no setor. 

Além de todas essas habilidades fundamentais do Profissional de Departamento Pessoal é necessário dominar todos os procedimentos técnicos e saber executar na prática todos os processos exigidos do DP.

Conheça o curso, Departamento Pessoal na Prática 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL