4 tendências da Contabilidade que já estão gerando impactos no setor

4 tendências da Contabilidade que já estão gerando impactos no setor

Tempo de leitura: 3 minutos

Decerto não é uma novidade para você que o profissional de Contabilidade pode atuar em vários campos, não é mesmo? Uma das consequências deste fato é a grande quantidade de tendências da Contabilidade que surgem a cada ano. Ao graduando ou recém-formado, as tendências fazem deste momento propício para a projeção de carreira. Por quê? Simplesmente, tendemos a fazer melhores escolhas quando cientes das atividades de maior potencial no mercado. Considerando tudo isso, que tal conhecermos alguns dos caminhos que podem guiá-lo ao sucesso no mercado contábil? Neste artigo, elenquei quatro tendências da Contabilidade que vão impulsionar o setor nos próximos anos. Acompanhe!

1. Adoção de recursos tecnológicos

Se existe uma mãe para o status alcançado pela tecnologia, seja em aspectos sociais, seja nas corporações, o seu nome é transformação digital. Em função dela, tanto a maneira como produzimos quanto a que consumimos passam pelo meio digital. Por conta da modernização de esquemas e sistemas utilizados para contabilidade, é natural que o contador do futuro tenha de saber lidar com múltiplas ferramentas e sistemas especificamente desenvolvidos para o setor. É recomendado, também, acompanhar a evolução de inovações. Tecnologias em amplo crescimento, como Blockchain e Cloud Computing, tendem a integrarem-se aos processos contábeis.

2. Iniciativas de marketing digital

Preparar os clientes para se organizarem na contabilidade é muito importante. Se não crucial, é uma tarefa potencialmente relevante para o sucesso de prestadores de serviços e escritórios contábeis. Quanto a isso, o marketing digital é a principal via para tal. Isso porque as estratégias atraem o público certo para os seus objetivos, contanto que bem planejadas e embasadas no Inbound Marketing. Quando falamos em Inbound Marketing, falamos de captação de potenciais clientes por meio da atração. Analogicamente ao Outbound, em vez de batermos à porta do público sem critérios, o atraímos com intuito de fazê-lo bater à nossa porta. O que fazer para chegar a tal feito? Ofertar conteúdos úteis e relevantes a quem você queira atrair, como:
  • artigos;
  • infográficos;
  • webinars;
  • ebooks; e
  • outros materiais de formato digital.

3. Digitalização da área de Contabilidade

Com a chegada do e-Social, o que era feito à base de papelada foi migrado para o formato digital; isso trouxe mudanças significativas no modo como a contabilidade flui quanto à transmissão de dados fiscais, previdenciários e trabalhistas. A digitalização de objetos e processos é uma das maiores tendências da Contabilidade. Graças à desburocratização que promove, a digitalização vem se integrando ao modus operandi das atividades no setor. Evidentemente, cabe ao contador adaptar-se à nova realidade. Utilizar certificados digitais, conhecer as Leis e procedimentos de Departamento Pessoal adaptados ao e-Social, são alguns requisitos básicos.

4. Valor estratégico para as empresas

Por que ser valioso estrategicamente é um requisito do qual o contador deve dotar? O que explica essa tendência é a disseminação do compliance — conceito antigo, porém em crescimento no país. Entende-se como compliance um conjunto de disciplinas que conduzem à plena conformidade a políticas, normas e leis que legitimam atividades corporativas. Logo, conhecer a regulamentação intrínseca à contabilidade é algo extremamente importante para agregar valor. Gostou das tendências da Contabilidade apresentadas no artigo? Ótimo! O próximo passo é buscar pela qualificação adequada a sua escolha. Ficou em dúvida? Deixe o seu comentário para receber orientações!

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil