5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes

5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes

Iniciar a carreira em qualquer profissão não é uma tarefa fácil, né? E no universo da contabilidade não seria diferente. 

Para contadores iniciantes, os desafios são muitos, entre eles, conhecer o mercado onde você pretende atuar, conseguir definir orçamentos e honorários corretos, enfrentar suas limitações de conhecimento e conquistar clientes atuando de forma autônoma. 

Tudo isso, encarando um mercado com ampla concorrência e super acirrado.

Durante essa jornada, muitas dificuldades e desafios serão impostos, e para enfrentá-los, nada melhor que saber exatamente quais são eles. Confira: 

Os principais desafios dos Contadores Iniciantes   

Apesar do mercado de contabilidade apresentar uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% de formandos inseridos no mercado de trabalho (dados Ipea), a profissão de um contador iniciante é extremamente competitiva e exige um bom desempenho para alcançar destaque e sucesso.

Ao longo dessa jornada, o profissional irá se deparar com desafios típicos do início de carreira na área contabilidade e precisará enfrentá-los para progredir em sua jornada: 

  • Graduação com formação limitada;
  • Pouca ou nenhuma experiência prática;
  • Conhecimento técnico raso e às vezes limitante;
  • Networking restrito;
  • Desconhecimento de rotinas e procedimentos básicos;
  • Carteira de clientes inexistente;
  • Desconhecimento dos valores praticados no mercado (honorários);
  • Pouca ou nenhuma visão de mercado. 

Se você está passando por alguns desses desafios, não desanime,  confira como passar por cima desses empecilhos e iniciar uma carreira consolidada pós-faculdade.

5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes

Agora que você já compreendeu os desafios na área de contabilidade, que tal entender como se dar bem como contador iniciante? 

1 – Invista em conhecimento 

O primeiro passo para prestar um serviço de qualidade no mercado contábil é ter um conhecimento profundo e entender na prática todos os processos e caminhos que facilitem o seu trabalho. A dica é: pesquise, estude e se aprofunde. Veja vídeos, converse com profissionais da área e invista em um bom curso prático capaz de te preparar para o mercado. 

2 – Entenda o mercado de trabalho

Fique atento as épocas e prazos onde a procura por contadores aumenta: ex: mês do imposto de renda. Faça um estudo mais detalhado da região onde deseja atuar e verifique os tipos de demandas mais solicitadas pelo público. Se baseie na sua pesquisa para definir os seus serviços. 

3 – Foque no Marketing Pessoal

Contadores iniciantes geralmente não possuem uma base estruturada de clientes, portanto, é ideal focar no Marketing Pessoal para consolidar uma boa imagem no mercado. Crie sua rede social, atualize o seu perfil no linkedIn, construa um site personalizado e crie conteúdos de boa qualidade.

4 – Invista no relacionamento com o seu cliente

Conquistar clientes no início da carreira é um grande marco. Se a sua pretensão é construir uma boa reputação e consequentemente gerar contatos por indicação, capriche na relação e fidelize seu cliente.

5 – Acompanhe a tecnologia

A tecnologia pode ser o braço direito de um contador iniciante. Entender sobre sistemas de gestão, contabilidade digital e softwares capazes de automatizar processos pode facilitar e otimizar o seu trabalho. 

Quer ampliar o seu conhecimento e acelerar o seu crescimento profissional na área contábil? Acesse o nosso treinamento. Aprenda na prática tudo o que você precisa para se sentir seguro no mercado de trabalho.

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]