5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes

5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes

Iniciar a carreira em qualquer profissão não é uma tarefa fácil, né? E no universo da contabilidade não seria diferente. Para Contadores Iniciantes, os desafios são muitos, entre eles, conhecer o mercado onde você pretende atuar, conseguir definir orçamentos e honorários corretos, enfrentar suas limitações de conhecimento e conquistar clientes atuando de forma autônoma. 

Tudo isso, encarando um mercado com ampla concorrência e super acirrado.

Durante essa jornada, muitas dificuldades e desafios serão impostos, e para enfrentá-los, nada melhor que saber exatamente quais são eles. Confira dicas infalíveis para Contadores Iniciantes. 

Os principais desafios dos Contadores Iniciantes   

Apesar do mercado de contabilidade apresentar uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% de formandos inseridos no mercado de trabalho (dados Ipea), a profissão de um contador iniciante é extremamente competitiva e exige um bom desempenho para alcançar destaque e sucesso.

Ao longo dessa jornada, o profissional irá se deparar com desafios típicos do início de carreira na área contabilidade e precisará enfrentá-los para progredir em sua jornada: 

  • Graduação com formação limitada;
  • Pouca ou nenhuma experiência prática;
  • Conhecimento técnico raso e às vezes limitante;
  • Networking restrito;
  • Desconhecimento de rotinas e procedimentos básicos;
  • Carteira de clientes inexistente;
  • Desconhecimento dos valores praticados no mercado (honorários);
  • Pouca ou nenhuma visão de mercado. 

Se você está passando por alguns desses desafios, não desanime,  confira como passar por cima desses empecilhos e iniciar uma carreira consolidada pós-faculdade.

5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes

Agora que você já compreendeu os desafios na área de contabilidade, que tal entender como se dar bem como contador iniciante? 

1 – Invista em conhecimento 

O primeiro passo para prestar um serviço de qualidade no mercado contábil é ter um conhecimento profundo e entender na prática todos os processos e caminhos que facilitem o seu trabalho. A dica é: pesquise, estude e se aprofunde. Veja vídeos, converse com profissionais da área e invista em um bom curso prático capaz de te preparar para o mercado. 

2 – Entenda o mercado de trabalho

Fique atento as épocas e prazos onde a procura por contadores aumenta: ex: mês do imposto de renda. Faça um estudo mais detalhado da região onde deseja atuar e verifique os tipos de demandas mais solicitadas pelo público. Se baseie na sua pesquisa para definir os seus serviços. 

3 – Foque no Marketing Pessoal

Contadores iniciantes geralmente não possuem uma base estruturada de clientes, portanto, é ideal focar no Marketing Pessoal para consolidar uma boa imagem no mercado. Crie sua rede social, atualize o seu perfil no linkedIn, construa um site personalizado e crie conteúdos de boa qualidade.

4 – Invista no relacionamento com o seu cliente

Conquistar clientes no início da carreira é um grande marco. Se a sua pretensão é construir uma boa reputação e consequentemente gerar contatos por indicação, capriche na relação e fidelize seu cliente.

5 – Contador Iniciante: Acompanhe a tecnologia

A tecnologia pode ser o braço direito de um contador iniciante. Entender sobre sistemas de gestão, contabilidade digital e softwares capazes de automatizar processos pode facilitar e otimizar o seu trabalho. 

Quer ampliar o seu conhecimento e acelerar o seu crescimento profissional na área contábil? Acesse o nosso treinamento. Aprenda na prática tudo o que você precisa para se sentir seguro no mercado de trabalho.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: