Iniciar a carreira em qualquer profissão não é uma tarefa fácil, né? E no universo da contabilidade não seria diferente.
Para contadores iniciantes, os desafios são muitos, entre eles, conhecer o mercado onde você pretende atuar, conseguir definir orçamentos e honorários corretos, enfrentar suas limitações de conhecimento e conquistar clientes atuando de forma autônoma.
Tudo isso, encarando um mercado com ampla concorrência e super acirrado.
Durante essa jornada, muitas dificuldades e desafios serão impostos, e para enfrentá-los, nada melhor que saber exatamente quais são eles. Confira:
Os principais desafios dos Contadores Iniciantes
Apesar do mercado de contabilidade apresentar uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% de formandos inseridos no mercado de trabalho (dados Ipea), a profissão de um contador iniciante é extremamente competitiva e exige um bom desempenho para alcançar destaque e sucesso.
Ao longo dessa jornada, o profissional irá se deparar com desafios típicos do início de carreira na área contabilidade e precisará enfrentá-los para progredir em sua jornada:
- Graduação com formação limitada;
- Pouca ou nenhuma experiência prática;
- Conhecimento técnico raso e às vezes limitante;
- Networking restrito;
- Desconhecimento de rotinas e procedimentos básicos;
- Carteira de clientes inexistente;
- Desconhecimento dos valores praticados no mercado (honorários);
- Pouca ou nenhuma visão de mercado.
Se você está passando por alguns desses desafios, não desanime, confira como passar por cima desses empecilhos e iniciar uma carreira consolidada pós-faculdade.
5 dicas infalíveis para Contadores Iniciantes
Agora que você já compreendeu os desafios na área de contabilidade, que tal entender como se dar bem como contador iniciante?
1 – Invista em conhecimento
O primeiro passo para prestar um serviço de qualidade no mercado contábil é ter um conhecimento profundo e entender na prática todos os processos e caminhos que facilitem o seu trabalho. A dica é: pesquise, estude e se aprofunde. Veja vídeos, converse com profissionais da área e invista em um bom curso prático capaz de te preparar para o mercado.
2 – Entenda o mercado de trabalho
Fique atento as épocas e prazos onde a procura por contadores aumenta: ex: mês do imposto de renda. Faça um estudo mais detalhado da região onde deseja atuar e verifique os tipos de demandas mais solicitadas pelo público. Se baseie na sua pesquisa para definir os seus serviços.
3 – Foque no Marketing Pessoal
Contadores iniciantes geralmente não possuem uma base estruturada de clientes, portanto, é ideal focar no Marketing Pessoal para consolidar uma boa imagem no mercado. Crie sua rede social, atualize o seu perfil no linkedIn, construa um site personalizado e crie conteúdos de boa qualidade.
4 – Invista no relacionamento com o seu cliente
Conquistar clientes no início da carreira é um grande marco. Se a sua pretensão é construir uma boa reputação e consequentemente gerar contatos por indicação, capriche na relação e fidelize seu cliente.
5 – Acompanhe a tecnologia
A tecnologia pode ser o braço direito de um contador iniciante. Entender sobre sistemas de gestão, contabilidade digital e softwares capazes de automatizar processos pode facilitar e otimizar o seu trabalho.
Quer ampliar o seu conhecimento e acelerar o seu crescimento profissional na área contábil? Acesse o nosso treinamento. Aprenda na prática tudo o que você precisa para se sentir seguro no mercado de trabalho.