6 erros contábeis mais cometidos por Contadores Iniciantes

6 erros contábeis mais cometidos por Contadores Iniciantes

Terminar a faculdade e iniciar a carreira em um mercado de trabalho acirrado é a realidade de milhares de profissionais de qualquer área de atuação. Para os Contadores Iniciantes, essa jornada pode ser um pouco mais complicada, já que qualquer erro ou falha cometida, pode resultar em grandes prejuízos financeiros para a empresa. Além disso, erros graves de contabilidade podem colocar um cliente em risco, afinal, gerir finanças de forma incorreta abre brechas para multas e outras consequências judiciais e fiscais. 

Sabemos que o Contador Iniciante possui menos experiência prática e uma noção técnica muito inferior quando comparada a um contador experiente, portanto, é imprescindível entender os erros mais comuns cometidos por quem está começando para saber exatamente como solucionar possíveis problemas que venham a acontecer.  Hoje preparamos um artigo super necessário para você, contador iniciante, que precisa entender os principais pontos de atenção na execução do seu trabalho.

Vamos lá?

6 erros mais comuns cometidos por Contadores Iniciantes:

Desconhecer as leis vigentes

Sabemos que as leis são alteradas frequentemente e é necessário estar atento a todas essas modificações, principalmente, na área de contabilidade, onde o princípio básico é atuar ao lado da legislação.  Perder uma atualização significa colocar em risco um negócio e atribuir muitos prejuízos a empresa. Neste caso, para evitar possíveis falhas, o ideal é manter um cronograma exclusivo dedicado à leitura e atualização das leis ,visto diariamente. 

Falhar no cálculo de impostos 

A responsabilidade atribuída a um contador na hora de realizar cálculos importantes, como é o caso dos impostos, é muito grande e não tolera erros. Afinal, uma pequena falha pode ocasionar grandes problemas. O ideal é que o profissional tenha além da habilidade para cálculos, um grande senso de responsabilidade, checando e garantindo a efetividade das informações. 

Invalidar a segurança da informação

Em um mundo cada vez mais digital, trabalhar com informações sensíveis de forma sigilosa é um requisito mínimo para qualquer contador. Esse profissional terá acesso a um ambiente virtual com milhares de informações, e um pequeno descuido pode ocasionar ações cibercriminosas. Portanto, entenda as melhores práticas da segurança da informação e mantenha a discrição necessária na execução do seu trabalho.  

Não aplicar os princípios básicos da contabilidade 

Um dos deveres do profissional contábil é conhecer e aplicar os princípios da contabilidade na execução de suas tarefas. O descumprimento integral desses princípios está no topo entre os erros mais cometidos por Contadores Iniciantes. Se você estudou esse módulo na graduação, que tá colocá-lo em prática? Se você não viu, é essencial que se aprofunde através de um curso de Contabilidade na Prática.

Relembre todos os princípios: 

  • Competência;
  • Continuidade;
  • Controle;
  • Oportunidade;
  • Prudência; e
  • Registro pelo Valor Original.

Não emitir notas fiscais ou emiti-las de forma incorreta

Deixar de emitir uma nota fiscal é um erro grave, implicando na ausência do recolhimento de imposto, permitindo que a empresa atue dentro da ilegalidade. Agora o contador iniciante que emitir a nota, porém com erros e falhas, pode ser

considerado irregular e imprudente, afinal, esse documento é considerado ilegítimo e adulterado, resultando em implicações punitivas para a empresa. 

Esquecer do planejamento tributário 

O planejamento tributário é uma ferramenta que ajuda a criar condições e estabelecer os prazos perfeitos para pagar tributos dentro da legalidade. O Contador Iniciante por falta de experiência, acaba esquecendo de instruir seus clientes sobre esse planejamento, fazendo com que seu cliente pague mais do que precisa, sem respeitar as exigências tributárias. 

Contadores iniciantes: como evitar erros e falhas no início de carreira?

Vimos acima que erros e falhas podem prejudicar não só a  carreira e o desempenho de um Contador iniciante, como causar danos financeiros e fiscais muito complicados para empresas e clientes, né? Se você acabou de sair da universidade e ainda se sente inseguro para executar suas tarefas como contador, é ideal que você leia muito, pratique bastante e faça um curso direcionado que te explique de forma simples, prática e segura, todos os procedimentos e técnicas básicas para aplicar em sua profissão.

Conheça o treinamento Contador na Prática e prepare-se agora para o mercado de trabalho.

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]