7 melhores Nichos da Contabilidade para investir

7 melhores Nichos da Contabilidade para investir

Você é o tipo de contador que atende toda e qualquer demanda, independente do segmento ou área de atuação do seu cliente? Sabia que você pode estar deixando de focar no que realmente é importante e perdendo espaço, dinheiro e credibilidade por estar ausente nos melhores Nichos da Contabilidade?

Pois é! Hoje em dia, existem mais de  527 mil contadores com registro ativo no Brasil e muitos deles, continuam investindo apenas em “volume”, sem  nenhuma estratégia de crescimento.

Os Nichos de Mercado são uma tendência no ramo da Contabilidade e podem trazer grandes resultados. 

Mas o que são Nichos da Contabilidade?

Antes de entender o que são e quais são os Melhores Nichos da Contabilidade é importante que você compreenda um conceito bem mais amplo que originou esse termo: Os Nichos de Mercado. 

Um Nicho de mercado se trata de  uma segmentação ou recorte de um determinado público. Em resumo é uma identificação de um grupo dentro de um setor, com necessidades muito específicas. 

Nos Nichos da Contabilidade, por exemplo, o segmento escolhido irá compartilhar interesses e dores semelhantes, além de buscarem soluções muito parecidas. Nesse caso, o contador pode se tornar um especialista “nichado” e dominar o mercado do ramo escolhido.

Quando um contador define quais são os Nichos da Contabilidade que ele deseja atuar, fica muito mais fácil direcionar ações para esse tipo de público, conquistando rapidamente credibilidade, autoridade e reconhecimento no mercado. 

Vantagens da Contabilidade de Nicho

  • Autoridade no mercado;
  • Fidelização de clientes;
  • Poder no Marketing de Indicação;
  • Mais qualidade nos serviços oferecidos;
  • Melhorias significativas na imagem da marca;
  • Aumento de oportunidades no segmento;
  • Aprimoramento de habilidades e competências
  • Personalização e diferenciais competitivos. 

7 Melhores e mais rentáveis Nichos da Contabilidade para investir 

Empresas de todos os portes, segmentos e áreas de atuação necessitam de Serviços Contábeis. Entender quais são os principais Nichos da Contabilidade e escolher os mais rentáveis e promissores para atuar é um dos grandes dilemas dos contadores que pretendem investir nessa segmentação. 

Confira abaixo uma lista com Nichos da Contabilidade que são tendência e que podem valer a pena investir. 

1.Área da Saúde

A área da saúde é um segmento amplo que inclui muitas vertentes. Atender esse segmento inclui prestar serviços para clínicas, consultórios médicos particulares, Odontologia, psicologia, fisioterapia, farmácias, entre tantos outros.

Essa é uma área que demanda muita orientação tributária e financeira, com legislações próprias e normas muito específicas. É um excelente mercado para contadores que pretendem atuar com gestão de negócios, finanças e tributos. 

Muitos profissionais que possuem um pequeno estabelecimento na área da saúde desconhecem os procedimentos e têm dificuldade em gerenciar seu enquadramento fiscal, declaração de impostos e fluxo de caixa, sendo uma ótima oportunidade para o contador.

2.MEI – Microempreendedor Individual 

Segundo um relatório divulgado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, existem mais de 14 milhões de MEIs ativos no Brasil, representando 70% das empresas no país. 

Esse dado é muito importante e reforça o crescimento do formato. Contadores que optarem por esse segmento, terão demandas e obrigações muito simples a serem cumpridas, podendo atender mensalmente um alto volume de clientes.

Os serviços demandam uma complexidade de operação e o contador pode criar assinaturas mensais, escalando seus serviços de forma assertiva. 

3.Negócios Digitais e Infoproduto

Os empreendedores de Negócios Digitais e Infoproduto geralmente atuam com equipes reduzidas e possuem um rápido retorno de faturamento, entretanto, desconhecem suas obrigações contábeis.

Focar no desenvolvimento deste nicho pode ser uma ótima, já que não existem muitos escritórios de contabilidade no Brasil focados nesse mercado.

Esse Nicho da Contabilidade demanda de Assessoria Financeira, Fiscal e controle de caixa, além de instruções para aperfeiçoar seu modelo financeiro de negócios. 

4.E-commerce 

Atualmente existem mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil e a maior parte deles é de pequenos comércios eletrônicos.

Investir nesse segmento pode ser muito promissor já que o e-commerce é uma das áreas que mais cresce no Brasil.

Nesse caso é possível oferecer um serviço de abertura do e-commerce, gerenciamento mensal das obrigações e um suporte de qualidade para tomada de decisões. 

5. Mercado PET

Você sabia que o Brasil é o 6° maior mercado do segmento PET do mundo? O setor representa 0,36% do PIB brasileiro, à frente de muitos setores. 

O contador que escolher esse Nicho da Contabilidade vai encontrar um mercado aquecido e poderá atender suas diversas vertentes: Pet Food, Pet Care, Pet Vet, Serviços Pet, entre muitos outros.

Os serviços mais procurados são o de Assessoria Contábil Completa, Gestão e Consultoria e demonstrativos de resultados. 

6. Contabilidade para Franquias 

Apesar de estar dentro da vertente de um comércio varejista, as franquias possuem detalhes muito específicos em relação ao gerenciamento de seus dados contábeis, além das regras fiscais, contábeis e societárias. 

O contador que escolher esse nicho da contabilidade vai precisar se especializar na lei de franquias, e dominar o conceito de royalties, atualização monetária e outras particularidades do setor.  

7. Contabilidade para empresas de TI

A Tecnologia da Informação é uma área muito promissora para a contabilidade. Focar nesse nicho vai demandar um conhecimento profundo sobre a legislação tributária da área e o contador ou escritório de contabilidade poderá oferecer serviços de abertura de empresas, consultoria, suporte sindical, remuneração de sócios, emissão de notas, gestão financeira, legalizações e muito mais. 

E não se esqueça do contador, antes de escolher os melhores nichos de contabilidade, avalie as características do seu Negócio e analise o porte, setor, concorrência geográfica e o mercado de cada nicho.

Não deixe de aplicar ferramentas de análise para uma escolha mais assertiva.

Confira como ter um Negócio Contábil Lucrativo

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL

Construa um Negócio Contábil, Lucrativo, Escalável e Gerenciado Digitalmente com o programa...

Clique na imagem acima e conheça o curso Negócio Contábil.

Toque na imagem acima e conheça o curso Negócio Contábil.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: