8 conhecimentos que todo contador precisa dominar

8 conhecimentos que todo contador precisa dominar

A área da Contabilidade é muito abrangente e integra inúmeros conceitos e conhecimentos que todo contador precisa dominar e que são extremamente relevantes e fundamentais para a sua carreira.

Muitos deles, são essenciais nas rotinas do dia a dia e imprescindíveis para realizar tarefas básicas e serviços contábeis simples para empresas e clientes. 

Hoje em dia, o contador não é apenas o profissional responsável pelos “cálculos” e “entregas” de todas as obrigações acessórias. Isso faz parte de suas funções, claro, mas o novo perfil exigido pelo mercado deve estar sempre atualizado com as novas leis, medidas  burocracias, instruções normativas, tecnologias, e claro, dominar os conhecimentos técnicos mais relevantes em todos os seus aspectos. 

Se você é estudante ou acabou de se formar, é importante lembrar que nem todos os conceitos são aprendidos ou absorvidos de forma prática na faculdade, exigindo treino, estudo e muita disciplina para absorver  os principais  conhecimentos que todo contador precisa dominar. Para ajudá-lo nessa jornada, reunimos os 8 principais e as características de cada um.

Confira, estude e se especialize: 

Contabilidade: 8 conhecimentos de todos contador precisa dominar

  1. Conhecimento em Legislação Tributária e Fiscal: Se existe um conhecimento que precisa ser estudado de forma ampla e acompanhado diariamente por um contador, com certeza é a legislação. Em um país com tantas mudanças diárias nas leis e nos procedimentos tributários e fiscais, é necessário acompanhar de perto, verificar notícias e compreender a fundo conceitos que permeiam as leis e a forma correta de aplicá-los no seu dia a dia.
  2. Balanço Patrimonial: Conceito básico para qualquer contador. Entender o que é e como produzir um balanço patrimonial é fundamental, afinal, ele é o demonstrativo financeiro mais importante de um negócio e um item imprescindível para a saúde financeira das empresas. O balanço executado da forma correta é capaz de viabilizar em um documento todos os bens, recursos, investimentos e direitos pertencentes ao negócio, portanto, é um conhecimento obrigatório.
  3. Abertura de Empresas: Compreender processos técnicos para realizar o serviço de abertura de empresas é primordial para contadores, sejam eles iniciantes ou não. Saber quais são os tipos de empresas, enquadramento, tributação, CNAES, viabilidade, DBE, Redesim, alvará, prefeituras e juntas comerciais de todos os estados são conceitos básicos exigidos no mercado. Já inclua na sua lista e comece os estudos.
  4. Encerramento de Empresas: Fechar uma empresa demanda um alto volume de burocracias e envolve decisões e processos corretos para que tudo aconteça de acordo com a lei. Compreender esses processos é primordial:  regularizações fiscais e cadastrais, distrato social e Redesim são conceitos e processos exigidos para que você consiga executar um bom trabalho.
  5. Lucro Presumido: Qualquer empresa no Brasil que fature menos de R$78 milhões anualmente pode se encaixar no regime tributário de Lucro presumido, onde o contador faz a apuração simplificada do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido da empresa. Se você ainda não domina técnicas fundamentais como: funcionamento do regime, rotinas e obrigações mensais, anuais e trimestrais, REINF, SPEDs, DCTF, apuração de impostos, regularização e produção de relatórios é hora de aprender.
  6. MEI :Além de ser um conhecimento básico para qualquer contador, entender tudo sobre o MEI pode ajudá-lo a conseguir uma boa renda extra através da Assessoria MEI. Portanto, se especialize e dedique um bom tempo entendendo como funciona, regras, limites, as atividades permitidas, abertura, alteração e encerramentos de MEIs, rotinas e obrigações mensais e anuais, tipos de nota fiscal, emissão DAS e DASN.
  7. Imposto de Renda: De todos os conhecimentos citados anteriormente, com certeza o IR é o mais conhecido popularmente, portanto, também o mais procurado por pessoas físicas e jurídicas. Dominar os processos do IR é garantir renda sempre que necessário e claro, é um conhecimento exigido no mercado em geral. Foque em: declarações e suas características, rendimentos tributáveis, isentos, renda variável, pagamentos, bens e direitos, dívidas e ônus, e os principais tipos e formatos de declarações.
  8. Simples Nacional: Atualmente no Brasil, existem mais de 19 milhões de pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional, representando a maioria das empresas no país. Entender as regras desse regime é obrigatório para qualquer contador. Estude: regras e limites, enquadramento, rotinas e obrigações, apuração do DAS, DEFIS, REINF, regularização e parcelamentos, relatórios.

Onde aprender os conhecimentos que todo contador precisa dominar?

Como já reforçamos anteriormente, nem sempre a faculdade será a porta de entrada de todos os conhecimentos fundamentais para formar um contador, sendo necessário investir tempo e dedicação em bons treinamentos práticos para dominar de uma vez por todas os princípios e técnicas da profissão.

Se você deseja aprender os conhecimentos levantados nessa lista e muitos outros exigidos no mercado de trabalho, conheça o curso Contador na Prática

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: