8 filmes que todo contador deveria assistir

8 filmes que todo contador deveria assistir

Você sabia que existem filmes capazes de disseminar grandes lições e que todo contador deveria assistir em algum momento da sua trajetória profissional?

É certo que podemos aprender e desenvolver novos conhecimentos de várias maneiras, porém, através da arte e do entretenimento é muito mais divertido e prazeroso, não é mesmo?

Conhecer personagens que moldaram a história da Contabilidade, fatos que impulsionam a profissão, e até mesmo, se inspirar em histórias fictícias, gerando uma identificação com as habilidades e características dos personagens nos filmes de contabilidade, ajudam a inspirar a carreira do contador, além de proporcionar momentos de diversão e aprendizado.

Hoje você vai conferir uma lista completa com 8 filmes que todo contador deveria assistir, incluindo documentários e dicas extras de séries relevantes. 

Filmes que todo contador deveria assistir: Top 8 

A lista abaixo traz uma lista com 8  filmes que todo contador deveria assistir e alguns aprendizados importantes na profissão como: foco, habilidade técnica, pensamento analítico, paixão pela profissão, jogo de cintura, adaptabilidade, persistência, determinação e muitas outras características que moldam o perfil de um bom contador.

Confira abaixo nossa lista de filmes para contadores. 

1.O Contador (2016)

Nessa história nos deparamos com o personagem Chris (Ben Affleck) como um contador excepcional e dedicado, onde os números e a lógica representam parte de sua personalidade. 

Apesar do seu conhecimento técnico diferenciado, Chris apresenta uma condição que limita suas habilidades sociais. Ao decorrer da história, o personagem é contratado para vistoriar livros contábeis de uma grande organização criminosa e descobre uma fraude de milhões, colocando sua vida em risco. 

Por que assistir? Esse é um daqueles filmes inspiradores, com um personagem humano e brilhante que desperta a vontade nos jovens contadores de dominar o universo matemático, potencializar habilidades e ter jogo de cintura.

Onde assistir: Netflix

2.Um sonho de liberdade (1994)

Se existem filmes que todo contador deveria assistir, com certeza um sonho de liberdade estaria nessa lista. Na história, Andy Dufresne (Tim Robbins) é um banqueiro condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa. Entretanto, ele só consegue sobreviver na prisão graças às suas habilidades contábeis, realizando o imposto de renda e demais serviços para a maior parte dos funcionários da prisão, inclusive, do diretor, que utiliza o seu conhecimento para iniciar um esquema de lavagem de dinheiro. 

Por que assistir? O filme apresenta uma verdadeira lição de como o conhecimento pode te “salvar” em algumas situações, além de viabilizar ensinamentos importantes de gestão financeira e a ideia da responsabilidade da profissão. 

Onde assistir: HBO Max 

3.Os Intocáveis (1987)

Eliot Ness (Kevin Costner) é um agente do FBI que tenta encerrar o império criminoso de Al Capone (Robert De Niro) em Chicago no ano de 1930. Durante as cenas o filme revela o poder informativo da contabilidade e como os registros contábeis conseguiram modificar a história de Al Capone.

Por que assistir? 

Além de ser considerado uma obra prima, contadores deveriam assistir para compreender o poder que tem em suas mãos ao gerenciar registros e como a informação pode ser uma arma poderosa de troca e de condução de poder. 

Onde assistir: Disponível para locação no Amazon Prime Video ou Apple TV

4.Enron – Os mais espertos da sala (2006)

Esse é um documentário essencial para jovens contadores que estão iniciando a carreira contábil. 

Nessa história real, é relatado a queda de uma das empresas mais admiradas dos Estados Unidos envolvendo um escândalo de grandes proporções através de uma fraude contábil realizada por contadores e executivos da empresa, que conseguiu mascarar números, apresentando um falso fenômeno de crescimento. 

Por que assistir? 

O documentário levanta questionamentos sobre a honestidade, índole e ética na profissão de contador, além de mostrar o poder da contabilidade na gestão de uma empresa. 

Onde assistir: YouTube 

5.Wall Street – Poder e Cobiça (1987)

Filme relevante para qualquer contador ou profissional da área de negócios e empreendedorismo. 

A história mostra um corretor jovem e ambicioso que consegue contato com um investidor bilionário que aprecia sua falta de ética e escrúpulos para enriquecer. 

A obra mostra o lado desmedido da ambição humana, o resultado de escolhas erradas e a construção de um perfil profissional isento de ética e responsabilidade. 

Por que assistir?

O filme consegue demonstrar a importância que os futuros profissionais devem ter com seus valores morais, além de representar o desequilíbrio entre ganância e poder e a contaminação dessa ideia disseminada em ambientes profissionais. 

Onde assistir: Disponível para locação Google Play ou Apple TV. 

6.Trabalho Interno (2010)

Documentário revelador sobre a crise econômica global de 2008, seu impacto no mundo e os detalhes sórdidos da corrupção onipresente em Wall Street que deu início a ação de um dos crimes financeiros mais revoltantes da história. 

Por que assistir?

Documentário essencial para contadores ou qualquer profissional que pretenda atuar na área financeira.

 Além de mostrar de forma mais profunda a atuação desses profissionais em uma instituição financeira de grande porte e as atividades desenvolvidas, contém depoimentos extremamente relevantes para a área e a importância do profissional inserido no setor de finanças. 

Onde assistir: Netflix

7.Margin Call – O dia antes do fim (2011) 

O filme é baseado em fatos reais e relata a situação do Crash da bolsa em 2008, apresentando diferentes perspectivas e personagens 24 horas antes do acontecimento. 

Mostra como uma grande corretora lidou com informações sigilosas e o importante papel do contador em todo esse processo. 

Por que assistir? 

Obra imprescindível para analisar a responsabilidade do contador perante a geração de informações sigilosas e a ética profissional. 

Onde assistir: Amazon Prime Video, Looke.

8.Banco ou Bitcoin (2017)

O filme relata a origem, a tecnologia, polêmica e todas as motivações por trás do Bitcoin – a criptomoeda que vem tentando romper o domínio dos grandes bancos. O filme apresenta várias entrevistas com profissionais da área e levanta questionamentos e reflexões da atualidade. 

Por que assistir? 

Como contador é essencial entender o universo financeiro e as novas tecnologias e paradigmas que cercam a sociedade contemporânea. O filme revela uma revolução através da moeda digital e perspectivas diversas sobre o tema. 

Onde assistir: YouTube, Apple Tv. 

Dica extra – Séries sobre Contabilidade, Negócios e Empreendedorismo

  • The Office;
  • The Catch;
  • O Sócio;
  • Billions;
  • Abstract: The Art of Design;
  • Two Broke Girls;
  • Shark Tank;
  • Mr. Selfridge;
  • Breaking Bad;
  • Parks and Recreation;
  • Profit;
  • House of Cards;
  • Mad Men;
  • Succession;
  • Suits.

Gostou dessa lista de filmes para contadores? Que tal assistir as obras indicadas e ficar ainda mais inspirado na profissão?

Siga o nosso Instagram e fique por dentro de nossas publicações diárias. 

Quer dominar todas as rotinas e procedimentos contábeis? Conheça o treinamento Contador na Prática

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: