A arte de lidar com pessoas no Departamento Pessoal

É cada vez mais importante a presença de um gestor de departamento pessoal dentro de uma empresa.

Por ser tão importante, é necessário adequar o perfil do profissional que lidará com pessoas dentro desse departamento.

Mal qual seria o perfil ideal desse profissional?

O profissional deve se sentir motivado para motivar as pessoas, e acabar se tornando uma fonte de inspiração para os demais colaboradores.

Ao se posicionar dessa forma, o gestor conquista a confiança e a credibilidade dos funcionários, por mostrar gostar do que faz e isso é fundamental para que o setor tenha um bom andamento.

Além disso, a capacidade de se comunicar é uma das características mais relevantes. Isso porque é o profissional do departamento pessoal quem vai repassar informações aos demais funcionários da empresa e esclarecer dúvidas que possam surgir sobre sua folha de pagamento, por exemplo.

O profissional do departamento pessoal vai lidar com o público interno e externo da empresa, se tornando um porta-voz da empresa. Por isso, seu perfil está relacionado à inteligência emocional e à capacidade de se comunicar de forma cordial e clara.

Conceder feedbacks também envolve a habilidade de se comunicar, pois é um momento tenso para o colaborador da empresa, porque ele receberá um retorno do seu trabalho e de como ele pode melhorar cada vez mais.

Esse feedback é importante para garantir que o colaborador não volte a cometer erros. Além de se sentir valorizado e ouvido com o feedback.

Também é imprescindível que o gestor da área fique atento aos detalhes para que ele possa auxiliar na criação de inovações e nas estratégias da empresa.

Outro desafio é saber trabalhar em equipe. Cada profissional tem um humor e ninguém é igual a ninguém, sempre tem alguém que tem uma visão diferente e nem sempre o consenso é possível.

Por isso é importante saber lidar com as diferenças para que elas não prejudiquem o ambiente de trabalho.

Outras habilidades do gestor de departamento pessoal:

  • Capacidade de ouvir 
  • Ser organizado
  • Ser concentrado

Saber reconhecer os próprios erros também é importante, pois dessa forma os demais colaboradores vão depositar mais credibilidade e respeito.

Sem dúvidas, investir em conhecimento é uma ferramenta indispensável para desenvolver habilidades para lidar com pessoas.

O setor de departamento pessoal é um setor que está em constante renovação, seja pela rotatividade de pessoas que são contratadas e demitidas, ou seja pela atualização das leis trabalhistas. Ou seja, é preciso sempre estar atualizado.

Possuir essa capacidade de discernimento e estando disposto a sempre se atualizar para garantir o melhor andamento do departamento, são características que farão com que o profissional de departamento pessoal esteja alinhado e leve o departamento ao sucesso. 

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DP, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

[  DOMINAR A PRÁTICA NO DP  ]