É cada vez mais importante a presença de um gestor de departamento pessoal dentro de uma empresa.
Por ser tão importante, é necessário adequar o perfil do profissional que lidará com pessoas dentro desse departamento.
Mal qual seria o perfil ideal desse profissional?
O profissional deve se sentir motivado para motivar as pessoas, e acabar se tornando uma fonte de inspiração para os demais colaboradores.
Ao se posicionar dessa forma, o gestor conquista a confiança e a credibilidade dos funcionários, por mostrar gostar do que faz e isso é fundamental para que o setor tenha um bom andamento.
Além disso, a capacidade de se comunicar é uma das características mais relevantes. Isso porque é o profissional do departamento pessoal quem vai repassar informações aos demais funcionários da empresa e esclarecer dúvidas que possam surgir sobre sua folha de pagamento, por exemplo.
O profissional do departamento pessoal vai lidar com o público interno e externo da empresa, se tornando um porta-voz da empresa. Por isso, seu perfil está relacionado à inteligência emocional e à capacidade de se comunicar de forma cordial e clara.
Conceder feedbacks também envolve a habilidade de se comunicar, pois é um momento tenso para o colaborador da empresa, porque ele receberá um retorno do seu trabalho e de como ele pode melhorar cada vez mais.
Esse feedback é importante para garantir que o colaborador não volte a cometer erros. Além de se sentir valorizado e ouvido com o feedback.
Também é imprescindível que o gestor da área fique atento aos detalhes para que ele possa auxiliar na criação de inovações e nas estratégias da empresa.
Outro desafio é saber trabalhar em equipe. Cada profissional tem um humor e ninguém é igual a ninguém, sempre tem alguém que tem uma visão diferente e nem sempre o consenso é possível.
Por isso é importante saber lidar com as diferenças para que elas não prejudiquem o ambiente de trabalho.
Outras habilidades do gestor de departamento pessoal:
- Capacidade de ouvir
- Ser organizado
- Ser concentrado
Saber reconhecer os próprios erros também é importante, pois dessa forma os demais colaboradores vão depositar mais credibilidade e respeito.
Sem dúvidas, investir em conhecimento é uma ferramenta indispensável para desenvolver habilidades para lidar com pessoas.
O setor de departamento pessoal é um setor que está em constante renovação, seja pela rotatividade de pessoas que são contratadas e demitidas, ou seja pela atualização das leis trabalhistas. Ou seja, é preciso sempre estar atualizado.
Possuir essa capacidade de discernimento e estando disposto a sempre se atualizar para garantir o melhor andamento do departamento, são características que farão com que o profissional de departamento pessoal esteja alinhado e leve o departamento ao sucesso.