Acabei de me formar em contabilidade e agora?

Fazer uma faculdade é uma conquista muito grande, e terminá-la traz uma sensação de “missão cumprida” ainda maior.

Mas como se inserir no mercado de trabalho quando você acaba de se formar?

Aqui vamos dar dicas de como você deve iniciar sua vida pós-faculdade e assim começar um caminho de uma carreira de sucesso.

Antes de qualquer coisa, é importante que você faça um curso de prática, caso não tenha experiência. Nosso curso Contador na Prática pode lhe ajudar com isso. Você não conseguirá um emprego na área ou não conseguirá abrir um escritório se não souber como funciona a profissão na prática, no dia a dia.

Feito isso, comece a especular o mercado. Quais são as oportunidades de emprego na área e em quais épocas do ano os contadores são mais requisitados? Quais são as necessidades dos clientes na área contábil?

Após essa análise, defina qual será sua área de atuação e o seu público alvo, se você prestará serviços para pequenas empresas, indústrias, ou se vai direcionar o seu trabalho a um nicho específico – Ex: contadores para médicos e profissionais da saúde.

Uma boa ideia – e é por onde muitos começam – é apostar nas empresas pequenas, com tributação no Simples Nacional.

Para você que está começando, e quer atuar de forma autônoma, é importante se tornar conhecido. O velho “boca a boca” traz clientes novos, mas além disso,  hoje em dia há muitas ferramentas do marketing digital que você pode usar, sem gastar muito.

Utilize a internet a seu favor, pois nela você pode criar um site, e utilizar suas redes sociais para divulgar seus serviços, cases de sucesso e quem sabe até fazer parceria com outros colegas que atuem em outras áreas.

Um sistema de gestão contábil também é um ótimo investimento para quem está começando, pois ele controla e gerencia as rotinas da contabilidade. Tem vários tipos disponíveis no mercado e através dele você consegue se manter atualizado também sobre as legislações vigentes.

Para começar você não precisa de muito – uma boa internet e um computador bastam. Porém, se você começar dentro da sua casa, não se esqueça que muitos clientes gostam de visitar o contador, para tratar de determinados assuntos pessoalmente, então se você não tiver condições de locar e montar um escritório agora, pode apostar em coworking para atender seus clientes com uma estrutura confortável.

E não se esqueça que, mesmo trabalhando em casa, você deve se policiar para ser produtivo e disciplinado. Comece com pouco e vá crescendo devagar, lembre-se que é melhor do que já ficar endividado logo no início da carreira.

Assim que você conquistar seus primeiros clientes, preserve e atenda muito bem aqueles que lhe deram a oportunidade no começo da sua carreira. Faça mais sempre, mesmo que não tenha sido contratado, dê dicas ao cliente de como ele pode melhorar as finanças do negócio dele, dê dicas de investimentos e controle gerencial de custos e despesas. Seja proativo, isso é algo que os clientes valorizam muito, e com isso você vai além de conquistar o cliente – também vai fidelizá-lo e fazer com que ele lhe recomende para os amigos.

Sair da faculdade gera muitas dúvidas e inseguranças aos novos profissionais e por isso disponibilizamos o curso Contador na Prática que irá te ajudar muito no início de carreira. Aposte nesse curso e conheça nossos treinamentos voltados para contadores iniciantes.

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

 

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]