Rotinas Contábeis

É recém formado na área contábil e sente que não tem conhecimento prático sobre as rotinas contábeis para começar a atender seus clientes? Essa é uma sensação cada vez mais comum entre os recém formados da área contábil.

Tendo em vista que, a graduação não privilegia o ensinamento de rotinas contábeis, ocasionando uma série de inseguranças quando o profissional precisa atuar no cotidiano de uma empresa.

Afinal, não houve de fato o aprendizado a respeito da parte prática durante a rotina na graduação. O que ocasiona uma série de dificuldades quando o recém formado precisa atuar em sua área de formação.

Essa insegurança e receios são prejudiciais para a carreira por contribuírem para que uma série de erros possam ser cometidos, comprometendo a carreira que está no início.

Por isso, é sempre importante conhecer as rotinas contábeis e entender mais sobre a parte prática. Nós vamos explanar um pouco mais profundamente esse tema a seguir.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Processos básicos das rotinas contábeis: entenda o funcionamento da área contábil

O cotidiano de trabalho na área contábil requer habilidade para se relacionar com diferentes setores, atendendo as demandas existentes. Algumas das funções básicas a serem executadas no cotidiano são as seguintes.

1.  Protocolo

Os documentos que estão sob responsabilidade do escritório precisam ser organizados e identificados. De modo que, o protocolo sirva como a base de todo o processo contábil.

A identificação dos documentos precisa ser ágil, para que eles sejam protocolados e nada se perca na rotina de atividades a serem executadas.

O setor responsável pelo protocolo de documentos é responsável por protocolar e posteriormente distribuir internamente os documentos pertinentes aos diferentes departamentos.

De modo que, as demandas sejam distribuídas no escritório e todos estejam contribuindo para que os atendimentos ocorram na sequência lógica necessária para que os clientes tenham um bom serviço prestado.

2.  Escrita fiscal

A escrita fiscal é onde iniciam as operações contábeis no cotidiano de um escritório de contabilidade.

Esse é o departamento onde ocorre o registro de todas as Notas Fiscais de entrada e saída.

O departamento também é responsável por preparar livros fiscais, visando a validação das retenções de impostos, tributos e contribuições que habitualmente incidem sobre as notas.

A escrita fiscal é um departamento muito importante para o cotidiano do escritório de contabilidade. Sendo fundamental ter profissionais atentos e que gostam de lidar com essa parte burocrática no dia a dia.

3.  Departamento pessoal

Um escritório de contabilidade também precisa de um departamento pessoal, onde os funcionários são registrados. Neste departamento também ocorre a rescisão contratual dos colaboradores.

O departamento pessoal de um escritório, requer profissionais qualificados para evitar que erros aconteçam em relação ao preenchimento de documentos admissionais e demissionais.

Cuidar da folha de pagamento, contracheque e cálculos de impostos que incidem sobre o salário dos funcionários, estão entre as funções de quem atua nesse setor.

Os erros no departamento pessoal desestabilizam qualquer empresa. Por isso, é comum que os escritórios de contabilidade busquem mão de obra especializada e experiente para lidar com o departamento pessoal.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Erros na área contábil prejudicam as empresas atendidas

É importante sempre destacar que, os erros nas rotinas contábeis do escritório que atende clientes da cidade, pode ocasionar problemas graves para a empresa de seu cliente.

Cometer erros resultam em multas, sanções e muitas burocracias com as quais lidar, para que o erro cometido possa ser corrigido e o cliente seja minimamente impactado.

Todo erro identificado precisa ser reportado ao cliente para que os prejuízos possam ser minimizados e o seu equívoco possa ser corrigido o quanto antes.

É comum que as empresas adotem como postura a busca por profissionais mais experientes visando evitar, justamente, que erros comprometam a performance de toda a empresa.

Muito embora algumas empresas estejam dispostas a investir na formação dos profissionais, oferecendo treinamento, o mais habitual é que o mercado de trabalho busque profissionais já experientes.

Uma vez que isso poupa esforços na hora de integrar o profissional a equipe e começar a ter resultados a partir de um bom trabalho executado.

Como adquirir experiência profissional se o mercado não oferece oportunidade?

Esse é o principal dilema da maior parte dos formandos na área contábil. Afinal, o mercado de trabalho realmente não costuma ser muito aberto para vagas de estágio ou profissionais inexperientes que desejam integrar a equipe.

Esse é um fator que complica a rotina de quem busca o primeiro emprego na área, podendo dificultar até mesmo o processo de empreender na área.

Afinal, a falta de experiência prática é um fator que complica até mesmo a tomada de decisão de iniciar um negócio. Uma vez que, o profissional não tem prática em conquistar e atender clientes.

Podendo cometer uma série de erros que prejudicam o início de sua carreira. Bem como, prejudica a imagem que as pessoas possuem em relação a empresa.

Portanto, é importante que o profissional recém formado na área contábil aprenda mais sobre a parte prática da profissão, investindo seu tempo em formações práticas.

De modo que, seja possível aprender aquilo que não aprendeu na faculdade e que é importante para seu dia a dia de trabalho.

É preciso aprender a lidar com as rotinas contábeis

Otimizar as tarefas pertinentes à área contábil, utilizando recursos de maneira eficiente, reduzindo custos da empresa e considerando as características do trabalho a ser realizado, são aspectos que ajudam um profissional da área a se destacar.

Dentre as atividades comuns da área contábil, iremos elencar alguns fatores que devem ser bem executados, para que o profissional possa demonstrar suas habilidades e dar bons resultados para a empresa.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

1.  Documentação

Agilizar a rotina contábil depende diretamente da organização adequada de todos os documentos com os quais o profissional deve lidar durante o dia.

Na hora de fazer uma consulta para um cliente, por exemplo, é preciso ter os dados disponíveis. Sem a correta organização documental, é normal perder tempo no cotidiano de trabalho e ter sua capacidade de produção reduzida.

2.  Organize as demandas em listas de tarefas

É comum que no cotidiano de trabalho na área contábil existam muitos processos burocráticos a serem executados. E isso faz com que o profissional tenha maior risco de esquecer algo ou cometer erros durante algumas etapas.

Vale a pena criar listas a respeito daquilo que precisa ser feito antes mesmo de começar seu expediente. De modo que, não ocorram equívocos ou esquecimentos, afinal, o trabalho precisa ser feito de acordo com o prazo.

E erros na entrega ou atrasos podem gerar multas para o contador e para a empresa. Por isso, é muito importante que o profissional seja organizado com as demandas do dia a dia.

3.  Agenda de compromissos

Outra atividade que o contador precisa dar conta é a organização de sua agenda de compromissos. Afinal, as empresas que o contador atende precisam de balanço e uma série de serviços com prazos.

Por isso, é normal que o contador tenha encontros com seus clientes, com o objetivo de atender as demandas de acordo com o prazo necessário.

Organizar a agenda para receber os clientes pode ser complexo quando o contador está com excesso de trabalho ou não está conseguindo se organizar em relação a todas as funções das rotinas contábeis.

É preciso desenvolver o hábito de ser pontual, tendo em vista que, atrasos são ruins em todas as etapas das rotinas contábeis. Atender seus clientes pessoalmente será mais fácil quando você conseguir se organizar dentro de sua rotina de trabalho.

4.  Aprenda a melhorar a sua gestão

Em meio a tantas burocracias no cotidiano de trabalho das rotinas contábeis, quem trabalha na área contábil deve aprender a melhorar a gestão de tempo, a forma como lida com os clientes e as próprias demandas de trabalho.

Além disso, o profissional precisa se manter em constante processo de atualização, para aprender a usar todos os programas que necessita no dia a dia de trabalho.

Bem como, precisa de tempo livre para atender seus clientes pessoalmente e cumprir os prazos solicitados.

Parece muita coisa? Realmente é! Por isso, é fundamental fazer uma boa gestão de tudo isso. Para te ajudar na rotina, existem programas de gestão que são voltados para a área contábil.

Sendo um bom investimento para quem já sabe a parte prática do cotidiano e precisa apenas melhorar a própria gestão, minimizando os esforços do dia a dia e se concentrando em de fato atuar na área contábil.

Quando a gestão é mais automatizada, o processo de atender todas as suas demandas das rotinas contábeis se torna mais prático e seus clientes acabam mais satisfeitos.

Uma vez que, sua performance não é prejudicada pelo excesso de tarefas burocráticas com as quais lidar. Sobrando tempo para que realmente possa focar seus esforços no trabalho da área contábil de seus clientes.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Área contábil: responsabilidades e obrigações

É importante destacar que, o profissional da área contábil é repleto de responsabilidades e obrigações para com seus clientes.

Desde o processo de regularização e abertura da empresa de um cliente que está iniciando no empreendedorismo, até a declaração de impostos, correto enquadramento tributário, todo o trabalho feito pelo contador é decisivo para a empresa.

Quando existem erros na área contábil de uma empresa por causa do escritório de contabilidade que representa aquela empresa, o cliente fica sujeito a multas e sanções.

Além disso, erros podem fazer com que o cliente pague mais impostos que os necessários, por estar enquadrado de forma equivocada em relação aos tributos por um erro do contador inexperiente.

Uma série de equívocos podem ser cometidos por falta de experiência e em muitos casos, esses equívocos geram prejuízo para o cliente. Em outras situações, os erros geram multas que precisam ser pagas pelo contador que gerou a situação.

Portanto, o ideal é que o contador sempre poupe a si mesmo e seus clientes de problemas e constrangimentos.

Ter experiência prática e conhecimento técnico ajuda nas rotinas contábeis, para ter a máxima eficiência e evitar prejuízos para si mesmo e para os clientes.

Uma vez que, os erros são minimizados e isso beneficia não só a própria rotina de trabalho, como também a sua imagem profissional.

Ser reconhecido como um profissional assertivo é muito importante. Evitando que os erros cometidos prejudiquem a sua reputação profissional na região.

Investir em formação prática, auxilia o profissional a se manter atualizado e aprender as condutas do cotidiano da profissão. Evitando que os erros sejam cometidos pela falta de experiência ou qualificação.

Área contábil requer constante atualização profissional

Se formar na área contábil é apenas uma parte do processo para atuar auxiliando empresas em suas rotinas contábeis. O profissional que opta por essa carreira deve estar constantemente disposto a estudar e se atualizar.

Aprender a utilizar novos programas, investir em tecnologia para facilitar o atendimento de seus clientes e se dedicar em toda a parte prática de seu cotidiano de trabalho são obrigações do profissional.

De modo que, esses esforços diários permitam que o profissional se destaque em meio aos demais, possibilitando uma agenda sempre cheia em seu escritório.

Quando o profissional investe em constante atualização, sua capacidade de oferecer um excelente trabalho para os clientes é aumentada.

No Brasil, o profissional atua com uma das mais complexas tributações de todo o mundo. Tendo que lidar com detalhes que fazem toda a diferença para as empresas que atende.

Por isso, é muito importante estar atento aos clientes, procurando aprender mais e aperfeiçoar processos que possibilitam que seu cliente esteja regular em relação aos impostos, sem pagar nenhum real a mais na carga tributária.

Ser um bom profissional, garante que seu trabalho realmente ofereça diferenciais para as empresas atendidas e isso possibilita que sua mão de obra seja bem remunerada.

As rotinas contábeis requerem a constante atualização e esforços por parte do profissional que atua nessa área. Mas a principal recompensa é a satisfação de seus clientes e sua agenda sempre cheia de atendimentos a serem realizados, mesmo que existam muitos outros escritórios na cidade.

Quem deseja se destacar, investe em cursos constantemente, para que possa se qualificar e oferecer a máxima eficiência aos clientes. Que tal investir mais na sua carreira hoje mesmo?

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP