Áreas de atuação da contabilidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Escolher uma entre todas as áreas de atuação da contabilidade, uma vez que você é recém-formado ou está procurando uma especialização, pode não ser uma tarefa fácil. O importante é entender quais são essas diferentes áreas para saber com qual delas você mais se identifica!

Você conhece algum segmento que não precise da contabilidade? Provavelmente não. Essa é a grande importância dessa ciência que fornece ao profissional inúmeras possibilidades de trabalho dentro das diversas áreas de atuação da contabilidade. 

Mas, afinal, quais são elas? Como eu escolho alguma e, mais do que isso, como me destaco dentro desse mercado competitivo? No que posso me especializar considerando a necessidade de atuação estratégica e indo além das burocracias?

Tire todas essas dúvidas neste conteúdo!

Quais as áreas de atuação da contabilidade?

As áreas de atuação da contabilidade abrangem qualquer atividade que exija controle e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização.

Contabilidade empresarial

O contador de escritórios e empresas acaba sendo uma das principais portas de entrada nas áreas de atuação da contabilidade. Neste caso, o trabalho envolve diferentes responsabilidades, como:

  • Apuração de impostos;
  • Controle de fechamento de balanços e resultados;
  • Levantamento de estoques e patrimônio;
  • Distribuição de lucros;
  • Controle de receitas e despesas.

Caso você queira se destacar dentro dessa área, pode ser interessante pensar na segmentação de mercado a partir da escolha de um setor, como área de saúde ou tecnologia, por exemplo.

Análise contábil

Outra das áreas de atuação da contabilidade, considerada uma das mais exigentes, é a análise contábil. O profissional desta área é responsável pela verificação das demonstrações contábeis de uma empresa, assim como a apresentação de seus relatórios financeiros.

Ou seja, através dessa análise feita pelo contador, o profissional consegue dar informações mais detalhadas aos administradores, o que torna a tomada de decisões uma etapa mais assertiva, trazendo melhores resultados para a empresa.

Consultor financeiro

Uma das áreas de atuação da contabilidade que vem ganhando cada vez mais profissionais interessados é a de consultoria financeira. Neste caso, o profissional aplica todo o seu conhecimento para a análise de contas e lançamentos, chegando a indicar as melhores alternativas.

Este serviço pode ser prestado tanto para profissionais autônomos quanto para pequenas, médias e grandes empresas, podendo até mesmo atuar em diferentes áreas como: finanças, tributos, comércio exterior e até mesmo análise financeira.

Gestão financeira

Essa é uma daquelas atividades essenciais a qualquer empresa e, por isso, o contador torna-se tão importante. Entretanto, é uma das áreas de atuação que oferece as atividades mais diversificadas, sendo importante entender o que envolve.

  • Gerente financeiro: é o grande responsável pela saúde financeira da empresa, pela análise de relatórios e pela interpretação de dados das demonstrações contábeis e atua na correta aplicação de recursos;
  • Controller: este é um dos profissionais mais requisitados do mercado financeiro, mas é necessário ter conhecimentos aprofundados em finanças e contabilidade, além de ter a habilidade de tomar decisões estratégicas para a empresa;
  • Diretor financeiro: esta posição está acima do gerente financeiro e do controller e, por isso, é o profissional que direciona e fiscaliza a atuação dos demais profissionais.

Contabilidade pública

A gestão de órgãos públicos é uma das áreas de atuação da contabilidade que mais exige capacitação dos profissionais. Isso porque ele é o responsável por gerenciar o dinheiro público proveniente do pagamento de impostos e contribuições, tornando maior a sua responsabilidade.

O ingresso pode ser feito tanto por concurso público quanto por cargo de confiança, e as suas funções variam de acordo com o órgão. Basicamente, este profissional pode ingressar no poder executivo municipal, estadual ou federal, assim como nos tribunais (Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Contas), além do Ministério Público e demais órgãos.

Controladoria

A Controladoria Contábil tem  papel fundamental na tomada de decisão, pois á dedicada ao controle financeiro da empresa e de suas áreas.

Esse controle é feito a partir da coleta e análise de dados e do fornecimento das informações pertinentes para tomada de ações. Também faz parte da controladoria a organização do orçamento conforme o planejado por cada setor, adaptando e alinhando com o objetivo central da empresa.

Auditoria

O auditor contábil é o profissional responsável por analisar e conferir os registros contábeis das empresas em busca de possíveis falhas de controle ou indícios de fraudes e irregularidades.

O objetivo desse trabalho é verificar se os dados contábeis da empresa são compatíveis com sua real situação econômica, patrimonial e financeira. Para isso, o auditor examina o fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstrativos contábeis e outros instrumentos e processos da organização (como os controles internos), emitindo um relatório com possíveis problemas e indicações de correções e melhorias.

Afinal, é fundamental manter uma postura ética em conformidade com as leis e regulamentos para construir a reputação da empresa no mercado e ampliar as oportunidades de negócios. Atualmente, o auditor contábil se tornou peça essencial para garantir a transparência e conformidade das empresas. 

Perícia Contábil

Perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que tem a finalidade de reunir provas necessárias para para subsidiar a solução do litígio diante da instância decisória. Mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e a legislação específica no que for pertinente.

É um procedimento bastante rígido realizado por profissionais especializados e devidamente autorizados para tal. Fazem a análise e a conferências de documentos fiscais e tributários de forma a certificar se eles são verdadeiros ou não.

Na função de perito, o contador deve se manter atualizado sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade e estar apto a empregar as técnicas contábeis que forem necessárias de forma a atestar a veracidade (ou não) de determinadas informações. Além disso, deve ter sua habilitação profissional regular e emitida pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Como se destacar em cada área de atuação?  

Atualmente, sabemos como o mercado se encontra saturado em diversos segmentos, assim como nas diferentes áreas de atuação da contabilidade. Por conta disso, uma das principais maneiras de se destacar é especializando-se, além de desenvolver e apresentar habilidades técnicas e comportamentais.

O atendimento diferenciado é o que pode fazer um profissional se destacar, principalmente quando o objetivo é fidelizar clientes. Outro ponto fundamental é usar a tecnologia ao seu favor, uma vez que podemos contar com diferentes ferramentas para controle e organização dos processos internos.

Como vimos até aqui, contamos com diferentes áreas de atuação da contabilidade e agora que você já conhece um pouco mais sobre cada uma delas, é possível entender qual delas é a mais interessante para você, devendo sempre alinhar com as suas expectativas e interesses.  

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil