As melhores oportunidades da área contábil em 2021

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo início de ano é marcado por promessas, expectativas e até mesmo mudanças. E na contabilidade não poderia ser diferente. Depois de um ano atípico como 2020, certamente os contadores estão em busca das melhores oportunidades para a área contábil em 2021.

O “novo normal” acelerou tendências como o home-office, a digitalização, o delivery e o e-commerce, assim como a Inteligência Artificial contribui para a chegada da Contabilidade 4.0. Você sabe o que isso significa? Uma oportunidade promissora para contadores em 2021.

Se antes já era um equívoco pensar que as Ciências Contábeis se resumem a uma área de exatas, agora, definitivamente, este conceito deve ser deixado para trás. De acordo com o 13º Guia Salarial, feito pela empresa de recrutamento Robert Half, cargos de analista fiscal, analista contábil e analista financeiro terão boas perspectivas salariais neste ano. E não para por aí, o guia também aponta excelentes remunerações para coordenador e gerente de tesouraria, aquisição e fusão, coordenador de controles internos, analista e coordenador de planejamento financeiro e controladoria.

Apesar disso, sabemos que para um profissional se destacar na área de atuação também é necessário esforço e dedicação. No cenário atual, precisamos nos atentar à tecnologia. Pensando nisso, o blog Viver de Contabilidade separou as melhores oportunidades para área contábil em 2021. Se você quer ser reconhecido pelo seu trabalho, fique com a gente até o final deste artigo.

Contabilidade 4.0

Como vimos, a Inteligência Artificial contribuiu para a automação de processos em todos os segmentos, inclusive na área contábil. A Contabilidade 4.0 nada mais é do que uma referência à 4º Revolução Industrial. Isso mesmo! A área contábil não ficou de fora dos avanços tecnológicos. Por isso, contadores que desejam aproveitar as melhores oportunidades de 2021 devem estar próximos de recursos digitais capazes de contribuir para diferentes funções da rotina contábil.

A seguir listamos as atividades que podem ser automatizadas:

  • Escrituração
  • Cálculo de impostos
  • Gestão de documentos
  • Análise de resultados
  • Auditorias
  • Gestão financeira

O fato de muitas atividades estarem sendo substituídas por robôs não significa que os profissionais, nem mesmo os contadores terão menos trabalho. Pelo contrário, o mercado está em busca de visão estratégica, habilidade com dados e liderança. Essas características são necessárias para o melhor aproveitamento das demais oportunidades da área contábil em 2021. Continue a leitura para descobrir.

Oportunidades em PMEs

De acordo com pesquisa feita fintech SumUp e divulgada pela Revista Exame, 50% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) não se recuperaram dos impactos causados pela pandemia do Coronavírus. É importante frisar que muitas delas não tinham reserva de emergência e não tiveram acesso a crédito, conforme dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

Diante deste cenário, a presença de um contador profissional capaz de promover mais experiência, visão de mercado e gestão ao negócio é de extrema importância para o crescimento dessas empresas.

Startups

Assim como as PMEs precisam de auxílio na gestão estratégica e financeira, o mesmo serve para as startups. Existem muitos desafios com relação às finanças desses modelos de negócio. Veja quais são eles:

  • Fluxo de caixa
  • Capital de giro
  • Plano de contas
  • Gestão de custos e orçamentos
  • Monitorar resultados

O crescimento do home-office fortaleceu também a contabilidade consultiva, aquela em que o contador utiliza técnicas da profissão para auxiliar as empresas a tomarem decisões melhores e evitar possíveis problemas financeiros, que podem, inclusive, levá-las à falência.

O ano de 2021 reserva inúmeras oportunidades para a área contábil. Aquele profissional que souber aliar-se às novas tecnologias, conciliar habilidades de gestão, relacionamento e marketing às técnicas aprendidas na faculdade, certamente vai ser destaque no mercado. Conte sempre com o Viver de Contabilidade para aproveitar o máximo deste segmento.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imagine aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil