Balanço Patrimonial – O que é e como fazer seu fechamento?

O Balanço Patrimonial é o relatório contábil mais importante para a gestão de uma empresa, além de ser a principal Demonstração Financeira obrigatória por Lei para a maioria das pessoas jurídicas em atividade no país.

Ainda assim, são poucos os empresários que se atentam à importância deste documento. Portanto, se você é contador, empreendedor e/ou empresário, é imprescindível que você tenha conhecimento do que é um Balanço Patrimonial e como fazer o fechamento deste para estar preparado para direcionar seu cliente, sócios e parceiros.

A importância do Balanço Patrimonial

O relatório do Balanço Patrimonial (BP) mostra a situação atual do patrimônio da empresa e reflete sua situação financeira, em termos quantitativos e qualitativos, dentro de um determinado período; seja ao fechamento de ciclo em uma data pré-estabelecida ou ao final de cada ano.

O principal objetivo do BP é atingir a igualdade patrimonial ao equilibrar os bens e direitos da empresa (ativo) com as obrigações e participações dos acionistas (passivo). Ou seja, mostra de maneira prática e organizada quais são (aspecto qualitativo) e quanto valem (aspecto quantitativo) os bens, direitos e obrigações da empresa.

É através deste relatório que é possível entender a situação do capital de giro; identificar as dívidas para o próximo ano, o índice de inadimplência, a proporção do capital imobilizado dentro da organização e a evolução do Patrimônio Líquido com o passar dos anos; e traçar uma projeção de crescimento para os anos seguintes.

Sendo assim, o Balanço Patrimonial exerce um papel que vai muito além do cumprimento das obrigações legais, por exemplo:

  • Acesso a informações gerenciais

Através da análise dos dados apresentados, é possível ter uma visão ampla de todo o funcionamento da empresa para aplicação de novos processos na gestão empresarial.

  • Evolução da empresa

Acompanhar a evolução anual do Balanço Patrimonial permite uma avaliação clara e assertiva sobre a evolução da empresa, facilitando futuras projeções para planejamentos de ações a curto, médio e longo prazo.

Fique por dentro de todos os procedimentos de uma Auditoria Contábil clicando aqui.

Estrutura e conceitos do Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é constituído de duas colunas. Uma do grupo ativo e uma do grupo passivo.

Ativo

No ativo, compreendem-se os bens, direitos e demais aplicações controladas pela organização capazes de gerar benefícios econômicos futuros; por exemplo, saldo positivo em conta corrente, estoque, carro, imóveis, etc.

Aqui, deve-se evidenciar os aspectos qualitativos e quantitativos (quais são e quanto valem os bens e direitos da empresa)

Passivo

No passivo, são incluídos os salários, contas e impostos a pagar; ou seja, todas as obrigações que a empresa possui com terceiros, por sua natureza e expressão monetária.

Patrimônio Líquido

Já o Patrimônio Líquido compreende as obrigações para com a empresa. São os recursos investidos pelos sócios e acionistas. Pode ser calculado a partir da diferença entre o Valor do Ativo e do Passivo.

Balanço

Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. 

Como o próprio nome já diz, é uma balança e precisa ter equilíbrio. Significa que os dois lados precisam ser iguais. Caso haja desigualdade entre os lados, há erros de contabilidade que precisam ser identificados e revistos.

Veja abaixo:

ATIVO

bens + direitos

PASSIVO

obrigações com terceiros

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

obrigações com a empresa 

(diretores, acionistas, etc.)

Total Ativo = Total Passivo

Fechamento do Balanço Patrimonial

No momento de fechamento, deve-se reunir todas as informações sobre movimentações realizadas dentro do ciclo analisado. É imprescindível que essa demonstração contábil seja conferida para garantir a exatidão das informações. Desta forma, permite-se uma análise precisa para uma melhor gestão do negócio.

Anote as etapas para o fechamento do Balanço Patrimonial:

1) Análise das movimentações

O primeiro passo do fechamento do BP é analisar todas as movimentações e organizar as operações que causaram um impacto financeiro ou patrimonial na empresa. Aqui, compreende-se as áreas: financeira, trabalhista, contábil, fiscal, estoque e outras.

2) Conciliação dos saldos

Na sequência, devemos encontrar o saldo exato de todas as contas da empresa, considerando saldos anteriores e as movimentações dentro do ciclo analisado.

3) Ajustes e reclassificações patrimoniais

Depois de reunir e conciliar todos os saldos, é necessário realizar os ajustes necessários nas contas para corrigir eventuais equívocos ou seguir novas exigências legais.

4) Apresentação da demonstração

Agora, baseando-se em todas as informações levantadas, basta organizá-las de acordo com as normas do Balanço Patrimonial e entregá-las aos gestores para que sejam feitas as análises gerenciais e posteriormente ao fisco, em caso de necessidade.