CFOP: tudo que você precisa saber!

Os documentos fiscais sempre têm vários números e descrições, o que faz com que seja preciso muita atenção na hora do seu preenchimento.

Algo que é obrigatório estar presente na hora da sua emissão é o CFOP, que é o código fiscal que identifica uma determinada operação na nota fiscal.

Ele é essencial para emissão das notas fiscais e pode ser consultado na Tabela CFOP, evitando erros e permitindo a correta contabilização da operação, bem como o recolhimento dos tributos que incidem sobre ela.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o CFOP, separamos todas as informações e a Tabela de CFOP a seguir!

Continue lendo e confira!

O que é CFOP?

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal, definindo como ocorrerá ou não o pagamento dos impostos sobre mercadorias recebidas e transportadas.

As informações sobre a tributação dependem dele, pois a operação será fixada e é de  interesse do Fisco. Sendo assim, os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo, ou seja, nota de entrada e saída, por natureza e região.

O CFOP contém quatro dígitos com suas identificações específicas. Veja a seguir o que significa cada uma das iniciais do CFOP:

1º Dígito – Entradas

  • 1.000 – Entrada ou Aquisições de Serviços do Estado
  • 2.000 – Entrada ou Aquisições de Serviços de Outros Estados
  • 3.000 – Entrada ou Aquisições de Serviços do Exterior

1º Dígito –  Saídas

  • 5.000 – Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado
  • 6.000 – Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados
  • 7.000 – Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior.

2º Dígito

O segundo dígito do CFOP vai determinar qual o grupo de mercadoria ou operação o documento fiscal é referente.

3º Dígito e 4º Dígito

O terceiro e quarto dígitos também especificam sobre a operação. Entretanto, diz respeito ao tipo de prestação de serviço que ocorreu na nota fiscal. 

Para que serve o CFOP?

O CFOP serve para classificar produtos, serviços e bens, identificando as suas origens. Ele indica a circulação das mercadorias em âmbito estadual, nacional e internacional.

Além disso, ele também define se a operação terá interferência no recolhimento de impostos ou não. Por isso, os documentos fiscais, como a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor – NFC-e, precisam estar sempre de acordo com os produtos vendidos ou recebidos. 

Assim, o Governo, a Receita Federal e outros órgãos competentes conseguem fazer toda a conferência da operação.

Qual o objetivo do CFOP?

O CFOP garante uma maior transparência das operações de compra e venda das empresas ao Fisco, permitindo que os impostos devidos possam ser cobrados de maneira correta.

Além disso, a visualização do código CFOP diferenciada possibilita uma melhor gestão empresarial, mantendo o controle do número de pedidos e produtos em estoque e reduzindo o risco de perdas.

O que é tabela CFOP e como consultar?

A tabela CFOP é uma lista de códigos publicada pelo governo para uso dos contribuintes em seus documentos fiscais.

Ela está disponível no site da Confaz e da Secretaria da Fazenda de cada estado. 

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]