Assim como em qualquer profissão, o contador precisa constantemente se atualizar, seja por mudança de alguma lei, regra ou metodologia. Ou seja, sempre há um curso ou treinamento novo para fazer.
No entanto, quem tem muito tempo sobrando nos dias de hoje, não é mesmo? Por isso, fui atrás de algumas técnicas de como conseguir aprender mais em menos tempo e me surpreendi com o resultado.
Há detalhes que fazem toda a diferença, inclusive para aumentar o conhecimento que podemos absorver do conteúdo. Isto é, aprender mais em menos tempo.
Como aprender melhor e mais rápido? É o que vamos saber agora.
Como colocar em prática?
Às vezes, precisamos assistir a mesma aula várias vezes para finalmente entendê-la. Mas com algumas técnicas, é possível já entender tudo na primeira vez.
Também há ferramentas que permitem que qualquer pessoa termine um curso em até metade do tempo proposto. Além de detalhes e dicas que influenciam na concentração e no aprendizado.
Por exemplo, descobri que o estresse reduz a habilidade de lembrar informações e prejudica o aprendizado. Entretanto, tomar uma ducha quente relaxa a mente e a deixa preparada para aprender e ter mais ideias.
Caminhar também favorece o aprendizado, porque melhora as funções cognitivas, que envolvem atenção, percepção, memória e raciocínio.
Ter um hobby aumenta a sua produtividade, porque gera sensação de bem-estar, alivia o estresse, melhora o raciocínio, a memória e o pensamento estratégico.
Da mesma forma, ter uma boa noite de sono depois de estudar auxilia o aprendizado, porque ajuda o cérebro a guardar as memórias do que foi estudado.
Ou seja, a nossa qualidade de vida está diretamente ligada ao nosso desempenho tanto nos estudos quanto no trabalho. Isso quer dizer que termos tempo para nós mesmos vai nos ajudar e melhorar nossa performance em todos os outros aspectos da nossa vida. Inclusive no trabalho e nos estudos.
Mais técnicas de estudo
Algumas coisas simples que podem ser feitas também é:
- Procurar um local tranquilo para ler um artigo ou assistir a um vídeo.
- Evitar estudar quando não estiver bem, seja de saúde ou de problemas pessoais.
- Desligar o celular ajuda a não perder o foco. Os maiores vilões são WhatsApp, Facebook, Instagram e as demais redes sociais.
- Pedir que não seja incomodado enquanto estuda.
- Caso goste, ouvir musicas tranquilas com fone de ouvido e volume baixo ajuda na concentração.
Existem outras técnicas que encontrei em um e-book gratuito e que estão me ajudando bastante.
Eu baixei e gostei muito do conteúdo. Por isso, vou compartilhar com vocês, porque tenho certeza que vai ser muito útil.