Como encerrar uma empresa? Passo a passo definitivo

Como encerrar uma empresa? Passo a passo definitivo

Depois de avaliar todos os pontos, analisar as perspectivas, e fazer aquela lista de prós e contras, o seu cliente autorizou iniciar o processo para o encerramento da empresa. Mas afinal, como encerrar uma empresa da forma correta, contador? 

É importante ressaltar, que quando se toma uma decisão definitiva como essa, é importante avaliar uma série de fatores para evitar futuros problemas e possíveis dores de cabeça.

Portanto, para ajudá-los nessa jornada contador, levantamos questões relevantes que devem ser avaliadas e repassadas aos seus clientes antes de dar entrada no fechamento de uma empresa, confira: 

O que você deve saber antes de encerrar uma empresa

Antes de partir para a ação na prática, é importante que o seu cliente tenha em mente algumas considerações importantes. Encerrar uma empresa pode ser muito mais complicado do que abrir um novo negócio, portanto, nada deve ser feito às pressas. 

O primeiro passo, não deve ser diferente da abertura, é preciso planejar corretamente e de forma estratégica as suas ações. Considere fazer os seguintes questionamentos:

  • Existe alguma chance de seguir adiante com a empresa?
  •  Será que ao invés de encerrar a empresa não seria melhor optar pela inatividade? (dessa forma a empresa ainda pode ser retomada em um momento futuro). 

Se mesmo com esses questionamentos, a decisão final do seu cliente ainda é continuar o processo para encerrar a empresa, é importante tomar cuidado com todo o procedimento contábil e tributário, analisando também diversos procedimentos do âmbito trabalhista e previdenciário. 

Sendo assim, além de cumprir diversas obrigações acessórias, também será necessário observar se a empresa não possui dívidas trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Afinal, como encerrar uma empresa? passo a passo completo 

1° PASSO – Distrato Social

Quando abrimos uma empresa, emitimos um Contrato Social que oficializa a criação do negócio. 

Ao encerrar uma empresa é necessário gerar o Distrato Social, formalizando o fechamento do CNPJ, com a assinatura dos sócios. 

O Distrato Social é um documento que finaliza a relação entre sócios de uma empresa e comprova o cancelamento da sociedade. 

Ele pode ser feito manualmente ou pode ser gerado na Junta Comercial no momento do preenchimento do sistema antes de finalizar o registro na Junta

2° PASSO – REDESIM

O segundo passo é muito importante para o encerramento correto da empresa. 

Acesse o site do gov.br Empresas e Negócios e entre na aba Redesim. É necessário preencher o sistema do Coletor Nacional . Lá será possível emitir o Documento Básico de Entrada (DBE) para que seja gerado o pedido de baixa. 

Depois de concluir o Coletor Nacional, sair o DBE, você deve ir para o próximo passo que é a Junta Comercial do seu Estado.

3° PASSO –  Junta Comercial 

O terceiro passo é protocolar na Junta Comercial do seu estado o seu pedido de encerramento. 

Para essa ação é necessário preencher o sistema da Junta Comercial, anexar os documentos do empresário, assinar digitalmente esse processo, e por fim se o processo estiver ok e não faltar nenhum documento, ele será deferido.

4° PASSO – Baixa na prefeitura

Depois de solicitar o encerramento em todos os órgãos necessários, é hora de dar o último passo para o fechamento completo da empresa. 

Faça o pedido de baixa na Prefeitura do Município onde a empresa está estabelecida

Lembrando que esse pedido pode ser online ou presencial dependendo de cada Município. 

Seguindo todos esses procedimentos você vai conseguir encerrar uma empresa corretamente, sem deixar assuntos inacabados ou processos incompletos. 

Quer dominar todas as práticas e serviços contábeis na prática em poucos meses? Acesse o treinamento Contador na Prática

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: