Como escalar um Negócio Contábil de pequeno porte?

No mundo dos negócios, existem algumas técnicas, ferramentas e conceitos que todo empreendedor, de qualquer porte, deveria conhecer. Na contabilidade, por exemplo, saber como escalar um negócio contábil de pequeno porte e expandir serviços de contabilidade de forma inteligente, aumentando a receita sem expandir os gastos é fundamental para ter sucesso nesse setor.

Antes de conhecer as principais técnicas para escalar um negócio contábil de pequeno porte com eficiência, se faça a seguinte pergunta: 

Se o seu Negócio Contábil crescesse hoje, 20 vezes mais, você teria uma infraestrutura adequada para acompanhar essa evolução? Conseguiria atender todos os seus clientes com a mesma qualidade que atende hoje? 

Se a resposta foi não, você precisa iniciar hoje mesmo um projeto de escalabilidade. A seguir eu vou te mostrar algumas características sobre esse conceito, o poder da escalabilidade e como se preparar para escalar um negócio contábil de pequeno porte de forma inteligente. 

O que é escalabilidade? 

O conceito de escalabilidade significa “produção em escala”. No mundo dos negócios, a escalabilidade representa o poder e a capacidade de uma empresa crescer e se desenvolver rapidamente, expandindo sem limites o seu processo escalável em diferentes proporções, sem demonstrar problemas operacionais ou estruturais. 

Características fundamentais para escalar um Negócio Contábil de Pequeno Porte? 

Para que uma empresa seja considerada escalável, ela precisa apresentar algumas características. No universo da contabilidade, não é diferente:  

  • Oferecer ao cliente um produto ou serviço valioso;
  • Ter valor para o mercado;
  • Ser inovador;
  • Possuir viabilidade;
  • Replicabilidade para ser um modelo facilmente implantado;
  • Custos reduzidos;
  • Ter processos automatizados;
  • Capacidade para expandir novos mercados;
  • Ser flexível e aberto a negociações;
  • Ter uma excelente estratégia de marketing digital;
  • Capacidade de entre
  • Atendimento eficiente. 

Escalar é estratégia: empresas que faliram por não inovar

No mundo dos negócios crescer é a única opção. O contrário dessa ideia significa “desaparecer”. E esse crescimento só pode ser feito com a ajuda da escalabilidade, entretanto, é necessário estratégia, planejamento e inovação.

Muitas empresas grandes e reconhecidas “desapareceram” por não conseguirem aplicar as características que citamos acima, resultando em falência e esquecimento. 

A famosa rede Blockbuster, por exemplo, faliu por não conseguir inovar o seu modelo de negócios, perdendo espaço para redes de streaming como Netflix e Amazon Prime. A Nokia, uma das maiores Big Techs do mundo, não conseguiu ser suficientemente inovadora na década de 90 com a chegada dos smartphones, perdendo espaço para para Apple e Samsung. 

No início dos anos 2000 o Yahoo dominava o mercado de mídias digitais e chegou a valer mais de 100 bilhões de dólares. Por não ter uma visão estratégica e optar por não entrar no mercado de pesquisas online, preferiu não efetuar a compra Google, uma das marcas mais valiosas do mundo. 

Escalabilidade: 8 dicas para escalar Negócios Contábeis de pequeno porte

1.Fortaleça sua estrutura para o crescimento

Lembra da pergunta teste de crescimento que citamos anteriormente?

 “Se o meu negócio crescer 10 vezes mais, do dia para noite, quais seriam minhas dificuldades para acompanhar o crescimento”? Com essas respostas claras, é hora de preparar a sua base fundamentada nos principais problemas que o seu negócio contábil pode enfrentar durante o rápido crescimento.

Tente encontrar soluções para esses problemas e desenvolva uma base sólida capaz de aguentar um desenvolvimento acelerado. 

2. Inove…Inove… Inove – Seja um agente de transformação

Quantas empresas não faliram por falta de inovação? Ou por não acompanharem o processo de evolução de suas áreas? Na contabilidade, não é diferente. Inovar significa oferecer algo diferenciado e valioso ao seu cliente. Estude o mercado contábil, veja as práticas atuais e tente se diferenciar com soluções criativas, funcionais e diversificadas. 

3. Comece pelo Home Office

Se o seu negócio ainda é pequeno, não adianta planejar grandes investimentos estruturais. Implemente o sistema home office e aprenda a gerenciar equipes à distância. Prepare essa equipe para atuar com eficiência durante o crescimento e de forma estratégica. 

O modelo home office já provou sua eficiência apresentando excelentes resultados. Pesquisas apontam um aumento na produtividade, além de possibilitar mais qualidade de vida aos colaboradores e favorecer o corte de despesas adicionais. 

4. Defina o seu diferencial 

Não há como escalar um negócio sem um grande diferencial. Defina qual é o diferencial do seu negócio contábil e se prepare para utilizá-lo em sua expansão. 

  • O preço?
  • O prazo de entrega?
  • A solução?
  • As ferramentas?

Faça essa identificação e se prepare para mostrá-lo a concorrência e aos potenciais clientes. 

5.Desenvolva processos

Trabalho sem direção, esforços desconexos e falta de planejamento comprometem a escalabilidade. Foque em desenvolver processos para todas as áreas do seu negócio contábil. Crie padrões, planeje operações de forma sistemática e permita que sua equipe esteja alinhada a todos os processos, como uma engrenagem. 

6. Considere a terceirização

Uma característica dos pequenos negócios é não ter investimento suficiente para amplas estruturas e grandes equipes. Considerar a terceirização de alguns serviços é uma estratégia adotada por muitos modelos de negócios escaláveis.

A terceirização reduz custos com pessoal e estrutura, possibilita eficiência nos processos internos e permite que você consiga focar em projetos mais urgentes e essenciais. 

7. Invista de forma inteligente no Marketing Digital

Para alcançar mais clientes potenciais e escalar um negócio contábil de pequeno porte, o Marketing Digital é uma das principais ferramentas de aceleração.

Antes de sair investindo em qualquer serviço de marketing, estude um pouco esse mercado e entenda quais são as estratégias mais consistentes de acordo com o seu modelo de negócio;

Somente com direcionamento será possível atrair os clientes certos e fazê-los avançar em um funil de vendas. Foque em entender sobre inbound marketing, marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de serviços, marketing de conteúdo, marketing de guerrilha, SEO e copywriter. 

8.Tecnologia e automação 

Negócios escaláveis possuem em sua base tecnologia e sistemas de automação. Invista em sistemas facilitadores, como ferramentas de gestão para centralizar processos. Automatize tarefas manuais e diminua custos operacionais. Aposte no sistema em nuvem para gerenciar arquivos e acessá-los de maneira rápida, segura e eficiente. 

Escale o seu negócio contábil com um modelo exclusivo para contadores

Se você está iniciando um negócio contábil e deseja começar da forma correta, com foco em escala de serviços e gestão eficiente, o curso Negócio Contábil é ideal para você. 

  • – Material exclusivo para contadores empreendedores;
  • – Técnica dos 3 pilares (exclusiva para contadores)
  • – Apoio de consultores;
  • – Atendimento personalizado.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL

Construa um Negócio Contábil, Lucrativo, Escalável e Gerenciado Digitalmente com o programa...

Clique na imagem acima e conheça o curso Negócio Contábil.

Toque na imagem acima e conheça o curso Negócio Contábil.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: