Como fazer seu Plano de Carreira na contabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Para ser um contador notável, é fundamental ter um bom plano de carreira. É com ele que você vai garantir oportunidades de crescimento.

Afinal, com a crise econômica e com a concorrência existente no mercado, é necessário pensar em estratégias para ter um diferencial.

E na área de contabilidade, isso é ainda mais importante.

Nesse artigo você vai entender melhor o que é um plano de carreira.

O que é um plano de carreira?

Resumidamente, plano de carreira é um guia para você se desenvolver profissionalmente dentro do seu local de trabalho.

Ele serve para mostrar qual caminho você precisa percorrer para atingir seus objetivos profissionais.

Um plano de carreira deve ser bem fundamentado, apresentando todas as competências que um bom profissional deve ter para o cargo que ele pretende assumir.

Na teoria, não é só o profissional que deve trabalhar para que o plano funcione, mas a empresa também precisa desenvolver ações para que as metas sejam atingidas.

Nem sempre isso acontece na prática, por isso, é importante que o profissional tenha em mente seus objetivos profissionais e trabalhe, independente da postura que a empresa onde ele trabalha adote.

Em síntese, bons contadores desenvolveram bem seus planos de carreira e seus objetivos, trabalhando em cima de metas, para alcançar o cargo desejado.

Benefícios de ter um plano de carreira

Como eu disse anteriormente, um plano de carreira traz vantagens tanto para a empresa como para o profissional.

Com ele, o funcionário terá segurança e um melhor desenvolvimento, ao mesmo tempo ajudará a empresa a ter sucesso perante a concorrência. Todos ganham com isso.

O plano também permite que o funcionário se sinta motivado para conseguir seus ideais, além de possibilitar um bem-estar na empresa. 

Sobretudo, a empresa só tem a ganhar. Um profissional trabalhando com confiança, faz com que ele passe uma boa impressão para possíveis novos colaboradores, além de estar sempre buscando melhorar profissionalmente.

Mas, afinal, como um contador pode desenvolver seu plano de carreira?

Após você entender o que é um plano de carreira e as vantagens que ele propicia para a empresa e o colaborador, mostraremos como desenvolvê-lo.

Segue um passo a passo para facilitar o entendimento:

    1. Você precisa saber o que ele deseja para o futuro. Por meio desse pensamento, você terá como seguir uma direção dentro da empresa.
    1. Você também deve ponderar em qual posição se encontra no momento.
    1. É fundamental organizar quais objetivos você deseja alcançar no no curto, médio e longo prazo.
  1. Por fim, você precisa determinar qual o caminho traçar para atingir esses objetivos.

Feito isso, você precisa sempre seguir o plano com foco e disciplina, mesmo que a empresa onde você trabalhe não colabore.

Sempre se lembre desses dois conselhos:

    1. Para se manter no mercado de trabalho, “estar” qualificado é essencial.
  1. A carreira é sua e você não deve culpar terceiros pelo seu “insucesso”. Faça acontecer 😉

Então agora é hora de colocar em prática e alavancar sua carreira profissional.

Anote em um papel todos os seus objetivos, como você está hoje e onde gostaria de chegar, guarde esse papel e siga o plano. Aqueles que conseguem seguir esses passos, são os que se destacam no mercado, infelizmente, é a minoria.

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉