Como montar um escritório contábil em casa?

A abertura do escritório contábil é um passo comum para a maioria dos profissionais da área.

Muitas pessoas querem ser donos do seu próprio escritório de contabilidade e deixar de ser empregado, dedicando-se assim ao seu próprio negócio. Ele pode ser em um outro local ou na sua própria casa.

Entretanto, é claro que a maioria das pessoas prefere trabalhar no conforto da sua casa, sem precisar se preocupar com trânsito ou transporte público lotado.

Porém, é possível criar um escritório contábil em casa, trabalhando em home office e tendo mais flexibilidade na sua rotina de trabalho?

Se você quiser responder essa pergunta e saber como montar o seu escritório contábil em casa, continue lendo que vamos explicar como você pode fazer isso!

Qual o primeiro passo para montar um escritório contábil?

Abrir um escritório contábil exige muito comprometimento, determinação e muito profissionalismo para conseguir o reconhecimento e grandes oportunidades de negócio.

O primeiro passo para quem quer montar o seu próprio escritório contábil é cuidar de toda a documentação para estar com ele regular. Tais documentos são:

  • Licenciamento do escritório como Alvará de funcionamento, Alvará do Corpo de Bombeiros, entre outros;
  • Registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC;
  • Registro na SEFAZ do seu estado para atender seus clientes;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Receita Federal para obter o CNPJ;
  • Procurações eletrônicas, se for o caso.

Depois, é preciso pensar nos serviços que vão ser oferecidos, se o seu escritório será generalista ou mais segmentado, definir o público alvo, se o atendimento vai ser presencial ou virtual, o local onde será o escritório, pensar no diferencial que você vai oferecer. Assim, o seu escritório contábil vai criando forma e você começa a ter um caminho mais seguro para seguir.

Departamentos de um escritório contábil

Para que você conheça ainda mais sobre o processo de montar um escritório de contabilidade, vamos falar um pouco sobre os quatro departamentos que são utilizados nas rotinas contábeis.

  • Departamento Contábil: elabora o balanço patrimonial, fluxo de caixa, declarações contábeis, informações sobre o lucro e prejuízo da empresa.
  • Departamento Fiscal: cuida da apuração dos impostos, entrega de declarações fiscais, lançamento mensal de notas fiscais, calcula impostos e informações do faturamento.
  • Departamento Pessoal: é responsável  pela admissão e demissão de funcionário, e toda a gestão dos profissionais das empresas.
  • Departamento Societário: cuida de toda abertura, alteração e encerramento de empresa, emissão de alvarás e licenças.

O que preciso saber para montar um escritório contábil em casa?

O profissional contábil, além de conhecer sobre os departamentos que precisa atuar, precisa também ter os seguintes conhecimentos:

Conhecer o Código de Ética

O Código de Ética é fundamental para qualquer profissional de contabilidade e deve ser seguido à risca.

É nele que você saberá todas as orientações necessárias sobre como executar, divulgar e exercer de forma ética as suas atividades como contador.

Utilizar o Marketing Digital

O Marketing Digital é fundamental para você conseguir clientes, utilizando estratégias de conteúdo, anúncios, parcerias, e-mail marketing e várias outras ferramentas.

Para utilizar o Marketing Digital, você pode contratar uma agência que é especialista nisso, ou você mesmo pode aprender todas as estratégias e colocar em prática através de cursos que podem auxiliar você.

Equipamentos e ferramentas para um escritório contábil

Para trabalhar em casa é preciso ter alguns equipamentos e ferramentas que forneçam todo o conforto e agilidade para o seu trabalho, como uma cadeira confortável, uma mesa, um computador e acesso à internet.

Além disso, você vai precisar de ferramentas de gestão e comunicação online, além de uma solução contábil para executar as rotinas contábeis. 

Ter organização

Sabemos que muitas vezes trabalhar de casa pode ser muito bom, desde que se tenha organização. Por isso, é muito importante ter uma rotina de trabalho bem definida para não prejudicar a sua produtividade.

Para isso, procure trabalhar em um lugar com pouco barulho e sem distrações, com um espaço pensado e feito especialmente para ser o seu escritório contábil.

Se você mora com outras pessoas, avise-as sobre o seu horário de trabalho e que você não estará disponível durante aquele período, mas só depois dele.

Quer saber como fazer o seu escritório contábil crescer? Então, leia também o nosso outro artigo sobre o assunto: 5 dicas para seu escritório de contabilidade crescer!

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]