O departamento pessoal é um setor que tem várias tarefas e obrigações relacionadas a funcionários.
Toda parte burocrática relacionada aos funcionários é de cuidado do departamento pessoal, por isso é extremamente importante entender como ele funciona, para oferecer serviços nesse setor.
Toda essa responsabilidade de documentação do trabalhador, é preciso para que sejam fornecidos os documentos para órgãos como Ministério do Trabalho, INSS, se necessário.
O profissional na área de departamento pessoal deve fazer a admissão, controlar férias, afastamentos, fazer quadro de horas, controlar jornada, fazer rescisões e enviar toda parte de obrigações acessórias para os órgãos responsáveis.
Para fazer tudo como se deve, o profissional da área deve estar atualizado com a legislação vigente, para poder entregar tudo dentro do prazo.
Como o departamento pessoal é um setor burocrático, que lida com funcionários, ele tem a importância de tratar essa relação de trabalho de acordo com a legislação, e precisa também deixar os gestores sempre a par dos direitos e obrigações sobre o trabalhador.
Uma das principais funções de um departamento pessoal é dar suporte a diretores, gestores, para acompanhamento da equipe, e trazer informações precisas, que vão auxiliar na tomada de decisões.
O Departamento Pessoal também intermedia o contato da empresa com diversos órgãos públicos, emitindo guias e declarações fundamentais para que a empresa sempre se mantenha regularizada.
Quanto maior a quantidade de funcionários e de funções, mais difícil será esse acompanhamento, pois isso vai exigir mais pessoas capacitadas para trabalhar no setor, e também um sistema de gestão, que ajuda muito quando há muita gente para ser controlada.
As principais funções de um departamento pessoal são:
Admissão de Funcionários
Após o processo seletivo que é realizado pelo setor de recursos humanos, a parte burocrática de formalização de admissão é feita pelo departamento pessoal. Ele é responsável por recolher os documentos necessários, fazer os registros e elaborar o contrato de trabalho.
Acompanhamento de ponto
Todo cumprimento de jornada, horas extras, adicional noturno, intervalos e tudo o que disser respeito a frequência de funcionários é fundamental para a empresa, e se não houver um controle bem acirrado sobre isso podem ocorrer irregularidades na hora de processar os pagamentos e até problemas na justiça do trabalho.
Por isso o departamento pessoal deve administrar as horas trabalhadas pelos colaboradores, fazendo os registros e montar as devidas escalas, conforme a demanda de trabalho
Folha de pagamento
Considerando os diversos fatores que acontecem durante o mês, a folha de pagamento deve ser fechada incluindo salário, benefícios, recolhimento de taxas, e faz parte da rotina do Departamento Pessoal gerenciar essas questões para assegurar que o funcionário está sendo pago de forma correta.
Os benefícios como vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, e outros também são gerenciados pelo departamento pessoal, que precisa garantir que os seus empregados tenham o direito assegurado e que os descontos feitos em folha de pagamento estão corretos.
Em pequenas empresas é comum que se contrate um escritório contábil para realizar as tarefas de departamento pessoal, onde eles ficam responsáveis também por emitir as guias e entregar as obrigações acessórias.