Como prestar Serviços Contábeis para pequenas empresas

Como prestar Serviços Contábeis para pequenas empresas

A contabilidade envolve o desenvolvimento de Serviços Contábeis para empresas de pequeno porte, com exceção do microempreendedor Individual (MEI), que não distribui lucro acima da presunção legal.

Os serviços contábeis para pequenas empresas são uma ferramenta gerencial e financeira de suma importância, afinal, é através desse gerenciamento que a empresa consegue manter a conformidade com a legislação, se adequar ao melhor regime de tributação, mensurar seu desempenho financeiro e melhorar a tomada de decisão de gestores, de acordo com os relatórios fornecidos pela contabilidade. 

A importância dos Serviços Contábeis para pequenas empresas 

As pequenas empresas são as maiores geradoras de empregos e riqueza no Brasil, representando 53,4% do PIB brasileiro. 

Esse cenário coloca em evidência a importância das microempresas para a economia nacional, além de reforçar os motivos pelos quais é fundamental aderir aos serviços contábeis para que essas empresas funcionem de forma legal, dentro das conformidades e obrigações impostas. 

A contabilidade para pequenas é indispensável para o futuro e crescimento do negócio, sobretudo, nos primeiros anos de funcionamento, onde a maioria das empresas passam por uma situação de extrema fragilidade antes de se concretizarem em seus nichos de mercado. 

Uma boa contabilidade e uma gestão assertiva, pode garantir a ascensão dessas microempresas, viabilizando o bom desempenho e a garantia financeira dos negócios.

Como prestar Serviços Contábeis para pequenas empresas?

Se você está pretendendo assessorar pequenas empresas com serviços contábeis é importante saber que irá desempenhar um papel fundamental para o funcionamento do negócio, com grandes obrigações e responsabilidades, onde qualquer descuido ou falha durante qualquer processo, poderá acarretar em grandes perdas financeiras e impedir o crescimento do negócio.  

O papel do contador ao realizar serviços contábeis para pequenas empresas é o de gestor geral de toda estruturação patrimonial, financeira e fiscal do negócio, com a responsabilidade de realizar os principais serviços contábeis para esses empreendedores, esclarecer dúvidas, realizar processos técnicos e auxiliar na tomada de decisão da empresa. 

Descubra agora como prestar serviços contábeis para pequenas empresas:

  • Aprofunde o seu conhecimento técnico: Antes de oferecer serviços contábeis para pequenas empresas é fundamental dominar todas as técnicas da Contabilidade na prática, portanto, conheça todas as regras, processos, leis e conceitos da área contábil e invista em um curso prático para potencializar o seu conhecimento.
  • Exponha os riscos em não ter uma contabilidade eficiente: como dissemos anteriormente, pequenas empresas dependem do sucesso da contabilidade para crescer e garantir a saúde financeira e fiscal dos negócios. Não deixe de expor os riscos em não ter uma gestão eficiente durante esse processo e os principais problemas que empresa e o empreendedor pode enfrentar
  • Mapeie os principais processos e organize-os: Faça um diagnóstico do setor contábil da pequena empresa e mapeie todos os processos. Crie uma organização prática e organize-se com foco na otimização do seu tempo. 
  • Invista na tecnologia: O trabalho da contabilidade envolve muitos processos e burocracias, portanto, nada melhor que otimizar o seu tempo utilizando softwares e tecnologias que favoreçam as suas demandas, principalmente se você pretende atender um bom número de pequenas empresas.
  • Mostre os resultados: qual empresa não fica feliz em perceber bons resultados? Use isso a seu favor e apresente periodicamente resultados através de relatórios de desempenho e relatórios qualitativos. 

Ah, agora que você já sabe como prestar serviços contábeis para pequenas empresas, que tal conferir os principais serviços que podem ser oferecidos? 

Principais serviços contábeis oferecidos para pequenas empresas

Os serviços contábeis para pequenas empresas são específicos e contribuem para o desenvolvimento saudável do negócio, confira os principais:

  • Emissão de guia de impostos: por lei, todas as pequenas empresas do Brasil são tributadas pelo Simples Nacional, exigindo alguns procedimentos básicos como o preenchimento de formulários de arrecadação, DAS, entre outros.
  • Emissão de notas fiscais: A contabilidade para pequenas empresas emite notas fiscais proporcionando maior agilidade e menos risco de falhas. Uma nota fiscal com falhas ou erros podem prejudicar a empresa e colocá-la em um quadro de irregularidade.
  • Entrega das obrigações acessórias: As obrigações acessórias são declarações que as empresas precisam enviar ao governo periodicamente, informando a situação em que se encontra a empresa naquele período.Portanto, o envio dessas informações deve ser feito pelo contador dentro dos prazos legais, e na forma que a lei exige.
  • Emissão do DRE: A emissão da Demonstração de Resultados do Exercício, é um documento de suma importância para a estratégia financeira de uma empresa e representa toda parte contábil de um determinado período, servindo como norte para tomada de decisões. 
  • Planejamento tributário: pequenas empresas precisam decidir o regime tributário de atuação mais vantajoso para se enquadrarem e esse serviço pode ser oferecido e executado por um contador, evitando irregularidades fiscais, multas e a suspensão das operações da empresa. 

Esses são apenas alguns dos serviços que você, contador,  pode oferecer para pequenas empresas. Se você ainda tem dúvidas em como executar processos e procedimentos contábeis, acesse o curso Contador na prática e especialize-se.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: