Como prestar serviços de DP para pequenas empresas

Como prestar serviços de DP para pequenas empresas

As principais atividades de um Departamento Pessoal envolvem os processos de admissão, demissão, controle de pontos, cálculo de férias, recibos, controle de benefícios e demais ações que auxiliem na gestão de pessoas. 

Para pequenas ou microempresas, essas tarefas podem representar um grande desafio, já que com uma estrutura compacta, nem sempre o empreendedor insere um profissional ou uma equipe especializada para realizar esses serviços, atribuindo a tarefa a colaboradores menos qualificados.  

Esse cenário pode representar uma oportunidade para profissionais  que pretendem oferecer e prestar serviços de DP para pequenas empresas, já que atualmente, contar com um Departamento Pessoal externo, deixou de ser um privilégio apenas das grandes corporações. Atualmente, todo tipo de negócio, independente de sua infraestrutura, demanda um serviço capacitado de DP para gerir os processos burocráticos com seus colaboradores.

Passo a passo: como prestar serviços de DP para pequenas empresas? 

Se você está pretendendo oferecer serviços de DP para pequenas empresas é importante ter em mente que você precisa dominar todas as técnicas, processos e diretrizes para realizar esses processos, garantindo a efetividade e o bom desempenho do seu trabalho. 

Muitos profissionais recém-formados, ainda não possuem a experiência prática necessária para prestar esse tipo de serviço, optando por um treinamento técnico, como o Departamento Pessoal na Prática, para obter essa qualificação e futuramente colher um bom retorno financeiro. 

Se você já fez ou curso ou já possui a experiência exigida para atender esse tipo de cliente, chegou a hora de descobrir como prestar serviços de DP para pequenas empresas. 

  1. Faça um diagnóstico do Departamento Pessoal: atender pequenas empresas significa entender que nem sempre eles terão uma noção de todos os erros e falhas que executam. Portanto, faça um levantamento geral do departamento, mapeando processos chaves e identificando todos os erros e processos falhos que comprometem a performance do DP. 
  2.  Automatize suas tarefas: se você vai entender uma certa quantidade de pequenas empresas, é ideal que você digitalize processos e automatize tarefas. Isso é ideal para você otimizar o seu tempo e também para as empresas que poderão consultar dados em tempo real, sem encher sua caixa de e-mail de solicitações. 
  3. Insira processos estratégicos: gerenciar os serviços de DP de uma pequena empresa pode não ser algo tão complexo, mas exige tempo, conhecimento e os processos corretos. Portanto, nada mais assertivo que implementar os processos mais adequados para obter resultados expressivos. 
  4. Tenha um planejamento em mãos: O departamento pessoal representa o cuidado e a relação entre a pequena empresa e o colaborador, portanto,  exige cuidado e um planejamento bem estruturado. Desenvolva boas práticas e analise o departamento como um todo, planejando o passo a passo de cada tarefa.  
  5. Entenda a necessidade de aumentar a sua equipe: se você vai realizar todos os serviços individualmente, é necessário avaliar quanto tempo vai precisar. Não adianta atender  muitas microempresas ao mesmo tempo e acabar oferecendo um serviço insuficiente, portanto, avalie a necessidade de contratar mais pessoas e potencializar o seu serviço de DP.

Invista em treinamento especializado para prestar serviços de DP para pequenas empresas

Para trabalhar com Departamento Pessoal, existem atividades e rotinas fundamentais que todo profissional deve dominar. Conhecer as leis, regras, normas, realizar corretamente processos de admissão, demissão, rotinas, procedimentos mensais, folhas de pagamentos, salários, benefícios, descontos, férias 13°, impostos e eSocial são apenas alguns dos principais procedimentos procurados por microempresas.

Adquira a confiança necessária para prestar serviços de DP com um treinamento completo e boas chances de remuneração. Conheça o curso DP NA PRÁTICA

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL

Você está em busca de atuar na área de Departamento Pessoal, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso DP na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: