Como se especializar na área de Contabilidade

Tempo de leitura: 4 minutos

O que fazer após a graduação? Planejar a carreira é uma tarefa que envolve dilemas e receios por parte de quem está indeciso. Para o futuro contador, o curso natural da formação acadêmica é se especializar na área de Contabilidade a partir de cursos de pós-graduação. Mas como identificar a melhor opção para o seu momento? Neste artigo, fornecerei dicas valiosas que o ajudarão nesse importante processo. Mais adiante, apresentarei as principais modalidades para especialização em Contabilidade.

O que fazer antes de se especializar na área de Contabilidade?

Há diversos pontos que devem ser analisados antes de começar a sua especialização em Contabilidade. Que tal conhecer três deles?

Analise as possibilidades que a Contabilidade oferece

Iniciar a pós-graduação o quanto antes para incrementar o currículo é tentador, porém nem sempre é a melhor estratégia. Antes de mergulhar nesse tipo de especialização, é importante conhecer mais a fundo as áreas de atuação e tendências da Contabilidade. Analisando cuidadosamente tais informações, as chances de você conseguir um emprego e / ou criar um sólido plano de carreira são maiores. Portanto, considere as oportunidades mais adequadas às suas ambições!

Desenvolva o seu conhecimento prático

Outro ponto crucial: quão preparado você está para atuar profissionalmente? Normalmente, o período de graduação é marcado por abordagens teóricas e não por aulas práticas. Logo, se você não conseguiu um estágio, é provável que ainda precise adquirir experiência acerca de:
  • abertura e encerramento de empresas;
  • procedimentos fiscais;
  • imposto de renda;
  • leis e normas trabalhistas; e
  • eSocial.
A boa notícia, no entanto, é que os treinamentos online proporcionam a aprendizagem de nível prático. Seja você um graduando, seja graduado, investir em cursos que abordam tarefas comuns da área é um grande passo.

Saiba o melhor momento para iniciar a especialização

A velha afirmativa de que “a pressa é inimiga da perfeição” é completamente cabível nesse caso. O momento ideal para investir na pós-graduação em Contabilidade é aquele no qual já se tem:
  • plano de carreira;
  • tempo para dedicar aos estudos; e
  • recursos financeiros para bancar o curso.
Para chegar a tal ponto é preponderante que se adquira experiência de trabalho. Afinal, dentro da empresa é muito mais fácil projetar a carreira e organizar-se financeiramente. Sendo assim, dê um tempo antes de se especializar!

Quais são as modalidades de pós-graduação em Contabilidade?

Já pensou em tudo que mencionei e se considera pronto para se especializar na área de Contabilidade? Então vejamos as modalidades de cursos pelas quais você pode optar. São elas: lato sensu e stricto sensu. A primeira delas, lato sensu, diz respeito à especialização e cursos de MBA (Master Business Administration). Já a modalidade stricto sensu é voltada a aspectos acadêmicos de formação, isto é, para quem almeja se tornar pesquisador ou professor.

Quais as principais diferenças entre os cursos?

Entre as opções que fazem parte das modalidades lato e stricto sensu, você pode investir em: especialização; MBA; mestrado; e doutorado. A seguir, as características de cada formação.

Especialização

Um curso de especialização em Contabilidade, como o nome diz, permite que o estudante complemente a graduação, especializando-se em algo pertinente à área. Em Ciências Contábeis, o curso de Contabilidade Pública é um exemplo de especialização.

MBA

A modalidade MBA se caracteriza pela curta duração (360 horas, geralmente) e pela gestão em foco. Um título de MBA é ideal para quem almeja ocupar cargos de liderança e administração de negócios.

Mestrado

Os cursos de mestrado têm por objetivo a continuidade dos conteúdos estudados durante a graduação, ampliando o grau de formação. O título de mestre pode ser obtido para fins acadêmicos e profissionais, ou seja, ele flexibiliza a carreira do formando.

Doutorado

Por sua vez, o doutorado é voltado à formação de pesquisadores e professores universitários. Até por isso, esses cursos são mais complexos, aprofundados e extensos (com duração de 1200 horas, em média). Em suma, decidir pela pós-graduação em Contabilidade é uma decisão que requer muito planejamento. Todavia, vale reforçar que o tempo de atuação na profissão e o aprofundamento na parte técnica influenciam bastante na sensatez da escolha. Se você está precisando adquirir esse tipo de conhecimento, o Viver de Contabilidade oferece cursos específicos para as principais demandas do mercado — sobretudo aos contadores iniciantes na área. Confira os cursos disponíveis e comece os estudos quando quiser!

Você conhece nosso curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 2.500 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *