Os erros nos procedimentos contábeis prejudicam muito o desempenho financeiro de uma empresa e por esse motivo, muitos negócios acabam fechando as portas. Geralmente, entre cinco a dez empresas cometem algum erro relacionado a notas fiscais, demonstrações contábeis, enquadramento, entre outros. Nesse artigo te daremos algumas dicas para que você faça uma gestão eficiente e avaliativa para ajudar o seu cliente a crescer.
1 – Relatórios Contábeis
Verificar e avaliar toda a contabilidade para examinar o desempenho da empresa, isto é, não se deve apenas olhar para a situação financeira, é necessário avaliar como um todo o planejamento tributário, societário, financeiro, porte da empresa, as despesas, custos, faturamento, pois isso terá um efeito importante no que diz respeito à tomadas de decisões mais precisas.
2 – Tributação
A empresa pode optar por um dos seguintes regimes de tributação: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional. Geralmente, as empresas de menor porte sempre optam pelo Simples Nacional e Lucro Presumido, pois são regimes que não têm muita complexidade, mas não se esqueça de que é necessário fazer um estudo aprofundado para verificar qual é o melhor regime para a empresa, já que muitas vezes, optando pelo Simples Nacional, a empresa pagará mais imposto, por exemplo, de acordo com o fator R.
3 – Interpretação errada
Equívocos na hora da emissão das notas fiscais – geralmente pela utilização do cfop errado e códigos de serviços errados podem acarretar gastos desnecessários gerados pelas penalidades do Fisco, além do retrabalho e multas. Isso também pode trazer prejuízo na hora de gerar os impostos que podem ser maiores ou menores.
4 – Obrigações Acessórias
Entrega de obrigações acessórias com erros, descumprimento de prazos e muitas vezes até o esquecimento dessas obrigações, podem resultar em transtornos como multa e penalidades, gerando assim gastos com os quais não contávamos.
5 – Escrituração Contábil
Lançamentos contábeis em contas diferentes daquelas onde deveriam ser corretamente discriminados, ou seja, os custos e despesas podem estar em contas diferentes e assim prejudicando o real diagnóstico das contas contábeis e da avaliação financeira da empresa.
6 – Não se atualizar
Os escritórios contábeis com mais experiência no mercado, sempre estão tentando inovar para não ficar para trás. Quando começamos nosso escritório, muitas vezes, ficamos acomodados, mas lembre-se que é necessário sempre estar indo atrás de informações e atualizações no nosso mercado tão competitivo.
7 – Feedback aos seus clientes
Pedir uma avaliação do seu cliente é muito importante para valorizar o seu trabalho. Isto é, fornecendo um bom serviço ao seu cliente, ele poderá indicar o seu contador para amigos, parentes e outros profissionais. Essa dica é sempre valiosa.
Quando entendemos os principais erros de um escritório de contabilidade, simplificamos a gestão com um olhar voltado para o negócio de outra forma e assim, geramos soluções para os problemas internos e focamos no que realmente interessa: a análise e reflexão do empreendimento.
Gostou desse conteúdo? Nós do viver de contabilidade apostamos que você seja um profissional acima da média para ser competitivo no mercado!