Contabilidade 4.0: os Desafios e Tendências da nova era

Contabilidade 4.0: os Desafios e Tendências da nova era

O que vem em sua mente quando você pensa no termo Contabilidade 4.0? Tecnologia futurística? Automação? Robôs? 

É muito comum associar o termo a todas essas características, isso porque, as transformações e mudanças tecnológicas estão impactando a forma como os serviços contábeis são conduzidos, e cada vez mais, esses avanços e mudanças estarão presentes na jornada de trabalho dos contadores. 

Mas o que é a Contabilidade 4.0?

Já ouviu falar no conceito de Indústria 4.0? Para entender a Contabilidade 4.0, você precisa entender de onde tudo isso surgiu.

Esse termo se refere à quarta revolução industrial, um movimento de transformação dos meios de produção que ganhou força no atual cenário empresarial, onde o objetivo é romper com os modelos tradicionais de produção e seus processos manuais e burocráticos, com foco total nas novas metodologias, como a internet das coisas, inteligência artificial, robótica, realidade virtual e aumentada, e muito mais.

A ideia é automatizar processos de forma estratégica.

A Contabilidade 4.0 é uma das vertentes desse conceito, onde a contabilidade apresenta uma forma muito mais consultiva, deixando de lado grandes processos manuais e mecânicos, adotando os meios digitais, a velocidade e a agilidade em seus processos. Funções que antes eram feitas durante horas por contadores, hoje podem ser produzidas em poucos minutos com a ajuda de softwares personalizados, priorizando o profissional em tarefas que exigem soluções estratégicas e analíticas. 

Contabilidade 4.0: principais desafios dessa nova era 

A Contabilidade 4.0 já conquistou seu lugar no universo contábil porém, ainda enfrenta uma série de desafios para se manter alinhada aos novos padrões tecnológicos da sociedade.

Como em qualquer outra mudança, é um processo lento, com muitos caminhos a serem percorridos.

Conheça agora os principais desafios do formato:

  • Acompanhar as atualizações com constância: diariamente surgem milhares de soluções, ferramentas e novas leis e regras no setor contábil. Essa série de mudanças geralmente dificultam as atualizações, exigindo um envolvimento completo por parte dos profissionais para se manterem em conformidade com as novas práticas. Exemplo:implementação do eSocial. 
  • Desenvolver uma visão estratégica: com o uso de tecnologias e automação para agilizar os processos e burocracias, o consultor se torna uma peça fundamental para solucionar problemas de forma estratégica, com um olhar mais analítico e consultivo dos processos, direcionando tomadas de decisões inteligentes e pautadas em dados. Conquistar esse perfil tem sido um dos grandes desafios na implementação da Contabilidade Digital e da Contabilidade 4.0. 
  • Buscar especializações e capacitações corretas: um dos grandes desafios dos contadores que atuam no universo digital é saber quais especializações e capacitações apostar. A velocidade dos processos pedem novos conhecimentos e um aprimoramento constante, mas nem sempre fica claro para esses profissionais o melhor caminho a ser percorrido. 
  • Comunicação Omnichannel: Com a contabilidade 4.0, a comunicação com o cliente final ficou muito mais próxima, utilizando tecnologias como skype e whatsApp para esclarecer dúvidas com maior flexibilidade. Se o contador atual ignorar esse tipo de comunicação, pode ter problemas, abrindo oportunidades para a concorrência e deixando de fidelizar os clientes que optam por esse formato. 
  • Acompanhar as tendências do Marketing Contábil: faz tempo que o marketing começou a ser explorado nesse mercado, e hoje, quem não consegue atrair o público com um bom marketing nas redes sociais ou através da geração de conteúdo de valor, pode ficar para trás.É importante estar sempre de olho nas tendências, aplicando e testando novas estratégias nos meios digitais. 

Esses são apenas alguns dos desafios propostos pela Contabilidade 4.0. É importante lembrar que esse formato também apresenta inúmeros benefícios, como a agilidade na entrega de documentos, o aumento da produtividade das equipes, o armazenamento seguro dos dados e a possibilidade de otimizar tempo para focar em ações mais estratégicas.

Prepare-se para a Contabilidade 4.0

A nova era da contabilidade apresenta uma série de recursos, desafios e benefícios para os contadores. Se você não quer ficar “para trás” é importante focar no desenvolvimento do seu conhecimento, acompanhando as tendências, novidades e testando sempre que possível novas ferramentas disponíveis no mercado.

Se você é estudante de ciências contábeis ou acabou de se formar, que tal começar pelo básico?

Inscreva-se no curso Contador na Prática e prepare-se da forma correta para enfrentar os desafios do novo mercado de contabilidade.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.