Contabilidade 4.0 – conheça as tendências do mercado contábil

Tempo de leitura: 5 minutos

A revolução digital, chamada por alguns de quarta revolução industrial, trouxe profundas transformações para diversas profissões mais do que estabelecidas atualmente. O mercado 4.0 convida a todos os segmentos de mercado a se reinventarem. Não seria diferente com o setor contábil, que precisou se atualizar de diferentes maneiras, automatizando processos repetitivos, dando a vez à contabilidade 4.0.

Dentro desta perspectiva, a tecnologia surge como uma aliada essencial para esse trabalho, garantindo não apenas mais agilidade, mas também segurança e economia. Para entender as principais mudanças que vieram com a contabilidade 4.0, os desafios que os profissionais têm enfrentado e como anda o mercado contábil, continue a leitura!

O que é a contabilidade 4.0?

Atualmente, essa profissão vai muito além da leitura dos livros de contabilidade e do uso da calculadora. Pelo contrário, a contabilidade 4.0 é o que caracteriza o novo padrão de atuação dos profissionais contábeis, que fazem uso da tecnologia e da automação para agilizar o seu trabalho.

O tempo que o profissional gastaria com essas atividades, portanto, pode ser usado em outras questões mais importantes e que realmente precisam da sua atenção, como as consultorias com os clientes e a busca de novas maneiras que trazem inovações para o seu negócio.

Os processos que normalmente podem ser feitos de maneira automatizada são:

  • Integração com outras ferramentas do sistema;
  • Apuração de impostos e encargos;
  • Recebimento automático de documentos fiscais eletrônicos;
  • Apoio às atividades de consultoria contábil.

Essas são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas por meio do entendimento da importância da contabilidade 4.0. Além disso, é essencial que o profissional esteja preparado a continuar aprendendo e evoluindo: afinal, não é porque encontrou um meio de realizar as atividades diárias e repetitivas, que ele deve deixar de lado o aprendizado, não é mesmo? 

Pelo contrário. Afinal, com o tempo “extra” que o profissional ganhou, será necessário realizar diferentes atividades para manter-se atual. Como sabemos, o mercado anda competitivo em diferentes áreas e o mercado contábil não poderia ficar de fora. Sendo assim, encontrar os diferenciais e entender em qual segmento você pode se destacar é essencial.

Leia mais sobre os impactos da Inteligência Artificial na contabilidade.

Quais os principais desafios?

Agora, é o momento de entender os principais desafios. Apesar de, em um primeiro momento, eles parecerem muitos, você deve entender que são eles também que vão fazer de você um profissional melhor e mais capacitado. Confira os principais deles:

Manter-se constantemente atualizado

A informação é a base para o sucesso de diferentes formações e áreas e, claro, não seria diferente com a contabilidade 4.0, em que a questão é prezar pela segurança fiscal. Manter-se informado é estar preparado para as adversidades que podem surgir, além de ser uma maneira prática de estar por dentro de diferentes assuntos que podem ser essenciais não apenas para o seu trabalho, mas para o de seus clientes. Além disso, estamos em um período em que as mudanças em regras e leis devem ser acompanhadas pelos profissionais de perto, para que nada entre em defasagem e para que erros não sejam cometidos na conta do cliente.

Apresentar uma comunicação ágil

Estabelecer uma boa comunicação entre o cliente e o escritório contábil é fundamental para garantir um atendimento de excelência, uma vez que, dentro dessa área, há um grande compartilhamento de documentos confidenciais. A confiança deve ser a base para todo esse relacionamento. Por conta disso, ter uma comunicação clara e efetiva, mantendo os meios de comunicação abertos, é essencial para garantir o sucesso.

Investir no Marketing Digital

Uma vez que a contabilidade 4.0 está totalmente inserida nas tecnologias atuais e na automação, o Marketing Digital não poderia ficar por fora dessa história. Atualmente, essa é uma das estratégias mais valorizadas pelos contadores. Ganhar visibilidade e reconhecimento dentro das mídias sociais é um grande passo para conquistar mais clientes, além de simplificar as estratégias de captação que eram usadas antigamente. Mas não se esqueça: ao tratar da comunicação de maneira profissional, é importante passar uma imagem de seriedade e confiança. Por conta disso, muitos escritórios contábeis têm investido em agências especializadas de marketing digital.

Aposte nas especializações e desenvolvimento pessoal

Uma coisa ficou clara até então: para destacar-se nesse meio, é necessário investir na sua educação, afinal, quanto mais você domina um assunto, mais confiança é transmitida ao seu cliente. Sendo assim, os cursos, palestras e especializações tornam-se essenciais, mantendo-se não apenas atual, mas também uma referência.

Conheça nossos cursos práticos para Viver de Contabilidade.

Como está o mercado contábil?

Devemos entender que esse é um mercado consideravelmente saturado, embora seja uma área de atuação com um papel importantíssimo na sociedade e nos negócios. Por conta disso, é essencial a adoção de novas tecnologias para se manter dentro da competição e até mesmo para manter a sua cartela de clientes. 

Como dissemos, portanto, o novo objetivo na empreitada da contabilidade 4.0 é se destacar. 

Atualmente, nos encontramos em um momento de instabilidade econômica e financeira e, para a sobrevivência de qualquer empresa, o uso racional dos recursos torna-se essencial. Sendo assim, também é um momento que abre novas portas para os profissionais da área.

Dentro da área contábil, é possível encontrar-se em diferentes segmentos, como a contabilidade gerencial, a auditoria contábil, controle e perícia, consultor e até mesmo no ensino. Entretanto, com a contabilidade 4.0 em evidência, é essencial que os profissionais busquem um curso bem avaliado e que dê todo o suporte teórico e prático.

 Tudo isso mostra como os profissionais mais adaptados à contabilidade 4.0 são os que mais se destacam nesse meio, encontrando condições e oportunidades para tornar-se referência no assunto e superar o os seus concorrentes.

 

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

Você tem ou gostaria de iniciar um Escritório Contábil?

Imagine ter um escritório organizado, bem administrado e com grandes possibilidades de sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *