Contabilidade Consultiva: como se tornar um Contador Consultor?

Contabilidade Consultiva: como se tornar um Contador Consultor?

Na contabilidade padrão, tarefas são designadas aos contadores, com prazos e processos que devem ser cumpridos no âmbito fiscal, financeiro, tributário e econômico das empresas e clientes. Nesse caso, a comunicação com o contador é restrita às entregas e solicitações de documentos, muito diferente do que acontece na Contabilidade Consultiva, que vai além, aproximando clientes e contadores para obter melhores resultados. 

Mas o que é Contabilidade Consultiva?

A Contabilidade Consultiva é uma área da contabilidade com foco no relacionamento estratégico entre contador e cliente. Nesse caso, o contador fica muito mais próximo de seu cliente, atuando de maneira ativa, auxiliando na tomada de decisões de forma racional, planejada e estratégica, além de promover soluções mais assertivas para o negócio. 

Contabilidade Consultiva na prática: como funciona?

Na prática o contador tem a tarefa de estudar a empresa, analisando dados, registros e relatórios, além de verificar todas as movimentações e metrificar todos os pontos e números levantados, cruzando informações e compreendendo de forma ampla todos os aspectos positivos e negativos da empresa, traçando um novo plano de crescimento eficiente e integrado. 

A partir de um levantamento estratégico por parte do contador e uma relação mútua de confiança entre as partes, a empresa consegue entender de perto todos os seus números verdadeiros, direcionando e planejando os próximos passos para o seu crescimento. 

A Contabilidade Consultiva é um serviço personalizado e tem por objetivo construir soluções exclusivas para um cliente ou negócio através da transparência, comunicação e confiança. 

Benefícios proporcionados pela Contabilidade Consultiva

A Contabilidade Consultiva funciona como uma via de mão dupla entre o cliente, que tem o dever de fornecer todas as informações e documentos necessários da empresa, e o contador, que tem a função de analisar e promover ações de acordo com foco em resultados. 

Essa parceria quando realizada da forma correta, pode apresentar inúmeros benefícios para o negócio, confira alguns deles: 

  • Redução de custos: a contabilidade consultiva auxilia empresas a controlar e organizar os orçamentos da organização, monitorando de perto gastos e investimentos, com foco na redução de custos e desperdícios.
  • Redução de falhas e erros: A contabilidade consultiva aprofunda processos e atua de forma ampla, fiscalizando todos os aspectos da empresa, resultando na redução direta de falhas nos processos e erros do setor.  
  • Planejamento estratégico aprofundado: com um levantamento preciso e dados contábeis verdadeiros o contador é capaz de otimizar a gestão estratégica do negócio a partir de um planejamento aprofundado, com metas mais ousadas e grande possibilidade de resultados efetivos.
  • Qualidade nos processos: A Contabilidade Consultiva proporciona a melhoria dos processos, afinal, o contador tem a oportunidade de averiguar todos os aspectos de perto, pontuando falhas e aplicando ações de melhorias de forma contínua. 

Contabilidade Consultiva no Brasil: Oportunidades

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 6.000 empresas de pequeno e médio porte, levantou um panorama importante sobre o  relacionamento entre empresários e contadores. 

Essa pesquisa constatou dois dados imprescindíveis sobre a importância da Contabilidade Consultiva. 

  • 47% dos empresários dizem que as informações que seu contador envia não servem para tomar decisões no dia a dia;
  • 61% das empresas estariam dispostas a pagar mais para ter serviço consultivos dos contadores.

Em resumo, esses números mostram que existem milhares de oportunidades para o Contador Consultor e que muitas empresas e empresários estão não apenas dispostos a pagar por isso, como consideram esse serviço de extrema importância. 

Como se tornar um Contador Consultivo?

Profissão almejada por diversos contadores, o cargo de Contador Consultivo pode abrir portas, afinal, esse profissional é um parceiro estratégico das organizações, atuando de forma analítica e em parceria com grandes clientes.

Com um papel tão importante e repleto de responsabilidades, os salários praticados no mercado para esse profissional são igualmente proporcionais.

Portanto, se você deseja se tornar um Contador Consultivo é importante saber que antes de mais nada, é necessário dominar todos os aspectos dos serviços contábeis e compreender de forma ampla todas as atividades da profissão. 

Para oferecer esse atendimento completo, o consultor também deve ampliar os seus conhecimentos, se especializando em áreas afins. Confira abaixo uma série de dicas que podem te ajudar a se tornar um bom Contador Consultivo. 

  • Seja antes de mais nada, um parceiro do seu cliente.
  • Faça uma especialização ou pós-graduação em Contabilidade Consultiva.
  • Trabalhe o Marketing de Relacionamento.
  • Desenvolva uma carteira de clientes forte e preze pelo marketing de indicação.
  • Torne-se digital, abuse do uso de tecnologias e inovações para atender o seu cliente.
  • Divulgue seu trabalho nos meios digitais.
  • Atualize-se constantemente.
  • Seja uma referência como Contador Consultivo. 
  • Construa um networking forte e consolidado.
  • Promova lives e palestras sobre a Contabilidade Consultiva para ganhar visibilidade.

[DICA EXTRA]

Já pensou em absorver 13 anos de experiência em contabilidade em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar do zero tudo que um contador iniciante precisa saber para executar serviços contábeis profissionais.

Se você precisa de experiência, acesse agora o treinamento Contador na Prática e adquira conhecimentos valiosos. 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: