Contabilidade Criativa: Você sabe o que é?

A contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio das entidades, porém sabemos que, na verdade, a contabilidade não é só isso. Precisamos estar sempre atualizados em relação à parte financeira da empresa, ao ambiente de trabalho, à estratégia e ao marketing para trazer bons resultados para a empresa a partir das tomadas de decisões junto com os empresários. Mas dentre todas as informações que a nossa contabilidade pode trazer, temos que tomar cuidado com a contabilidade criativa, uma vez que aplicadas de forma negligente, ela pode trazer sérios riscos à empresa. Fique por dentro desse assunto com o nosso artigo! 

O que é contabilidade criativa?

A contabilidade criativa é uma  estratégia adotada por alguns profissionais de contabilidade para maquiar as contas e, dessa forma, conseguir investimentos de terceiros como empréstimos e financiamentos bancários.

Alguns gestores tentam usar essa estratégia para alterar alguns relatórios da empresa e assim, utilizam-se de omissões e  o não cumprimento das regras contábeis a fim de tentarem apresentar informações mais “atraentes” do que realmente são. 

O grande problema é  que ao tomar esse tipo de medida sem comunicar ao contador,  o empresário pode correr sérios riscos e cometer erros e, dessa forma, acabar detonando sua reputação no mercado, trazendo como consequência, a falta de credibilidade, fiscalização e multa decorrente do não pagamento dos impostos corretamente. 

Por que a contabilidade criativa pode ser criminosa ou ilegal?

Alguns estudiosos no assunto, mencionam que o patrimônio que não demonstra uma verdadeira contabilidade ou situação econômica, está infringindo a lei, uma vez que as demonstrações contábeis precisam evidenciar a real situação da empresa de forma fidedigna e clara. 

E esse é um dos maiores problemas ao usar uma contabilidade criativa, pois sua prática é o que corrompe a estrutura das informações sobre a empresa. Tal prática pode ser conhecida como criminosa, uma vez que o fato de alterar um relatório faz com que algum imposto deixe de ser pago e dessa forma, a empresa pode obter  vantagem, por exemplo, de receber um empréstimo ou financiamento bancário superior a média, obtendo assim melhores resultados.

Quando uma instituição financeira perceber que houve fraude naquele relatório, ela poderá processar a empresa para recuperar o valor que ela concedeu à mesma; com solicitação em juízo e reparo das informações falsificadas. 

Dessa forma, a empresa pode ter a  sua imagem comprometida perante o mercado  e além disso, a mesma poderá receber uma autuação da Receita Federal por sonegação de impostos. Já o responsável pela empresa poderá receber prisão conforme a legislação vigente. 

Ações legais e éticas dentro da empresa

O contador ou o profissional de contabilidade precisa estar atento à legislação fiscal, contábil e tributária da entidade para que a mesma não corra riscos de ser penalizada caso constitua atos ilegais. Isso é uma forma da empresa ter mais transparência e honestidade diante de seus relatórios contábeis. 

É necessário lembrar que a empresa precisa adotar uma estratégia dentro da lei para conseguir algum objetivo ou meta a curto ou longo prazo  e evitar usar uma contabilidade criativa.

Gostou do artigo? Nós do Viver de Contabilidade queremos que você seja um profissional conceituado!