Contabilidade Fiscal

A contabilidade fiscal requer conhecimentos específicos, para que o profissional consiga desempenhar seu papel, contribuindo para que tudo na empresa funcione conforme o esperado.

Tendo em vista que, a prática contábil na área fiscal lida com absolutamente tudo que envolve os tributos. Portanto, é um trabalho complexo, minucioso e que requer conhecimento prático e teórico a respeito de toda a rotina a ser cumprida.

Para que você conheça melhor a contabilidade fiscal, elencamos alguns aspectos importantes sobre a área.

Com o objetivo de que você aprenda como se preparar melhor para atuar na área fiscal, sendo um profissional que se destaca positivamente por uma performance acima da média.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Contabilidade fiscal: a burocracia brasileira

Atualmente, o Brasil é um dos países com a parte fiscal mais completa no mundo. Obviamente isso tem um custo para empresas e pessoas físicas que precisam lidar com todos os tributos que incidem sobre absolutamente todos os produtos e serviços.

O profissional que trabalha na área fiscal, é responsável por auxiliar empresas e pessoas físicas a lidar da melhor forma possível com todos os encargos e tributos que precisam ser pagos em dia.

Por ser uma área de atuação em que o contador deve lidar diretamente com os tributos das empresas e pessoas físicas, é muito importante ter conhecimento prático e autoconfiança.

Tendo em vista que, não saber reconhecer erros ou cometer erros por inexperiência pode custar caro para o cliente e para o contador.

É de responsabilidade do contador assumir as multas e sanções ocasionadas por erros em sua performance. Além disso, existe muita burocracia envolvida no processo de calcular todos os tributos e efetivamente planejar a parte tributária de uma empresa.

Cabe ao contador ter experiência e conhecimento da parte prática contábil na área fiscal, para que não cometa erros no processo.

De modo que, seja possível ter o melhor aproveitamento possível a respeito do enquadramento tributário, para que a empresa não tenha perda de competitividade e com isso, consiga ter um bom resultado no mercado, alavancando em conjunto a carreira de seu contador.

O contrário também pode acontecer! Erros não identificados podem comprometer a competitividade da empresa e a carreira do contador. Portanto, aprender toda a parte prática contábil da área fiscal é indispensável para se sair bem na área.

A experiência profissional minimiza erros

Quem atua no cotidiano com contabilidade fiscal, acaba adquirindo muita experiência em relação ao pagamento de tributos, prazos e demais detalhes que envolvem a rotina de trabalho.

Mas como fica o profissional que está se formando, gostaria de adquirir conhecimentos práticos, mas não tem uma oportunidade de emprego por falta de experiência?

Essa é a pergunta que a maior parte dos alunos de graduação se fazem. Afinal, como adquirir o conhecimento da prática contábil na área fiscal, sem ter um emprego?

A boa notícia é que existem diferentes caminhos que possibilitam adquirir esse conhecimento prático que é desejado pelas empresas e pelos recém formados.

O estágio é uma das possibilidades para aprender mais sobre a contabilidade fiscal. Uma vez que, o profissional terá contato diariamente com demandas da empresa.

Aprendendo na prática como lidar com os impostos, demandas e todas as tarefas comuns ao setor fiscal.

Outro caminho possível, é investir na formação prática, para adquirir os conhecimentos que normalmente são conquistados no cotidiano de trabalho.

Adquirir conhecimento prático é sempre uma forma de se destacar no mercado, possibilitando um desempenho acima da média e que abre portas de emprego, oportunidades de empreender e de construir uma carreira acima da média.

Por isso, todo profissional que deseja atuar na área contábil deve sempre que possível, investir em sua formação, especialmente na parte prática.

Afinal, o conhecimento prático é uma carência da graduação e que geralmente cria uma lacuna entre o recém formado e o mercado de trabalho.

Uma vez que, as empresas buscam profissionais que sejam mais experientes e que possam contribuir com o bom funcionamento da empresa desde o momento que são integrados ao quadro.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Como se dá uma formação prática?

O profissional que deseja aprender a prática contábil na área fiscal, precisa investir em sua carreira, adquirindo conhecimentos práticos para que não tenha dificuldade de encontrar um emprego na área.

Afinal, a maior parte das empresas busca profissionais qualificados, com experiência e que tenham habilidade com os cálculos tributários.

Justamente para evitar problemas em relação ao pagamento de tributos. Quando o profissional da área comete erros por inexperiência, todos são penalizados.

Não só o profissional que acaba tendo que pagar multas, como também a empresa, que fica exposta a sanções que não eram necessárias.

Com a formação prática, o profissional aprende como é o cotidiano de alguém que já trabalha na área. Além de adquirir muitas experiências que o profissional comenta durante as aulas.

Dessa forma, é possível aprender em curto período de tempo, tudo aquilo que o professor levou anos para entender. Ao investir em formação prática o aluno está, na verdade, pegando um atalho em sua carreira.

De modo que, possa se destacar atuando na contabilidade fiscal, por ser um profissional com um desempenho acima da média, proporcionado pelas experiências adquiridas ao longo de sua formação.

Isso é interessante até mesmo para quem está participando de entrevistas e acaba não sendo selecionado. Tendo em vista que, ao investir na melhora de seu currículo e desenvolvimento de novas habilidades, o profissional consegue ter mais destaque em processos seletivos.

Possibilitando que o entrevistador reconheça no candidato as habilidades necessárias para ocupar a vaga.

O contador fiscal responde pela apuração dos valores de impostos

É importante sempre destacar que, na rotina de trabalho, o contador responsável pela parte fiscal da empresa deve conhecer os cálculos, pagamentos e prazos necessários para que a parte fiscal da empresa fique em ordem.

Caso contrário, os equívocos por ele cometidos deverão ser assumidos, tendo todo o prejuízo arcado pelo contador que cometeu o equívoco.

Acontece que, além de ser um prejuízo financeiro, os equívocos na carreira são problemáticos por proporcionarem problemas para a imagem do contador.

Um cliente insatisfeito pode denegrir a imagem do escritório de contabilidade, comentando com os amigos mais próximos que o contador cometeu uma série de erros.

E quando esse tipo de fama se espalha, é muito ruim para todos na equipe do escritório. Portanto, o ideal é sempre evitar todos os tipos de contratempos que são habitualmente causados pelo equívoco.

Investir em adquirir conhecimentos sobre a parte prática contábil na área fiscal, possibilita que toda a apuração da área fiscal seja executada da melhor maneira possível.

Possibilitando que o profissional tenha clientes satisfeitos, possa garantir a competitividade da empresa e manter toda a parte fiscal legalizada.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

Cursos sobre prática contábil na área fiscal funcionam como uma especialização?

Dependendo da qualidade do curso, sim! Um curso completo que ensina o passo a passo da prática contábil na área fiscal possibilita que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para uma rotina de trabalho.

Mesmo que o objetivo do contador não seja entrar para um escritório específico ou integrar alguma empresa, é preciso focar no aprendizado sobre contabilidade fiscal, principalmente quando o objetivo é abrir seu próprio escritório.

Afinal, o seu conhecimento será necessário para seu cotidiano. Possibilitando que o escritório tenha toda a parte fiscal legalizada e funcionando perfeitamente, como um cartão de visitas para conquistar clientes.

Ao longo de um curso completo que ensina a parte prática, é preciso se dedicar para fazer todas as dinâmicas, assistir todas as aulas e entender de fato quais são as competências que você precisa desenvolver.

Durante a graduação, é comum que os professores não estimulem a parte prática. Por isso, os alunos que buscam cursos livres sobre contabilidade fiscal, se destacam.

A prática contábil da área fiscal não é a parte favorita de todo contador

É importante destacar que, aprender a prática contábil sobre a área fiscal, não é de fato a formação mais procurada por todo contador.

Existem outras áreas de atuação que o profissional pode se especializar e ter um bom resultado financeiro e em sua carreira, facilitando a entrada no mercado.

Entretanto, a prática contábil na área fiscal é uma área que sempre tem alta demanda. Não só as empresas que estão abrindo agora, como também, as empresas já estabelecidas no mercado precisam de um contador especializado na área fiscal.

Por isso mesmo, é tão importante investir na sua formação prática para que conheça essa área e identifique se existem oportunidades com as quais se identifica.

Mesmo que posteriormente não queira atuar diariamente com a área fiscal, é possível usar esse conhecimento para se destacar em entrevistas.

Um profissional que continua estudando e se atualizando, tende a ser bem visto por recrutadores e aumentar suas chances de contratação.

Além disso, é interessante fazer esse tipo de especialização quando já está atuando no mercado de trabalho e precisa se atualizar.

Afinal, o Brasil é um país que possui a área fiscal muito complexa. Sendo necessário que todo contador invista em sua carreira fazendo cursos de atualização.

Domine as rotinas do Departamento Pessoal:

Conheça a formação prática de Departamento Pessoal na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 250 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.

Você gostaria de dominar as Regras, Normas, Leis e Atalhos do Departamento Pessoal?

Se tornar um profissional capaz de atuar na área em poucas semanas?

Você gostaria de trabalhar na área de Departamento Pessoal?

Gostaria de um atalho para dominar as todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que envolvem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática do Departamento Pessoal.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP

A área fiscal é um fator chave de toda empresa

Não é em vão que, a maior parte das empresas procura por profissionais mais experientes para lidar com a rotina fiscal do negócio.

Não só por ser uma área delicada e repleta de burocracias, como também, por ser uma parte decisiva do negócio, que estabelece se a empresa será competitiva e lucrativa ou não.

Com base no planejamento do pagamento de tributos, o empresário poderá definir metas de vendas e resultados de seu negócio.

Quando a parte fiscal da empresa não vai bem, todo o resto é prejudicado. É importantíssimo que o negócio conte com um contador especializado e que seja verdadeiramente capacitado para que possa atuar da melhor maneira possível.

E quem se candidata a esse tipo de vaga sem demonstrar experiência, acaba na verdade perdendo tempo. Uma vez que, a maior parte dos contratantes não deseja investir na formação de um profissional que está começando agora, dada a complexidade da questão.

Quem já sabe que pode adquirir as habilidades necessárias através do aprendizado por meio de cursos livres e que formam para a parte prática, acaba conseguindo maior destaque por ter melhor performance que os colegas recém formados ou que nunca atuaram com a parte fiscal.

A necessidade de constante atualização da prática contábil área fiscal

Como já foi dito anteriormente, o Brasil é um país com muita burocracia ligada a área fiscal. Por isso, é comum que esse setor sofra alterações significativas com o passar dos anos.

De modo que, as atualizações minimizem as burocracias e possibilitem maior competitividade para diferentes setores econômicos.

Essas atualizações fazem com que o profissional da área precise continuar investindo em sua formação continuamente, para que não cometa erros por manter práticas antiquadas.

Portanto, além dos recém formados que precisam investir para adquirir conhecimento prático, os profissionais da área, que são mais experientes, também precisam continuar investindo na própria carreira.

Justamente com o objetivo de evitar uma série de erros que podem ser cometidos no seu dia a dia pela falta de atualização.

E os erros de um profissional experiente tendem a não ser vistos com bons olhos, principalmente por ser alguém que já tem anos de carreira, que não deveria estar cometendo erros comuns para principiantes.

O investimento na sua carreira deve ser contínuo, sempre buscando aprender mais, se capacitar mais, visando atender seus clientes com a máxima eficiência e que isso possibilite um bom retorno financeiro.

Todo profissional que se destaca no mercado investe continuamente em sua carreira. Uma vez que, compreende a importância disso para que possa continuar sendo um profissional requisitado pelos clientes e assertivo.

Portanto, não existe um momento ideal que seja oportuno para que o profissional invista em sua carreira. É preciso continuar as atualizações e o foco na parte prática do cotidiano profissional.

Possibilitando assim, que a sua performance seja diferenciada e isso contribua para a manutenção de oportunidades no mercado de trabalho. Que tal começar a investir mais na sua formação prática?

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP