Contabilidade na era digital

Tempo de leitura: 3 minutos

O impacto da transformação digital provocou mudanças significativas, tanto no cotidiano profissional, quanto no pessoal. Logo, assim como realizamos as tarefas diárias conectados em grande parte do tempo, a Contabilidade na era digital vem migrando para o virtual.

Nesse contexto, a tecnologia tem trazido melhorias em vários aspectos. Quesitos como produtividade, agilidade e eficiência nos processos de negócio são indícios do que ela tem proporcionado às empresas.

Na contabilidade brasileira, a evolução vem tomando forma graças às recentes medidas da Receita Federal. Bons exemplos são a implementação do SPED e a exigência de certificado digital.

Você tem a Prática Contábil? 
Conhece os procedimento de Abertura, Alteração e Encerramento de empresas?
Sabe declarar tudo do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs?
Clique aqui e veja a forma mais rápida de ter a prática contábil e ser um Contador Profissional

 

Para elucidar os benefícios ganhos pela Contabilidade na era digital, vejamos cinco medidas atreladas à tecnologia que tornam o ambiente de escritório contábil mais produtivo, ágil e eficiente.

Automatização de tarefas

Ultimamente, empresas optaram pela implementação de um robô para realizar tarefas pequenas e corriqueiras, mas que demandam tempo dos funcionários. É justamente esse desvio de foco que os escritórios contábeis estão procurando coibir.

Nesse sentido, o serviço tende a melhorar substancialmente conforme o contador se dedica mais ao core business. Do contrário, muito tempo é perdido com processos que não influenciam na satisfação do cliente.

Uso de ferramentas e apps voltados à produtividade

A contabilidade na era digital dispõe de enorme variedade de ferramentas e aplicativos que contribuem para o aumento de produtividade. Nesse contexto, os produtos de software colaborativos têm otimizado o ambiente contábil, tanto para o profissional quanto para o escritório.

Entretanto, quais as principais recursos trazidos por essas ferramentas? Há diversas possibilidades: desde soluções para compartilhamento de arquivos a serviços que ajudam a manter a rotina bem organizada.

Um escritório contábil, por exemplo, pode incrementar o ambiente de trabalho com:

  • Google Drive ou Dropbox (armazenamento de documentos em nuvem);
  • ProofHub (gerenciamento de projetos e compartilhamento de arquivos entre equipe e clientes);
  • Trello (organizador de tarefas);
  • Slack (comunicação em equipe);
  • Appliqato (gravador de chamadas); e
  • CamScanner (aplicativo que permite digitalizar e compartilhar documentos ao simplesmente tirar foto deles).

Logo, ao se aprofundar no assunto, você perceberá que há diversas possibilidades de combinações para dar um plus na produtividade do escritório contábil.

Implementação de sistemas contábeis

Escolher um sistema contábil é, um passo muito importante para a Contabilidade na era digital. Afinal, um software desse porte é capaz de reunir todas as atividades do contador e migrá-las para o ambiente computacional.

Portanto, além das vantagens dos sistemas contábeis em termos de agilidade, organização, desempenho e segurança, existe a integração com outros sistemas imprescindíveis para a contabilidade, como o já mencionado SPED.

Coleta de dados no suporte a tomadas de decisão

Complementando as funcionalidades dos sistemas contábeis, a coleta de dados vem se tornando imprescindível em vários aspectos.

Exemplificando, é por da coleta e análise de dados que a Contabilidade Gerencial adquire mais força. Isso porque dela são extraídos os recursos para medir o desempenho da equipe e as consequências financeiras de cada ação.

Todavia, vale destacar que a Contabilidade na era digital implica mudanças, também, nos requisitos do contador , que passa a ter de dominar as principais ferramentas da área —principalmente as de escrituração digital.

Agora queremos saber de você: o quanto está preparado para lidar com as novidades da era digital? Já utilizou alguma das tecnologias mencionadas no artigo? Deixe o seu comentário e participe!

Você tem a Prática Contábil? 
Conhece os procedimento de Abertura, Alteração e Encerramento de empresas?
Sabe declarar tudo do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs?
Clique aqui e veja a forma mais rápida de ter a prática contábil e ser um Contador Profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *