Contabilidade ou Livro Caixa?

O registro contábil é muito importante para qualquer empresa, além de facilitar o controle da vida financeira e das suas economias ele permite o maior monitoramento dos seus dados contábeis. Por isso, é fundamental saber as informações específicas sobre a Contabilidade e o Livro Caixa.

Ambos possuem algumas semelhanças, mas também algumas particularidades que podem fazer uma diferença enorme na sua empresa.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre contabilidade e livro caixa, separamos as principais informações sobre cada uma delas.

Continue lendo e confira!

O que é a Contabilidade?

A contabilidade faz o registro contábil de uma empresa, buscando aprimorar todas as informações de gestão da mesma para a tomada de decisão.

Através dos registros que são realizados pela contabilidade é possível acompanhar o controle de todo patrimônio da empresa. 

Dessa maneira, ao realizar a contabilidade, a empresa terá o máximo de informações para melhor gerenciá-la. Pois, nela estarão constando os bens, direitos e obrigações da empresa.

Quais as vantagens de realizar a contabilidade?

A contabilidade pode trazer algumas vantagens para as empresas que a utilizam:

  • Distribuição dos lucros sem limitações.
  • Mais facilidade para financiamento e empréstimos. 
  • Participações em licitações.
  • Requerer Recuperação Judicial, obtendo os benefícios da falência.
  • Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados.
  • Relatórios contábeis com todas as informações.

O que é o Livro Caixa?

O livro caixa registra todos os recebimentos e pagamentos lançados de forma cronológica (dia, mês e ano), como contas de água, energia elétrica, telefonia, materiais de escritório e outros materiais. 

Ele tem como principal objetivo o registro de entradas e saídas financeiras da empresa e seu uso é facultativo, para empresa de Lucro Presumido e Real.

O livro caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, referente à conta Caixa da empresa. Por isso, a sua escrituração precisa ser feita de maneira correta, com todos os lançamentos de pagamentos e recebimentos.

Para manter a escrituração do livro caixa correta e sem falhas, é indispensável ter todos os lançamentos de operações financeiras referente aos pagamentos e recebimentos. 

Os comprovantes de pagamentos e recebimentos devem ser arquivados em um local seguro para facilitar o processo de manutenção do livro. Isso evitará problemas contábeis e também a falta de controle de pagamentos.

Como preencher um livro caixa?

Para preencher o livro caixa será necessário se atentar aos seguintes itens:

  • Data do registro: com as datas é possível organizar os gastos de forma cronológica.
  • Histórico: identificar a transação.
  • Entradas: são todos os recebimentos que a empresa teve.
  • Saídas: são os valores pagos pela empresa.
  • Saldo atual da conta caixa.
  • Saldo final para mostrar a diferença entre as entradas e saídas.

Ter todas as informações anteriores preenchidas no livro caixa, evidencia os movimentos financeiros que a empresa tem, evitando erros no saldo final.

Contabilidade ou Livro Caixa: qual a melhor opção?

A  contabilidade e o livro caixa são ferramentas que podem auxiliar o empresário no melhor andamento do negócio.

Precisamos avaliar o perfil do nosso cliente para verificarmos em qual opção que ele melhor se enquadra: Contabilidade ou Livro Caixa. 

Fazer todo o registro da empresa manualmente pode ser mais trabalhoso do que fazer todo o processo de maneira digital, como funciona na maioria das empresas que fazem a contabilidade.

Atualmente, com o avanço tecnológico, ter todas as informações digitalizadas é o caminho mais prático e que otimiza o tempo de todos da empresa.

Dessa forma, a contabilidade acaba sendo sempre a mais escolhida, devido a sua praticidade em distribuir 100% dos lucros da empresa,  conseguir um financiamento, empréstimo, ou ter mais credibilidade no mercado além de conseguir executar as tarefas com segurança a partir das suas informações.

Além disso, tanto a contabilidade como o livro caixa podem se tornar mais ágeis com um sistema de gestão, que pode auxiliar qualquer tipo de empresa, inclusive as microempresas e pequenas empresas que geralmente utilizam o livro caixa.

Afinal,  esses tipos de empresas não têm total controle das suas finanças e acabam optando por trabalhar com o livro caixa, por ser mais fácil e conseguir lidar com a agilidade no cotidiano de sua empresa.

 

Seja um Profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

[  DOMINAR A PRÁTICA CONTÁBIL  ]