Contabilidade ou Livro Caixa?

O registro contábil é muito importante para qualquer empresa, além de facilitar o controle da vida financeira e das suas economias ele permite o maior monitoramento dos seus dados contábeis. Por isso, é fundamental saber as informações específicas sobre a Contabilidade e o Livro Caixa.

Ambos possuem algumas semelhanças, mas também algumas particularidades que podem fazer uma diferença enorme na sua empresa.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre contabilidade e livro caixa, separamos as principais informações sobre cada uma delas.

Continue lendo e confira!

O que é a Contabilidade?

A contabilidade faz o registro contábil de uma empresa, buscando aprimorar todas as informações de gestão da mesma para a tomada de decisão.

Através dos registros que são realizados pela contabilidade é possível acompanhar o controle de todo patrimônio da empresa. 

Dessa maneira, ao realizar a contabilidade, a empresa terá o máximo de informações para melhor gerenciá-la. Pois, nela estarão constando os bens, direitos e obrigações da empresa.

Quais as vantagens de realizar a contabilidade?

A contabilidade pode trazer algumas vantagens para as empresas que a utilizam:

  • Distribuição dos lucros sem limitações.
  • Mais facilidade para financiamento e empréstimos. 
  • Participações em licitações.
  • Requerer Recuperação Judicial, obtendo os benefícios da falência.
  • Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados.
  • Relatórios contábeis com todas as informações.

O que é o Livro Caixa?

O livro caixa registra todos os recebimentos e pagamentos lançados de forma cronológica (dia, mês e ano), como contas de água, energia elétrica, telefonia, materiais de escritório e outros materiais. 

Ele tem como principal objetivo o registro de entradas e saídas financeiras da empresa e seu uso é facultativo, para empresa de Lucro Presumido e Real.

O livro caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, referente à conta Caixa da empresa. Por isso, a sua escrituração precisa ser feita de maneira correta, com todos os lançamentos de pagamentos e recebimentos.

Para manter a escrituração do livro caixa correta e sem falhas, é indispensável ter todos os lançamentos de operações financeiras referente aos pagamentos e recebimentos. 

Os comprovantes de pagamentos e recebimentos devem ser arquivados em um local seguro para facilitar o processo de manutenção do livro. Isso evitará problemas contábeis e também a falta de controle de pagamentos.

Como preencher um livro caixa?

Para preencher o livro caixa será necessário se atentar aos seguintes itens:

  • Data do registro: com as datas é possível organizar os gastos de forma cronológica.
  • Histórico: identificar a transação.
  • Entradas: são todos os recebimentos que a empresa teve.
  • Saídas: são os valores pagos pela empresa.
  • Saldo atual da conta caixa.
  • Saldo final para mostrar a diferença entre as entradas e saídas.

Ter todas as informações anteriores preenchidas no livro caixa, evidencia os movimentos financeiros que a empresa tem, evitando erros no saldo final.

Contabilidade ou Livro Caixa: qual a melhor opção?

A  contabilidade e o livro caixa são ferramentas que podem auxiliar o empresário no melhor andamento do negócio.

Precisamos avaliar o perfil do nosso cliente para verificarmos em qual opção que ele melhor se enquadra: Contabilidade ou Livro Caixa. 

Fazer todo o registro da empresa manualmente pode ser mais trabalhoso do que fazer todo o processo de maneira digital, como funciona na maioria das empresas que fazem a contabilidade.

Atualmente, com o avanço tecnológico, ter todas as informações digitalizadas é o caminho mais prático e que otimiza o tempo de todos da empresa.

Dessa forma, a contabilidade acaba sendo sempre a mais escolhida, devido a sua praticidade em distribuir 100% dos lucros da empresa,  conseguir um financiamento, empréstimo, ou ter mais credibilidade no mercado além de conseguir executar as tarefas com segurança a partir das suas informações.

Além disso, tanto a contabilidade como o livro caixa podem se tornar mais ágeis com um sistema de gestão, que pode auxiliar qualquer tipo de empresa, inclusive as microempresas e pequenas empresas que geralmente utilizam o livro caixa.

Afinal,  esses tipos de empresas não têm total controle das suas finanças e acabam optando por trabalhar com o livro caixa, por ser mais fácil e conseguir lidar com a agilidade no cotidiano de sua empresa.

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área Contábil

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP