Contabilidade para “e-commerce”

O e-commerce nada mais é que uma loja virtual, loja online, comércio eletrônico, ou seja, um site que permite comercializar produtos ou serviços pela internet. Sabemos que o mesmo virou febre no mundo e, aqui no Brasil, não foi diferente. Considerando o atual cenário de pandemia que o nosso país atravessa e que permanece cheio de incertezas, o e-commerce chegou trazendo resultados inesperados para quem busca os frutos de qualquer negócio relacionado às vendas pela internet. Várias empresas migraram suas lojas físicas para lojas virtuais e o contador teve um papel fundamental no gerenciamento dessas empresas, fortificando ainda mais o negócio espontaneamente.

Função da contabilidade no e-commerce

Como já sabemos, é possível abrir uma loja virtual ou migrar nossa loja física para o mundo digital com pouco investimento. Essa é uma grande vantagem que o e-commerce oferece. No entanto, todo negócio precisa ser legalizado e no mundo virtual não é diferente. Esse é o momento em que o contador entra em cena, respeitando as condições, leis e regras para o exercício da atividade comercial online.

Para diversas pessoas, as vendas pela internet não precisam de assessoria contábil, mas é aí que elas se enganam, pois o papel da contabilidade moderna vai muito além de um simples conselho. É necessário planejamento, informações sérias e até um auxílio na hora de tomar decisões; o contador é o braço direito do empresário e, assim, oferece todo o apoio na hora de administrar seu negócio. Vale lembrar que a empresa registrada, seja ela uma Sociedade Limitada, Eireli, Empresário Individual, Microempresa ou uma empresa de Pequeno Porte, não importa, é obrigada a ter um contador já que tudo envolve uma gestão, um planejamento tributário, cumprimentos de legislação e, claro, as perspectivas de lucros.

Portanto, a função da contabilidade do e-commerce é organizar conforme cada departamento, sejam eles:

  • Planejamento contábil: balanço patrimonial, demonstração de resultados, balancetes, livros contábeis (Diário e Razão);
  • Planejamento tributário: escolha da tributação, emissão de notas fiscais eletrônicas, recolhimento de impostos, escrituração de notas fiscais, obrigações acessórias;
  • Planejamento departamento de pessoal: pró-labore, folha de pagamento e todos os seus encargos e declarações;
  • Planejamento empresarial: abertura da empresa, alterações contratuais, emissão de certidões negativas, alvarás, entre outras.

Logo, o e-commerce é uma empresa como qualquer outra perante a legislação.

Então, recorde que a contabilidade é capaz de desenvolver todas as tarefas de uma empresa, seja ela no mundo físico ou virtual.

Como ficam os lucros na contabilidade no e-commerce?

Vamos supor que uma microempresa atuava de forma física – loja de rua migrou para uma loja virtual e suas postagens viralizaram na internet a ponto de se tornar muito conhecida, e por conta desse fato, as vendas aumentaram muito tornando o empreendimento cada vez maior.

E agora? A microempresa precisa adaptar a sua nova visão, ou seja, ela precisa de uma assessoria contábil mais completa, necessitando de orientações para transformar sua empresa caso seja necessário. Então como as vendas aumentaram muito, tudo isso irá influenciar no planejamento de cada área, por exemplo, contando com mais mão de obra, salto nos impostos, avaliação dos extratos financeiros, e assim transformando a vida dessa empresa. Nesse caso, ela precisa de um contador para que todo o seu lucro seja confeccionado, isto é, após apurar todas as movimentações contábeis (Vendas, Custo das Mercadorias, Despesas, etc.) seus lucros poderão ser distribuídos entre os sócios e seus funcionários se estiver previsto em lei.

O grande papel da contabilidade atual é fazer com que o contador esteja pronto para atuar em diversos segmentos e colaborar com o crescimento do negócio de seu cliente. As gestões contábeis, fiscais e financeiras fazem toda a diferença na vida das empresas trazendo um ar competitivo.

É preciso um bom gerenciamento para que as empresas cresçam cada vez mais com a ajuda da contabilidade.

Caso você ainda esteja em dúvida de como atuar no mundo do e-commerce lembre-se de que esta é uma oportunidade para trabalhar de forma estratégica e consultiva no mundo virtual, e ainda aumentar seus ganhos e conquistar novos clientes.

O Viver de Contabilidade torce pelo sucesso de todos os profissionais da área contábil.

Domine as Rotinas Contábeis:

Conheça a formação de Contador Profissional na prática.

A formação mais completa do mercado, com mais de 300 videoaulas práticas, ajuda com dúvidas e certificado.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Você gostaria de aprender 12 anos de Prática Contábil?

Gostaria de um atalho para dominar as Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido?

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou estar pronto para as oportunidades, envie uma mensagem no WhatsApp que vamos mostrar o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR NO WHATSAPP