O Trello (trello.com) é uma ferramenta colaborativa desenvolvida para trazer agilidade, mobilidade e praticidade a equipes de trabalho. Mas por que estamos falando sobre isso? Eis a nova: este artigo é o início da nossa série intitulada Contabilidade Produtiva, na qual abordaremos diversas soluções de produtividade.
Nesse contexto, temos o Trello como uma das principais aplicações, pois, além de todos os recursos e vantagens — que apresentaremos mais adiante —, ele se destaca pelo dinamismo entregue, algo essencial quando o assunto é comunicação entre colaboradores.
Contudo, como a ferramenta pode influenciar no ambiente de contabilidade? Pois bem, ela ajuda de várias maneiras. É possível, por exemplo, delegar, acompanhar e informar a conclusão de tarefas por meio da criação / moção dos cards — calma, logo você saberá do que estamos falando.
Sem mais delongas, vejamos, a seguir, quais são as principais características e vantagens do Trello. Acompanhe!
Funciona a partir de interface web
O que isso significa? Simplesmente, que se trata de uma solução online, acessível de qualquer navegador (Chrome, Firefox, Edge, Opera etc.). Portanto não importa onde você esteja ou o tipo de aparelho que esteja usando; o único requisito para utilizar o Trello é um dispositivo conectado à Internet.
Não requer backup
Como o Trello funciona online, todos os registros de atividades podem ser arquivados na própria plataforma, similarmente ao recurso de arquivamento presente na maioria dos serviços de webmail, como Gmail e Outlook.
Logo, não é preciso se preocupar com as cópias de segurança, afinal todas as informações estão armazenadas nos servidores da empresa que desenvolve o produto. Em outras palavras: elas estão bem guardadas.
O Trello é gratuito e fácil de usar
Lembra-se dos cards que mencionamos na introdução? Pois então, eles são elementos característicos do Trello. Na prática, são cartões que contêm informações (atividade, por exemplo) que podem ser criados, movidos ou excluídos, instantaneamente, usando o cursor do mouse para clicar e arrastar.
Vamos supor que o contador tenha de entregar “N” serviços durante o mês. Com o Trello, todas as tarefas podem ser organizadas nos cards e, ao concluí-las, elas são removidas ou, se preferir, movidas a um campo reservado às atividades concluídas.
Muito simples, não é mesmo? O melhor de tudo é que os recursos estão disponíveis gratuitamente, ou seja, você só precisa criar a conta e começar a utilizar!
Promove a redução de custos
Implementar um ambiente para estimular a produtividade, em tese, preocupa nos aspectos financeiros, pois as ferramentas costumam ser pagas. Além disso, quando falamos de um sistema de software, o seu uso implica requisitos de hardware e, às vezes, pagamento de licenças.
Devido à gratuidade e aos baixos requisitos de uso, todos esses eventuais custos são inexistentes. Um computador antigo conectado à Internet discada, por exemplo, pode ser o suficiente para utilizar o Trello.
É uma ferramenta colaborativa
Sendo esta ferramenta colaborativa, significa que várias pessoas conseguem utilizá-la ao mesmo tempo e compartilhar das mesmas informações. Nesse sentido, o Trello oferece a opção “criar time”, de modo que as equipes, que podem ser compostas de colaboradores, fornecedores ou clientes, são integradas num mesmo quadro.
Em suma, o Trello é uma verdadeira mão na roda para gerenciar equipes e, também, integrar os clientes. Presumindo que a sua ideia seja de se tornar um contador online, você tem condições de oferecer uma plataforma de interação atrativa e eficaz, sem pagar nada por isso.
Gostou das dicas? Saiba que temos muitos conteúdos como este pela frente. Para recebê-los com antecedência, assine a nossa newsletter!