Contabilidade Rural: Tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

De acordo com dados divulgados pela Forbes, as exportações do agronegócio passaram de US $100 bilhões em 2020. Os dados foram apresentados pelos próprios produtores rurais e refletem uma oportunidade incrível para os profissionais contábeis: a contabilidade rural. Segundo a IN RFB Nº 1700 de 2017, uma Empresa Rural concentra atividades no setor agrícola, zootécnico ou agroindustrial.

Da mesma forma que a contabilidade urbana exige cuidados, a área contábil de negócios rurais carrega particularidades e legislações que os profissionais de contabilidade devem compreender. Primeiramente, o Código Brasileiro dispõe de duas leis –  Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964) e a Lei da Política Agrícola (Lei nº 8.171/1991) – responsáveis por regulamentar as atividades rurais. Porém, quando falamos de empresas, é necessário levar em consideração também as especificações de cada modelo de negócio. Ou seja, os contadores de empresas rurais avaliam a realidade desses negócios para auxiliarem na melhor tomada de decisão.

Além disso, a contabilidade rural pretende gerir ativos, como por exemplo terra, equipamentos, caixas, fertilizantes e sementes. E passivos como empréstimos, até chegar ao patrimônio líquido das empresas rurais. Durante sua trajetória nesta área da contabilidade, você pode se deparar com termos como:

  • Atividade zootécnica: criação de animais para fins industriais ou comerciais
  • Atividade agrícola: exploração do solo para o plantio e a produção vegetal
  • Atividades agroindustriais: atividades benéficas e transformadoras para produtos agrícolas, capazes de modificarem a matéria prima da zootecnia.

Mas quais atividades podem ser definidas como rurais? Atividades como venda de rebanhos, cultivo de florestas, pecuária e agricultura podem ser classificadas como rurais.

Se você é contador ou estudante de Ciências Contábeis, deve estar se perguntando como realizar os registros de informações desse tipo de empresa. Continue a leitura para descobrir.

Registros contábeis para empresas rurais

Como sabemos, os registros contábeis abrigam princípios fundamentais da contabilidade, de acordo com despesas, custos e receita de um negócio. Outro fator importante são as condições climáticas, que por exemplo, podem trazer lucro ou prejuízo para alguma determinada atividade. Apenas com um controle criterioso seria possível manter a produção em alta. Nesse contexto, os contadores precisam tomar alguns cuidados com as empresas rurais e considerar as informações abaixo.

  • Avaliação dos bens
  • Custos indiretos
  • Estoque de produtos agrícolas
  • Despesas pré-operacionais
  • Despesas operacionais e receita operacional
  • Ativos da empresa rural e circulantes
  • Ativo permanente imobilizado
  • Imobilizados

Lembrando que os registros contábeis, assim como toda a contabilidade rural, devem considerar as particularidades de cada modelo de negócio além do Estatuto da Terra e a Lei de Política Agrícola, disponíveis no Código Brasileiro, como vimos anteriormente. Entretanto, empresas rurais que atuam com a criação de animais também devem incluir nascimento, estoque e os custos dos bichos.

Elenco de Contas

A contabilidade rural conta também com o Elenco de Contas, você sabe o significado desse termo? O Elenco de Contas nada mais é do que o plano de contas desta área contábil. Um planejamento eficaz, que pode contribuir para a gestão da empresa rural. Ao levantar as leis, o tributo e o fisco, o contador precisa considerar os custos, as despesas, os ativos e passivos do negócio. Para te ajudar, selecionamos alguns itens que podem ser incluídos no Elenco de Contas. Veja.

  • Imóveis da fazenda e de funcionários
  • Estoques
  • Culturas temporárias e permanentes
  • Rebanhos

Para que se tenha um bom planejamento é necessário que o empresário rural possa apresentar as informações relevantes e necessárias sobre o negócio rural para que a administração do negócio seja elaborada da melhor forma possível.

A contabilidade rural reserva inúmeras oportunidades para contadores e futuros profissionais da área. Conforme divulgado pela Sociedade Nacional de Agricultura, o agronegócio continuará em alta neste ano. Apesar disso, não podemos esquecer da qualificação necessária para tornar-se um contador rural. Estamos falando de outra realidade, com recursos que muitas vezes não estamos acostumados. Não são apenas novos termos, é a gestão do patrimônio rural.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Já pensou em aprender 12 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Temos uma formação completa que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado, e o melhor, na Prática!

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil