Contabilidade sem papel. É possível?

Cada vez mais a escrituração digital vem sendo adotada pelos órgãos fiscalizadores. Assim, as empresas contábeis tiveram que ajustar seus processos, migrando para o formato eletrônico.

Eliminar papel é uma necessidade e gera vários benefícios. Mas como atuar em contabilidade, com tantos documentos de extrema importância que precisam ser guardados?

Vamos mostrar como.

Notas fiscais, DRE, Balanços Patrimoniais e outros registros importantes devem ser preservados. Porém, se forem digitalizados, além de não correrem perigo de se desgastarem com o tempo, também ficam livre de um acidente como um incêndio ou alagamento no local onde estão guardados por exemplo.

Há empresas hoje que são especializadas em digitalização de documentos e podem te ajudar. Assim seu escritório ganhará tempo, garantindo a segurança dos dados dos seus clientes.

Claro que, uma vez que os arquivos estejam digitalizados, é preciso fazer backup dos registros, diariamente.

Pagamentos digitais

Escritórios contábeis contratam pessoas, compram insumos e fazem pagamentos – o que resulta em mais documentos para serem arquivados.

Pensando em uma realidade de contabilidade sem papel, os pagamentos que a sua empresa fizer não precisam necessariamente gerar mais uma nota fiscal impressa, mas sim, arquivos eletrônicos em extensão .xml.

Assim, as prestações de contas e análises financeiras serão bem menos trabalhosas, já que não será necessário consultar pastas e pastas e revirar caixas em busca de algum comprovante.

Na realidade de hoje, as empresas estão cada vez mais conectadas, os funcionários e equipes estão em home office e também há necessidade de cortar custos.

Com tantas possibilidades que a tecnologia nos traz, é possível ter essa economia e ter segurança. Além disso, fica muito mais fácil procurar um documento se for necessário, podendo acessar os sistemas online de qualquer lugar, até mesmo de seu celular.

Organização e Segurança

Se os documentos digitalizados e comprovantes eletrônicos forem bem organizados e nomeados, toda vez que alguém for procurar algo, ou seu cliente precisar de algum documento, você achará facilmente.

A horas gastas remexendo arquivos e aqueles espaços enormes nas empresas que alocam os papéis fazem parte do passado. Com os documentos digitalizados, você terá mais organização e terá um ambiente novo de trabalho, com espaço que pode ser bem melhor aproveitado. Consequentemente sua equipe vai produzir mais e melhor.

É importante escolher um software ou uma empresa de confiança para fazer a guarda e gestão dos papéis digitalizados.

Também deve ser possível controlar o acesso das informações das empresas, e em caso de roubo ou incêndio, os dados dos seus clientes estarão seguros.

Além de toda praticidade e benefícios que falamos até agora, não podemos deixar de falar sobre a sustentabilidade. Sem dúvidas, isso significa muito quando falamos em diminuir o uso de papel.

Pode ser que no início, você encontre resistência dos funcionários que podem não querer mudar a maneira como trabalham, por isso explique os benefícios de ficar sem papel. O grande volume de papéis para digitalizar no início pode ser grande, mas com o tempo o processo será tão automático que seus funcionários não vão se importar em deixar a rotina do seu escritório mais prática.

Quer mais dicas como essa? Veja nosso curso Contador na Prática e fique por dentro de dicas que tornarão seu escritório muito mais antenado e prático!

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

TENHA A PRÁTICA CONTÁBIL