Contador do Futuro – cinco dicas para você se manter atualizado

Tempo de leitura: 4 minutos

A revolução digital trouxe mudanças em todos os setores da sociedade; com a contabilidade não poderia ser diferente. Portanto, para ser um contador do futuro é preciso estar antenado às constantes transformações tecnológicas e se manter aberto para se adaptar aos novos moldes de trabalho e novas formas de se fazer contabilidade.

Separamos cinco dicas essenciais para você se posicionar na era digital e se destacar num mercado tradicional. Continue a leitura do artigo!

Confira os cinco passos para se tornar um contador do futuro

1. Modernização dos processos

A tecnologia só vai ameaçar o seu trabalho se você não se atualizar e se manter nos meus processos engessados do passado. Para ser um contador do futuro, o primeiro passo essencial é fazer das ferramentas digitais suas aliadas na realização dos processos internos.

O mercado já conta com diversas soluções de organização, gerenciamento de tarefas e otimização do tempo; garantindo assim maior qualidade, eficiência e segurança no serviço oferecido.

Os sistemas especializados em automação reduz significativamente as dificuldades encontradas no trabalho e a chance de equívocos. Por exemplo, a falta de integração aos sistemas dos clientes que gera aumento nos custos, já que demanda certo tempo para a coleta e digitação dos dados.

Essas são boas razões para começar a gerir documentos eletronicamente, otimizar o acesso aos arquivos de clientes, reduzir o espaço físico de arquivamento e enviar documentos com agilidade.

2. Invista em Marketing Digital

Estar presente na internet não é mais uma questão de gosto. Um contador do futuro tem a obrigação de se posicionar digitalmente. Quando você se relaciona com a sua audiência através dos canais digitais, você fideliza o seu cliente, educa o seu público-alvo e constrói sua autoridade no segmento.

É a fórmula certa para ser indicado por quem te acompanha (seja cliente ou não), pois sua marca acaba tendo um alcance e um impacto maior através da internet.

As estratégias de Marketing Digital consiste em fornecer conteúdo de qualidade através de blog, redes sociais e e-mail marketing e pode investir em publicidades pagas para aparecer para usuários que buscam e se interessam por serviços e conteúdos de contabilidade.

Afinal, uma coisa é certa: o seu potencial cliente com certeza está nas redes sociais!

3. Seja Omnichannel

Omnichannel é uma modalidade de atendimento que integra e unifica todas as plataformas on e offline. Ter um atendimento omnichannel é essencial para um contador do futuro, pois além de otimizar o atendimento, fornece mais confiança e empatia para o cliente que precisa de um suporte ágil e inteligente.

Por exemplo, seu cliente encontra um problema e entra em contato com o seu escritório através das redes sociais, o profissional realiza o atendimento, protocola a dúvida ou problema e retorna por telefone, whatsapp ou e-mail.

Entender o padrão de comportamento do cidadão atual e oferecer um universo de possibilidades de atendimento, relacionamento e comunicação dentro dos hábitos dele é estar um passo à frente no mercado da contabilidade.

O atendimento Omnichannel é um segundo passo após ter posicionado sua empresa no ambiente digital. Depois disso, basta capacitar o colaborador que será responsável pelo atendimento a monitorar todos os canais e realizar um procedimento padronizado de atendimento para registrar as atividades e unificar a comunicação.

4. Seja um agente de transformação para seus clientes

O que todo cliente quer é resultado: lucro, crescimento e capacidade de bolar novos planos de ações para alçar vôos cada vez mais altos. Porém, a falta de conhecimento contábil impede uma visão estratégica ou a identificação de futuras ameaças.

Um contador do futuro que se preze, se antecipa e fornece as informações e orientações que o cliente precisa e muitas vezes nem sabe. 

Praticar a contabilidade consultiva é uma forma de estar mais perto do seu cliente indicando os próximos passos para que ele alcançar o resultado desejado. Desta forma, você amplia sua gama de serviços e agrega valor à gestão estratégica da empresa.

Neste caso, é de suma importância saber se posicionar e valorizar o seu serviço, além de saber em qual estágio da experiência com a consultoria você está e construir um portfólio de apresentação.

5. Seja transparente

O serviço de contabilidade lida com informações confidenciais e preciosas de uma empresa; por isso, é de extrema importância passar confiança e trabalhar com ética e comprometimento.

Um contador do futuro sabe do valor que tem a própria palavra, principalmente na era digital, onde falsos profissionais são mascarados rapidamente.

Seja o profissional que você gostaria de contratar e se destaque na área!

 

Essas cinco dicas valem tanto para profissionais em busca de crescimento e recolocação na era digital ou para escritórios que visam se atualizar. Se você tiver conhecimento destes cinco passos, você será capaz de ser um agente transformador da empresa que trabalha, dos clientes e parceiros.

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil