Contador online: como se tornar um?

Tempo de leitura: 3 minutos

Enquanto a busca por uma colocação no mercado de trabalho preocupa os iniciantes em contabilidade, a possibilidade de ser um contador online é um caminho que, aos poucos, vem sendo cogitado pelos profissionais da área.

Decorrentemente de vários fatores ligados à transformação digital, fenômeno que mudou de forma drástica os hábitos de consumo e prestação de serviços no mundo todo, a contabilidade online se tornou uma realidade benéfica tanto para o profissional quanto para o consumidor.

Afinal, se por um lado o contador não precisa investir pesado em equipamentos, pessoas e espaço físico, por outro o consumidor usufrui de praticidade na contratação do contador e, principalmente, da oferta de serviços mais baratos em relação aos escritórios tradicionais.

Mas o que fazer para se tornar um contador online? Neste artigo, elencamos quatro dicas básicas para dar o pontapé inicial. Vamos a elas?

Invista na criação do site

Embora muito se questione sobre o trabalho e o investimento que acompanham a construção de um site, não há dúvidas de que estamos falando de um elemento muito importante para o contador online.

Para começar, você não precisa ter uma página repleta de recursos e um visual magnífico — contanto que seja atrativo. Há diversos serviços (pagos e gratuitos) que permitem criar um site bonito e funcional em poucos minutos.

Independentemente do estilo, é importante ter em mente que quanto maior a qualidade do site e seus aspectos (domínio próprio, apresentação das informações, ranqueamento no Google etc.), maiores são as chances de atrair clientes.

Lembre-se que o site é como um cartão de visitas e, nesse caso, é também uma ferramenta de marketing pessoal.

Desenvolva o seu networking como contador online

O networking (rede de contatos, do português) é um recurso bastante útil para construir a reputação no meio virtual. Plataformas como o LinkedIn, por exemplo, permitem que façamos novos contatos, divulguemos o currículo, encontremos empresas interessadas em nossos serviços e muito mais.

Todavia, existe outro meio de construir relações profissionais: comparecer a feiras específicas para profissionais da área de Contabilidade. Esses eventos proporcionam ótimas oportunidades de interagir com notáveis especialistas do setor, representantes de empresas e outros profissionais.

Invista em estratégias de marketing digital

Após criar um site, o marketing digital é o passo seguinte para que a estratégia seja, efetivamente, um sucesso.

Mas o que é marketing digital? Conceituando de maneira concisa, trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas para a captação de clientes via web.

Vamos supor que você esteja em busca de divulgar os seus serviços contábeis. Você pode publicar uma série de artigos para enfatizar as suas qualidades como contador e, assim, construir a sua reputação.

Para ampliar o alcance das publicações, pode-se utilizar das redes sociais e / ou do próprio Google. Ambos são excelentes canais para atrair visitantes qualificados para o site.

Observação: o objetivo do tópico foi elucidar o marketing digital usando uma abordagem didática. Para que ele funcione, é necessário estudar o assunto profundamente e fazer um bom planejamento.

Faça cadastros em sites para freelancers

Você pode, também, iniciar as suas investidas em plataformas específicas para freelancers, como os sites Freelancer, Workana e 99Freelas. Eles são ótimos exemplos de lugares para encontrar clientes, lançar propostas e construir uma boa reputação online.

De antemão, vale destacar que concentrar todos os esforços nessa estratégia é um erro grave. Afinal a concorrência é grande e nem sempre os valores serão compensadores, o que pode ser frustrante. Portanto considere essa dica um bônus para a sua estratégia.

A partir das dicas abordadas no conteúdo, você deve ter notado que ser um contador trabalhando remotamente não requer investimentos financeiros consideráveis. Entretanto, a dedicação quanto aos meios de se promover e construir a relação com os clientes é primordial para ter sucesso.

Você tem a Prática Contábil? 
Conhece os procedimento de Abertura, Alteração e Encerramento de empresas?
Sabe declarar tudo do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs?
Clique aqui e veja a forma mais rápida de ter a prática contábil e ser um Contador Profissional

1 comentário

Comentários encerrados.