Contadores famosos: 8 profissionais de sucesso para se inspirar

Quando iniciamos uma carreira, nada mais inspirador do que descobrir a história de profissionais que transformaram e revolucionaram a nossa profissão, né? No universo da contabilidade, existem alguns Contadores famosos que são reconhecidos até hoje por suas carreiras e projetos de sucesso. 

Hoje você vai descobrir  quem são os 8 contadores famosos que transformaram as Ciências Contábeis no Brasil e no mundo e todos os feitos que impulsionaram conceitos, técnicas e a evolução da profissão.

E se você, contador iniciante, precisa de dicas e conselhos valiosos, reunimos uma lista de contadores, com as principais frases de contadores famosos para te inspirar ainda mais. Confira! 

Contadores famosos: 8 profissionais de sucesso para inspirar a sua carreira

1.João Lyra Tavares:

Reconhecido nacionalmente como patrono da classe contábil, João Lyra Tavares (1871-1930), foi uma das figuras mais revolucionárias e simbólicas da contabilidade no Brasil. 

João integrou a Comissão de Contabilidade do Tesouro Nacional defendendo a classe de contadores e impulsionando a criação do Registro Geral dos Contabilistas, que ajudou a profissionalizar os contadores no Brasil. 

Nascido em Pernambuco, João Lyra Tavares foi além de contador, economista, professor, historiador, político  e criador oficial do Dia do Contabilista, comemorado em 25 de abril. 

“Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o dia dos Contabilistas Brasileiros”.

2.Antônio Lopes de Sá: 

Um dos maiores contadores do Brasil, Antônio Lopes de Sá (1927-2010), construiu uma grande carreira na área contábil, sendo detentor de inúmeros prêmios, nacionais e internacionais, inclusive, recebeu a medalha de ouro João Lyra Tavares, um dos maiores prêmios que um contador pode obter. 

Antônio foi doutor em Ciências Contábeis, professor universitário, economista e escritor, com mais de 180 livros publicados, como o clássico “Teoria da Contabilidade”. Seu nome deu origem ao Prêmio Internacional de Produção Científica Contábil, dirigido por entidades europeias e brasileiras.

“A nova imagem da profissão contábil diante de um cenário desafiador é um passo sem retorno e vai levando o profissional ao patamar que de fato lhe é reservado”.

3.Ana Maria Elorrieta: 

Eleita uma das 50 pessoas mais influentes da Contabilidade pelo Global Accountancy Power 50, Ana Maria Elorrieta honra os títulos que recebe. Sua história é vista como exemplo para outras contadoras e um motivo de grande inspiração. 

Nascida na cidade de Buenos Aires (Argentina), atuou como auditora de grandes empresas, foi presidente do Instituto de Auditores Independentes do Brasil e reeleita como membro oficial do Conselho da Federação Internacional de Contadores.(IFAC), uma organização mundial que atua pelos interesses dos profissionais contábeis e pelo desenvolvimento da economia global. 

“A pesquisa é o primeiro passo de um projeto que envolve ações contábeis em várias direções”.

4.Luca Bartolomeo de Pacioli: 

Considerado o pai da contabilidade moderna, Luca Bartolomeo de Pacioli (1445-1517), grande difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que revolucionou os pensamentos da época.

 O contador teve sua fama impulsionada após publicar o livro intitulado “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti”, em sua tradução em português, “Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade” a respeito do método das partidas dobradas.

Luca Bartolomeo também ficou famoso por dar aulas e colaborar com Leonardo da Vinci. 

“As nossas matemáticas são as mais verdadeiras e estão no primeiro grau de certeza”.

5.Warren Allen: 

Personalidade contábil importante, Warren Allen representa uma figura indispensável no atual cenário contábil contemporâneo.

Ex-presidente do Conselho da Federação Internacional de contadores e envolvido em funções de governança, consultoria e liderança do setor público e privado na Nova Zelândia, preside comitês de Auditoria e Riscos do Ministério das Relações Exteriores e Comércio (MFAT), do Gabinete do Controlador e Auditor-Geral (OAG) e da Câmara Municipal de Porirua. Ele também preside o Conselho Consultivo de Auditoria da PWC Nova Zelândia.

“A nossa profissão, quando dá algo errado, ganha de modo injustiçado os holofotes”.

6.Eliseu Martins: 

Responsável por reestruturar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil na década de 80, Eliseu Martins é considerado um dos contabilistas mais influentes do país. 

Professor universitário e contador, atuou em sua carreira de forma contínua para a melhoria do ensino de contabilidade e da praticidade da vida profissional dos contadores. 

Foi duas vezes diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quando implantou a Correção Monetária Integral no Mercado de Capitais no Brasil (o modelo foi inclusive adotado por diversos países e organizações).

Além disso foi diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil Exerceu os cargos de Assessor do Secretário da Fazenda do Município de São Paulo e Assessor do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

A Contabilidade é um dos melhores, se não o mais completo, dos instrumentos para controle de qualquer patrimônio que se queira ver crescer com segurança”.

7.Annibal de Freitas: 

Ex-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, Annibal de Freitas (1927-2007) foi contador pelo período de 50 anos de sua vida. 

Como reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação à profissão contábil e aos órgãos de classe, Annibal de Freitas recebeu a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, em 1996.

Atualmente existe uma medalha de premiação, criada pelas entidades de classe, para contadores de destaque que leva o nome de Annibal. 

“O contador é a bússola de uma empresa”.

8.Roberto Dias Duarte: 

Grande referência aos jovens contadores nos dias atuais, Roberto Dias Duarte é professor e escritor e já ministrou mais de 550 palestras em mais de 27 estados do Brasil. Entre os principais assuntos abordados está o SPED Contábil. 

Roberto também possui um canal no Youtube onde disponibiliza conteúdos com vídeos de suas palestras, aulas e compartilha suas experiências de carreira com os contadores. 

“Contabilidade é um bom negócio para quem entende de negócios”.

Seja um Contador de Sucesso

Contadores famosos são uma inspiração por terem criado conceitos, projetos ou pensamentos que modificaram o trabalho da contabilidade. 

Com base nessa reflexão o curso Contador na prática foi desenvolvido para ajudar contadores iniciantes a dominarem todas as técnicas contábeis e obterem sucesso em sua profissão. 

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área Contábil, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia!

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, todas as rotinas e obrigações de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, MEIs, Imposto de Renda e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou ter um escritório de contabilidade, clique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática Contábil.

TENHA A PRÁTICA CONTÁBIL