Crise do coronavírus: a contabilidade é essencial para a sobrevivência das empresas

Tempo de leitura: 6 minutos

A contabilidade é o principal setor que deve ser mantido para que as empresas sejam capazes de reagir à crise do coronavírus. A demanda no mercado contábil tende a crescer durante e no pós crise, sendo a principal opção de contenção e recuperação das empresas impactadas pelos efeitos da recessão econômica.

O profissional contábil, ao exercer as análises tributárias e as obrigações fiscais, reúne em suas mãos as informações mais importantes para a gestão de um negócio.

Como em toda boa crise, é um momento de reavaliação, ações emergenciais e aplicação de novas ideias. Ou seja, é uma fase propícia para a renovação no ofício da contabilidade, nos processos internos, no uso de ferramentas digitais e no leque de serviços oferecidos.

O crescimento da busca por uma assessoria contábil moderna, capacitada e eficiente na tomada de decisões aproxima-se cada vez mais rápido. Por isso, é preciso que todo o setor e seus profissionais estejam preparados para atender essa necessidade e serem os principais parceiros de empresários e gestores durante a crise do coronavírus. 

Como conter os impactos da crise do coronavírus?

Uma análise minuciosa da saúde financeira do seu parceiro é essencial para sobreviver à crise do coronavírus. Portanto, existem alguns caminhos possíveis para que esse exame seja assertivo e as ações devidas sejam tomadas sem comprometer a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos.

Faça uma análise da saúde financeira

O primeiro caminho é fazer a análise do Balanço Patrimonial para ter uma visão detalhada dos bens, direitos e deveres da empresa. Outro caminho possível é o estudo dos indicadores da Estrutura de Capital, que calcula a capacidade de geração de caixa da empresa e o montante do capital de terceiros que está financiando as atividades.

Outras opções são o giro de caixa e os indicadores de rentabilidade que mensuram se as vendas são capazes de financiar a atividade da empresa e os lucros obtidos em relação às vendas feitas, ao capital investido e aos ativos existentes.

Indicamos que mais de uma dessas análises seja feita para um diagnóstico preciso.

Leia mais sobre o que é e como fazer o Balanço Patrimonial.

Reduza os custos operacionais

Depois de ter traçado os principais indicadores, é hora de fazer uma projeção de caixa futuro, reunir um comitê de ação com os responsáveis pelos principais setores, reduzir os custos e, apenas se necessário, reduzir o time.

Sendo assim, para minimizar os impactos da crise do coronavírus, é preciso avaliar o que realmente importa. Neste período, nenhuma despesa é insignificante.

As novas compras de estoque e matéria-prima não ficam de fora. Devem ser reduzidas ou congeladas enquanto houver queda ou paralisação de vendas e produção. Faça uma projeção de caixa futuro e se preocupe em atender apenas a essa demanda.

Manter escritório durante a fase crítica é luxo. Adote as medidas necessárias para implementar o home-office.

Por fim, é necessário estar atento aos novos prazos e prorrogações. Quanto às dívidas, considere adiar o pagamento e realizar um parcelamento posteriormente.

Alternativas de atendimento

Muitos negócios estão sendo impactados pela impossibilidade do contato físico, mas há a possibilidade de digitalizar o atendimento e as vendas, e acompanhar as novas necessidades de consumo.

Com a crise do coronavírus, o atendimento remoto e delivery ganharam ainda mais espaço.

Existem diversos marketplaces para a compra e venda de produtos pela internet, como o Mercado Livre, Facebook, Instagram, OLX e muitos outros.

Para atendimento e vendas, as redes sociais, o whatsapp e o Telegram são opções dinâmicas e gratuitas. As plataformas de videoconferência como Skype, Hangout e Zoom são ideais para serviços que precisam de atendimento pessoal, como terapia, consultorias, aulas, entre outros.

A ampliação dos canais de venda são essenciais para a sobrevivência do negócio durante a crise do coronavírus, mas deve ser continuada para fornecer a livre escolha aos clientes de realizar suas compras.

Assessoria contábil como gerenciamento de crise financeira

Diante da crise do coronavírus, surge a necessidade do contador se apresentar também como assessor e/ou consultor financeiro para as entidades. Assim como cabe ao empresário incluir esse profissional entre suas prioridades e considerá-lo seu maior aliado.

Neste momento, o contador é o grande facilitador do empresário. É o responsável em ficar de olho nas novas normas, portarias, leis e medidas provisórias, além das outras novidades em fase de discussão. Ele está na linha de frente da recuperação dos negócios e, por sua vez, ganhando mais responsabilidade.

Ao fim da crise do coronavírus, as empresas que aprenderam a conter seus gastos e reinventar suas estratégias terão vantagem competitiva em seus setores. Portanto, estar preparado para o momento da retomada também será um grande diferencial.

Reinvestimento

Se sobrou estoque, faça promoção. Se tem dinheiro em caixa, invista em comunicação e marketing. Agora que já foi aprendido a fazer mais com menos, é hora de potencializar as vendas e virar o jogo.

Gerencie as dívidas

Se as dívidas foram prorrogadas ou atrasadas, é hora de criar um plano de pagamento e começar a quitar as pendências. Priorize as dívidas com maior taxa de juros e estude empréstimos se a situação for crítica.

Estrutura financeira

Com boas práticas contábeis e comerciais, a retomada pode prometer um crescimento a curto prazo. Então, esteja preparado. Automatize os processos operacionais, integre os sistemas contábeis e financeiros e crie novos processos internos. Assim, a gestão do negócio se torna cada vez mais eficiente para crescer de maneira organizada.

Uma boa ferramenta de gestão é essencial para que os departamentos sejam integrados.

A inserção de novos colaboradores também deve ser planejada. Uma estrutura escalável de excelência é minuciosamente pensada para o crescimento da organização.

Por fim, a crise do coronavírus não traz apenas impactos negativos. Se todos os profissionais olharem sem desespero para o cenário e pensarem de forma criativa sobre as possibilidades de negócio dentro de um isolamento social, todos têm muito a ganhar.

É uma grande oportunidade da área contábil se reinventar e voar além dos exercícios fiscais e tributários. Hoje, a tecnologia é uma grande aliada para podermos exercer as melhores habilidades humanas.

Leia mais sobre os impactos da Inteligência Artificial na contabilidade.

 

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, CLIQUE AQUI e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil

1 comentário


  1. Ótimo artigo Angélica!! Principalmente nesse período de Quarentena!!

Comentários encerrados.