Departamento Pessoal: os cargos mais rentáveis da profissão

Departamento Pessoal: os cargos mais rentáveis da profissão

A administração e a boa gestão de um Departamento Pessoal é vital para as organizações, influenciando diretamente no bem estar dos colaboradores e no relacionamento entre a empresa e seus funcionários. 

Por essa razão, os cargos de um Departamento Pessoal devem ser bem estruturados, com funções e salários bem definidos, formando uma equipe qualificada e de alto desempenho para lidar com questões delicadas, processos internos controlados e minuciosas leis trabalhistas.

Admissões, demissões, controle de pontos, cálculo de férias, recibos e controle de benefícios são atividades controladas por esses profissionais. Se algo der errado em algum desses processos, empresas podem reter ações trabalhistas, além de acumular muitos prejuízos no seu histórico. 

Levando em consideração esse cenário e a valorização desses profissionais, que tal conhecer os melhores e mais rentáveis cargos dentro do Departamento Pessoal, assim como, as principais exigências do mercado? Vem conferir: 

Departamento Pessoal: 5 cargos mais rentáveis e atrativos da profissão

  • Gerente ou Coordenador de DP: Profissional altamente qualificado com domínio geral em todos as áreas e processos internos, capaz de gerenciar com autonomia o Departamento Pessoal, propondo soluções e processos para o bom funcionamento do setor. Geralmente nesse cargo, encontramos profissionais formados em administração com uma longa jornada trilhadas em cargos operacionais. 
  • Coordenador de Folha de Pagamento: Coordena os processos de folha de pagamento, como recolhimentos de impostos e obrigações trabalhistas, cálculo de conferência de pagamentos, encaminhando para o departamento financeiro, a fim de estabelecer o cumprimento dos prazos. Profissional muito requisitado em multinacionais.
  • Coordenador de Benefícios: Responsável por coordenar todos os processos internos e a manutenção dos benefícios de uma empresa, administrando contratos, negociações com fornecedores e monitorando custos com o objetivo de analisar, e propor melhorias nas políticas de benefícios da empresa. 
  • Analista de Departamento Pessoal: O analista é um profissional mais experiente e responsável pelas tarefas mais complexas do departamento pessoal. Todo o trabalho é realizado pela equipe e revisado pelo analista, juntamente com o coordenador, garantindo a eficácia e a ausência de erros nos processos. 
  • Consultor em Departamento Pessoal é um especialista no assunto contratado geralmente para analisar e produzir um diagnóstico completo do departamento, sugerindo soluções e melhorias para a área, com alinhamento de processos, tornando o departamento mais ágil, produtivo e alinhado às metas da empresa. 

E você, já conhecia esses cargos? 

Bom, o Departamento Pessoal no Brasil não está na lista dos setores com os cargos mais rentáveis do país, porém, focando no cargo certo, é possível trilhar uma carreira promissora e lucrativa na profissão. 

Especialize-se em Departamento Pessoal

Antes de procurar por um alto salário é importante entender que o mercado exige muitas competências técnicas e habilidades básicas dos profissionais de DP. É importante se manter informado e atualizado com todas as práticas e procedimentos do setor. 

Se você acabou de sair da faculdade e ainda não se sente preparado, ou está formado há alguns anos mas nunca atuou na área, que tal se especializar? Conheça o curso Departamento Pessoal na prática

E-book Gratuito: Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

[  DOMINAR A PRÁTICA NO DP  ]