Dicas para conseguir um estágio de contabilidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Crescer na carreira não é fácil, principalmente, para quem está começando, e mais principalmente ainda quando se fala em uma área bastante competitiva. No caso de conseguir um estágio, por exemplo, essa é a chance perfeita para um estudante de Contabilidade mostrar o seu potencial, e começar a ser reconhecido por suas habilidades. Só que conseguir um estágio em qualquer área (e, especificamente, no ramo da Contabilidade) não é nada fácil, porém, existem algumas orientações que podem ser muito úteis na hora de você partir em busca de uma vaga desse tipo. A seguir, mostraremos algumas dessas dicas.

Observe as suas próprias qualificações

Em primeiro lugar: somos nós que precisamos nos adequar ao mercado, e não o contrário. Dito isso, cabe se perguntar, antes de partir em busca de um estágio de Contabilidade: “O que o mercado está exigindo atualmente?” e “será que eu tenha competências suficientes para ser inserido agora nesse mercado de trabalho?“. Essas são duas questões muito importantes, que vão delimitar bastante como você deve se comportar ao decidir estagiar. Ter consciência das suas próprias competência estimulam que você possa se especializar mais e melhor, e, assim, prestar um serviço de alto nível. E, claro, existem algumas características que as empresas prezam bastante, como a vontade de aprender, a rapidez de raciocínio nesse novo aprendizado, a flexibilidade de se adaptar à mudanças e uma ótima comunicação. Evidente que ser pontual é outra característica imprescindível para passar uma boa imagem na hora de conseguir um estágio. Todas competências que podem ser devidamente trabalhadas e aperfeiçoadas.

Saiba informações importantes sobre as empresas

Quando for procurar qualquer estágio que seja, e, especificamente, na área de Contabilidade, é importante fazer uma espécie de pesquisa prévia para conhecer sobre a empresa que se está visitando. Essa é uma iniciativa que mostra interesse na instituição na qual se quer trabalhar. Ao mostrar seu conhecimento a respeito da empresa em questão, você mostra engajamento e identificação com ela, além de mostrar o quanto você pode se adaptar à instituição, e até mesmo ajudando com sugestões valiosas apara melhorar diversos âmbitos da empresa.

Tenha boas experiências

Conseguir boas experiências antes de procurar, efetivamente, um estágio, proporciona uma visão importante de mercado, além de propiciar com que o seu potencial consiga ser devidamente explorado. Uma boa dica, por exemplo, é você colaborar com alguma empresa júnior da universidade onde você estuda. Trabalhos voluntários também ganham muitos pontos na hora de colocar como experiência em sua área. Outra dica é participar de eventos na área e conversar com profissionais mais experientes, isso sempre ajuda a entender a dinâmica da profissão e seus desafios do dia a dia. O que eu fiz e sempre recomendo é fazer treinamentos especializados na área que deseja atuar, mesmo antes de atuar efetivamente. Muitos tem em mente que só irão aprender quando ganhar uma oportunidade, sendo que poderia ele mesmo agarrar esse oportunidade com as próprias mãos, sem depender da boa vontade dos outros. Essa última eu considero a dica de ouro, faça você mesmo seu futuro e não espere a sorte para crescer profissionalmente. Eu fiz isso, deu muito certo e recomento fortemente 😉

As redes sociais podem ser suas aliadas

Caso você não saiba, fique sabendo agora que muitas empresas acompanham a postura, não somente dos seus funcionários atuais, como também dos seus possíveis funcionários nas redes sociais. Obviamente que ninguém é obrigado a fingir quem não é nas redes sociais para agradar os recrutadores, porém, é bom sempre ter um comportamento adequado onde você tem perfil, seja, no Facebook, no Twitter, etc. Imagina que um recrutador acessa um perfil no facebook e identifica que a pessoa está todos os dias na balada e que chega pela manhã em casa ainda embriagada, isso irá prejudicar consideravelmente a imagem desta pessoa e dificilmente ela será contratada, pois poderá se tornar mais um problema que uma solução para a empresa. Dicas? Publique nas suas redes participação em projeto da universidade, projetos voluntários, aprovações de provas de conhecimento em outras línguas, e por aí vai. Faça, portanto, das suas redes sociais uma parte importante do seu currículo. Espero que essas dicas possam lhe ajudar e lembre-se: Boa parte dessas dicas não valem apenas para o início, mas para toda a sua carreira.

Você conhece o curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 3.000 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais contábeis qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉