Seis dicas para manter a sua equipe motivada

Tempo de leitura: 6 minutos

Estamos em novos tempos. O que as pessoas procuram com empregos ideais não são mais longas carreiras em uma única empresa com um plano de carreira. As ambições agora são outras. Por conta disso, é essencial que os gestores estejam atentos em ter uma equipe motivada e que entenda os seus propósitos dentro da função que desempenha.

Cada vez mais, os jovens trabalhadores estão buscando por empresas diferentes, que tenham os mesmos valores que os seus e, principalmente, que saibam a importância dos seus funcionários para a equipe, reconhecendo-os como peça-chave fundamental nas engrenagens que fazem o negócio girar.

Uma das principais maneiras de conseguir manter uma equipe motivada e com baixa rotatividade é dando não apenas os instrumentos necessários para que eles exerçam as suas funções, mas, além disso, fazer com que eles enxerguem o propósito da empresa e que se reconheça neles.

Equipe motivada: qual a importância?

Criar um ambiente colaborativo, sem muitas competições entre a equipe, é essencial para que todos se sintam parte de um mesmo grupo. Da mesma maneira, entender as suas necessidades individuais, saber conversar com cada um e não ser apenas o chefe que dá ordens é o que faz de você um líder.

Uma equipe motivada não é apenas mais produtiva, estão todos alinhados ao mesmo objetivo, reconhecendo a importância não só do seu trabalho, mas também a dos outros. Confira 6 dicas sobre como motivar o seu time.

1 Ofereça um bom ambiente de trabalho

Boa parte dos trabalhadores passa mais tempo em seu trabalho do que na própria casa. Por conta disso, é essencial que se ofereça lugares que sejam não apenas aconchegantes, mas, principalmente, confortáveis para a equipe.

Este tópico está relacionado a diferentes questões para manter a equipe motivada, como a importância em fornecer os meios para executarem o seu trabalho sem maiores problemas: cadeiras confortáveis, computadores bons e uma boa internet, pois o contrário pode fazer com que o foco do funcionário se perca ou até mesmo seja impedido de realizar o seu trabalho.

Confira cinco dicas para ter um escritório contábil de sucesso!

2 Dê feedbacks

São poucos chefes e gestores que dão feedbacks sinceros e positivos para aqueles funcionários que, de alguma maneira, se destacaram. Para manter uma equipe motivada, você não deve apenas apontar os erros e lhes dizer o que fazer. 

Pelo contrário, saber quando elogiar um funcionário é essencial para que, ele não apenas sinta que o seu trabalho está sendo reconhecido, mas também para que possa fazê-lo com mais confiança.

3 Saiba escutar

Um bom líder é aquele que fala — mas também o que sabe escutar. Por mais que você tente, é difícil acompanhar tudo o que ocorre com a sua equipe e mantê-la motivada. Muitas vezes, é uma questão de saber ouvir o que os seus funcionários têm a dizer.

Isso vai desde o âmbito mais profissional, sabendo ouvir as ideias e entendendo o seu ponto de vista sobre as coisas, como também quando eles têm alguma reclamação a fazer — seja por conta de equipamentos, estrutura da empresa ou até mesmo salário.

Mostrar-se uma pessoa que sabe ouvir as outras faz com que os seus funcionários sejam parte de uma equipe motivada, pois sabem que as suas considerações não serão deixadas de lado.

4 Se preocupe com a saúde dos seus funcionários

Por mais óbvio que isso pareça ser, muitos gestores acabam deixando esse item de lado. Normalmente, problemas de saúde são algo que pegam todos de surpresa — uma gripe, um mal-estar. Apesar de muitas vezes serem simples, sempre tiram a atenção do indivíduo e baixam consideravelmente a sua produtividade.

O que nos leva para a próxima questão: será que esse funcionário não poderia estar trabalhando de casa ou não deveria ir ao médico? Mantê-lo preso ao escritório, mesmo ele não estando bem, impacta na produtividade de toda a equipe.

Uma equipe motivada também é uma equipe colaborativa e que se preocupa com o bem-estar de todos. Além disso, se preocupar com a saúde dos seus funcionários, seja física ou mental, transforma toda a ligação que você tem com o seu time. O que nos leva à próxima dica.

5 Seja flexível

Foi-se o tempo em que os trabalhos com regras rígidas, tanto de vestimenta quanto de horário, estavam em alta. Na verdade, cada vez mais, as empresas têm apostado na flexibilidade para que os seus funcionários sintam-se mais motivados.

Essa questão implica em diferentes outras, mas todas transformam o ambiente em um local mais agradável de se estar. Muitas empresas, principalmente aquelas que não lidam com os clientes diretamente, já deixaram o dress code de lado há muito tempo. Afinal, o seu funcionário vai ficar, pelo menos, oito horas ali. O mínimo é deixá-lo confortável para exercer as suas funções.

Entretanto, a flexibilidade vai além disso e também envolve cuidar da saúde dos seus funcionários e manter a equipe motivada. Deixar que eles façam o seu próprio horário, ou até mesmo inserir um ou dois dias de home office por semana, pode fazer a diferença na produtividade e motivação da sua equipe.

Conheça as diferenças entre as contratações CLT e PJ.

6 Recompense o bom desempenho

É essencial que todos da equipe vejam que são importantes para a função que desempenham e que, sem qualquer um deles, as coisas não seriam as mesmas. 

Recompensá-los é, antes de tudo, entender que os seus funcionários fizeram um bom trabalho. Por isso, é algo justo. Além disso, as recompensas podem vir de diferentes maneiras e, até mesmo, ser coletivas.

Isso também é reconhecê-los como o que eles são: não apenas um número, mas seres humanos, que também possuem as suas preocupações, os seus contratempos e suas vidas, assim como você.

Para manter a sua equipe motivada, você precisa ser um bom líder. Para isso, é importante entender que a vida dos seus funcionários vai além do seu escritório, apesar de ser o lugar em que eles passam a maior parte do tempo. Por isso, mantê-los motivados e produtivos é essencial para a diminuição da rotatividade, o que impacta diretamente no trabalho feito e nas metas alcançadas.

 

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

Você tem ou gostaria de iniciar um Escritório Contábil?

Imagine ter um escritório organizado, bem administrado e com grandes possibilidades de sucesso?