Erros que devem ser evitados por qualquer Contador

Tempo de leitura: 5 minutos

Em qualquer área profissional, é necessário se tomar alguns cuidados básicos, às vezes, bem específicos do ramo que se escolheu, a fim de se evitar problemas futuros. Por exemplo: um jornalista precisa ter extrema cautela com as fontes de seus textos e notícias em geral, sob risco de estar divulgando informações falsas ou até mesmo difamatórias. Nesse sentido, a área de Contabilidade não é nem um pouco diferente, e necessita também de certos cuidados para que o profissional dessa área possa exercer suas atividades de maneira sempre correta, sem falhas substanciais. E, é pensando nisso que vamos, a seguir, mostrar alguns dos principais erros em Contabilidade, para que você, profissional da área, possa ficar sempre alerta para nunca cometê-los.

Desconsiderar algum princípio contábil

Princípios existem com um propósito: organizar tarefas para que, mesmo de maneira demorada, possam ser executadas da maneiras mais correta possível. Evidentemente que algumas regras podem parecer um tanto burocráticas demais, porém, são essenciais para o bom funcionamento de uma área. No caso do contador, os princípios que regem a sua área precisam ser rigorosamente cumpridos. Isso é ser, em outras palavras sensato, um profissional que não é um mero cumpridor de obrigações fiscais, mas, também alguém que conhece a fundo as regras de sua profissão, e as segue de maneira fidedigna. E, claro, dentro desse parâmetro, é importante ficar atento às eventuais mudanças de mercado que podem ocorrer, e como os princípios contábeis podem ajudar o profissional a se adequar a uma nova realidade, mas sempre usando os mesmo princípios básicos.

Ficar desatualizado em termos tecnológicos

Atualmente, é algo que não tem mais desculpa. Com a quantidade de informações e ferramentas disponíveis devido à Internet, ficar desatualizado na sua área é um erro bem sério, o que pode custar inúmeros clientes, que, bem informados sobre novas tecnologias, procurarão outro profissional para ser o seu contador. Portanto, como bom profissional da área de contabilidade, é necessário, hoje em dia, ter um domínio, no mínimo, ótimo em se tratando de ferramentas eletrônicas. Assim, você estará sempre no mesmo nível da concorrência, se não estiver alguns passos adiante dela, pelo menos.

Ficar desatualizado em termos legais

Pode parecer incrível, mas isso pode, sim, acontecer. Da mesma maneira que um advogado precisa ficar bem informado das principais leis que regem a constituição, por exemplo, um contador precisa ter a mínima noção dos princípios legais que regem a sua profissão, incluindo aí as constantes atualizações da leis quanto à sua área. Ou seja, tenha sempre em mente a necessidade de sempre saber quais as principais mudanças legais que podem ter ocorrido nos últimos tempos (até mesmo, nos últimos dias). Afinal, será uma propaganda extremamente negativa realizar um trabalho que esteja desatualizado em termos legais.

Aceitar todo e qualquer tipo de cliente

Antes de qualquer coisa, é bom avisar que esse tópico não se trata de preconceito, muito menos, de discriminação. É apenas um parâmetro lógico, identificado por profissionais mais experientes, e que visa o fato do contador se estabelecer corretamente no mercado. A questão não está em escolher um cliente devido à sua conta bancária, por exemplo, e sim, ao seu conhecimento como contador propriamente dito. Para se estabelecer no mercado e ter ganhos rápidos, muitos profissionais acabam aceitando serviços cujos temas não dominam totalmente, e é muito provável que o trabalho não saia com a qualidade adequada. Não é raro, por exemplo, acontecerem casos onde o contador pega um cliente qualquer, e não consegue, sequer, identificar à qual tributação ele pertence, o que irá gerar, com certeza, uma demora no serviço, e que talvez seja mal concluído, no final das contas. Portanto, antes de aceitar, de fato, os seus clientes (principalmente, se você está iniciando esse tipo de atividade), o ideal é pegar trabalhos menos complexos enquanto você estuda e se atualiza. Assim, ganhará mais experiência, e, consequentemente, mais confiança de prováveis clientes.

Ignorar uma reserva de capital

Não há como negar que vivemos em tempos de crise. E, mesmo que ela acabe daqui a pouco tempo, nunca sabemos quando ocorrerá um novo problema de mercado, e qual a amplitude desse problema. Portanto, é inegável a importância de estimular o seu cliente a fazer uma reserva de capital. Isso porque um contador não é apenas fazer análises de números, mas também vislumbrar quais as necessidades e carências de um empreendimento para que ele possa ter uma saúde financeira estável. O bom contador também faz as vezes de guia, indicando, com base em números reais, qual o melhor caminho que o seu cliente deve seguir, afim de poupar, e fazer uma importante reserva de capital.

Cometer falhas no cálculo de impostos

Eis aqui o “calcanhar de Aquiles” de muito contadores. Por ser uma das áreas mais complexas e delicadas no que tange a Contabilidade, o cálculo de impostos acaba ficando bastante exposto a erros que podem se refletir de maneira extremamente negativa para os clientes (e, consequentemente, para o contador, claro). Seja para mais ou para menos, errar nesse tipo de cálculo causa inúmeros transtornos a uma empresa. Se o cálculo for pra mais, há prejuízo financeiro imediato. Se pra menos, a empresa receberá uma notificação de pagamento cedo ou tarde. Cabe, portanto, a máxima: extrema atenção na hora de realizar cálculos referentes a COFINS, ISS, PIS, e por aí. vai. A atenção redobrada será recompensada com um trabalho bem feito. Isso evita muitos erros em Contabilidade.

Não conhecer os procedimentos contábeis

Esse é o mais comum, infelizmente. Muitos contadores não dominam os procedimentos do dia a dia e, ao tentar fazer determinados procedimentos, exigidos pelo cliente, cometem erros que podem não apenas gerar atrasos, mas multas e até a perda de um cliente em potencial. Esses foram os pontos mais importantes e DEVEM ser evitados por qualquer Contador. Espero que tenha gostado e que possa te ajudar a criar uma carreira sólida na área contábil.

Você conhece nosso curso que ensina Prática Contábil?

O Contador Profissional é um curso completo, com mais de 200 aulas práticas e mais de 2.500 alunos, tem ajudado muitas pessoas a serem profissionais qualificados.

[ Clique aqui e conheça o curso ] 
*Aproveite as condições especiais 😉

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *