Escritório contábil: 5 dicas para captar os primeiros clientes

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem um escritório contábil e está em dúvidas sobre como conseguir os seus primeiros clientes? Sabemos que a fase inicial é um desafio imenso, afinal o mercado ainda não o conhece, nem mesmo há um case de sucesso ou consumidor satisfeito para se construir reputação.

Contudo, esteja você à frente de um escritório pequeno, esteja trabalhando remotamente (home office), as soluções para “engrenar” existem. A maioria delas, evidentemente, abrangem estratégias de marketing. Oras, marketing não é a sua especialidade? Acredite: não há problemas!

O objetivo deste conteúdo é fornecer dicas valiosas (e fáceis de executar) para que o seu escritório contábil comece a prospectar clientes. Portanto fique atento aos cinco meios que elencamos para facilitar o seu caminho.

Gostaria de montar ou alavancar um Escritório Contábil?
Estruture, organize e deixe o operacional como um conjunto de engrenagens em sintonia, além de conhecer ferramentas que irão ajudar seu escritório a chegar em outro nível.
Clique aqui e conheça

1. Defina o público-alvo

A Contabilidade é uma área bastante diversificada em termos de serviços e demandas. Sendo assim, é imprescindível análise do tipo de cliente que você pretende atender, considerando, evidentemente, o seu plano de negócios.

Vamos supor que o escritório seja composto de “X” funcionários da área. Qual é a carga de trabalho que eles suportam sem diminuir a qualidade do serviço? Quantos lançamentos cada cliente deve fazer em média para que o escritório consiga atendê-lo?

Ao conhecer mais profundamente o perfil do seu cliente, você passa a ter condições de desenvolver estratégias de marketing para captá-lo — como as táticas abordadas no decorrer do artigo.

2. Crie uma identidade ao escritório contábil

Construir uma identidade ao escritório contábil, em termos de marketing, tem a ver com o posicionamento da marca. Por exemplo, criar um logotipo, definir as cores, estabelecer princípios e objetivos etc.

O resultado do posicionamento deve ser o que você pretende transmitir ao público. O seu escritório pode se destacar pela agilidade, ou por atender pessoas físicas e MEIs, o que levaria a criar uma identidade diferente de escritórios para grandes empresas.

3. Atue no ambiente digital

Diariamente, bilhões de pesquisas são realizadas no Google. Além disso, o brasileiro é fã incondicional do smartphone: são cerca de 220 milhões de aparelhos em uso no país (394 milhões ao somarmos os computadores), segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.

Considerando que há mais dispositivos ativos do que pessoas no Brasil, deixar de explorar a Internet para divulgar o trabalho — ou trabalhar, propriamente — é um grande erro.

Nesse sentido, você pode começar a estudar o básico sobre Marketing Digital e dar os primeiros passos. Embora não seja uma regra, colocar um site no ar é fundamental quando a ideia é chegar mais longe com as estratégias.

4. Eduque os seus clientes

Quer uma dica incrível e voltada a quem atua online? Ela é: eduque os seus potenciais clientes. Por que a prática é tão promissora? Em poucas palavras, você consegue:

  • despertar o público quanto à importância da contabilidade;

  • construir a sua reputação na Internet; e

  • divulgar o escritório contábil a um grande número de pessoas.

Como isso é possível? Vamos supor que o seu escritório vise atender as pessoas físicas que precisam declarar Imposto de Renda. Sendo assim, convém você publicar conteúdos educativos, os quais ensinam o público-alvo aspectos relevantes do IR — dicas para não cair na malha fina, por exemplo.

Quando esse tipo de conteúdo é compartilhado, cada vez mais pessoas conhecem o seu escritório contábil e, também, percebem o quanto você entende sobre o assunto. Em meio aos vastos acessos, sempre haverá interessados no seu serviço.

5. Invista em estratégias SEO Local

Você já ouviu falar de SEO, não é mesmo? Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas usado para melhorar o posicionamento de um site nos motores de busca, como Google e Bing. O SEO Local é a derivação do conceito aplicada a aspectos geográficos.

No Marketing Digital, é possível fazer campanhas que abrangem o público local. Ou seja, empresas e pessoas físicas da região (cidade, bairro etc.) que estão interessadas em serviços de contabilidade. Logo, é interessante o uso das redes sociais e do Google Meu Negócio, por exemplo, para alcançar esses potenciais clientes.

Agora que você já conheceu as dicas, está preparado para aplicá-las em seu escritório contábil? Caso disponha de orçamento direcionado ao marketing, contratar uma agência especializada é, sem dúvidas, boa alternativa!

Entretanto, se o seu desejo é aprender mais a fundo os aspectos empresariais, organizacionais e de marketing para garantir o sucesso de seu projeto, confira o nosso curso Escritório Contábil Na Prática!

Gostaria de montar ou alavancar um Escritório Contábil?
Estruture, organize e deixe o operacional como um conjunto de engrenagens em sintonia, além de conhecer ferramentas que irão ajudar seu escritório a chegar em outro nível.
Clique aqui e conheça