Escritório de contabilidade – Dicas para iniciar o seu

Tempo de leitura: 7 minutos

Você está planejando ser dono do seu próprio negócio e abrir o seu escritório de contabilidade? Empreender nesta área é o sonho de muitos, desde os que se encontram na faculdade, assim como aqueles que atuam como empregados ou autônomos na área. 

Entretanto, muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é abrir o seu escritório de contabilidade. Pensando nisso, criamos este conteúdo com as principais dicas. Saiba mais sobre o que você deve priorizar neste momento e quais as principais etapas para construir o seu sonho.

Como abrir o seu escritório de contabilidade

A primeira coisa que você deve entender antes de abrir o seu escritório de contabilidade é que este é um mercado bastante concorrido. Entretanto, o lado positivo é que empresas de diferentes portes e segmentos estão cada vez mais entendendo a importância da contabilidade.

Além disso, devemos lembrar que a visão estratégica não deve ficar de fora. Quando você abre o seu próprio escritório, o seu trabalho não envolve mais apenas a contabilidade, mas também a gestão de empresas e, principalmente, a liderança. 

Envolve também conhecer e estar sempre em dia com os avanços e as principais notícias, entendendo como tudo isso pode impactar o seu negócio e o de seus clientes. O importante é estar sempre atualizado, continuar buscando por diferentes conhecimentos. 

Agora, confira quais são as nossas principais dicas sobre como você pode abrir o seu escritório de contabilidade.

1 Tudo começa pelo planejamento

Quando falamos sobre abrir uma empresa ou um escritório de contabilidade, devemos entender que tudo começa pelo planejamento. Por meio dele, serão definidas as principais questões para então traçarmos as metas e objetivos. A partir disso, o planejamento é composto por estratégias que têm como principal objetivo chegar até essas metas.

Se você é um contador que aconselha seus clientes e futuros empresários e fornece suporte sobre a importância do plano de negócios, então também deve seguir os seus próprios conselhos. Neste momento, você define as informações essenciais para abrir o seu escritório de contabilidade, como:

  • Definição sobre atendimento generalista ou especializado;
  • Quais serviços irá prestar;
  • Quem é o seu público-alvo;
  • Necessidade de investimento inicial.

 

Este documento é importante tanto para montar o seu escritório de contabilidade quanto para entender e planejar o crescimento da sua empresa. Porém, para isso, é importante também atentar-se ao próximo ponto.

2 Faça uma pesquisa de mercado 

Sempre que vamos embarcar no sonho de ser um empreendedor, é de extrema importância que seja feita uma boa pesquisa de mercado. Dessa maneira, você consegue analisar melhor as demandas do mercado, entender quem são os seus principais concorrentes e, principalmente, avaliar os resultados gerais e compreender como eles fazem para chegar ali.

Além disso, essa pesquisa ajuda a identificar as oportunidades e a conhecer os riscos do mercado. Sendo assim, você consegue visualizar melhor quais estratégias pode usar; em quais delas você consegue disponibilizar um maior investimento; como o seu negócio pode se destacar, e ter toda uma visão mais abrangente da área em que você está entrando.

3 Faça um checklist burocrático 

Burocracia é uma das principais palavras quando você planeja não apenas abrir um escritório de contabilidade, mas qualquer empresa. Por conta disso, disponibilizamos um material sobre o Passo a passo para abrir uma empresa, em que você pode dar uma olhada para conferir quais são as principais dicas e quais delas se aplicam ao seu caso.

No artigo em questão, falamos sobre os documentos que toda empresa precisa para abrir. Aqui, vamos focar no escritório de contabilidade. A primeira coisa que você deve se lembrar é de solicitar o Registro no CRC. Afinal, a situação cadastral ativa é o primeiro passo para dar início ao seu escritório de contabilidade.

Você também consegue emitir, junto à Secretaria da Fazenda (quando a sua empresa já estiver registrada no município), a emissão de senha do Responsável por Empresa de Contabilidade. Dessa forma, você consegue utilizar a senha para possibilitar a abertura ou a regularização de empresas.

4 Conheça as principais normas da contabilidade

Sempre que registramos a nossa empresa dentro de alguma segmentação, devemos observar e entender quais são as suas principais normas. Além disso, devido à importância da contabilidade em diversas empresas, é necessário que tenha regras e normas específicas, tanto nacionais quanto internacionalmente.

No Brasil, temos as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), que são utilizadas com o objetivo de regulamentar as atividades contábeis no Brasil (vide Resolução CFC nº 1.328/11). Também podemos contar com as normas do Conselho Federal de Contabilidade. É importante dar uma atenção especial a elas, pois estão sujeitas a alterações.

5 Pense na sua localização e no espaço que você precisa

Devemos entender que o cenário ideal para o seu escritório de contabilidade depende muito do público que você planeja atingir. Afinal, é importante estar próximo a ele e construir um local que seja agradável e acolhedor. Acima de tudo, um lugar que passe a máxima segurança aos seus clientes, além da seriedade necessária em um segmento como esse.

Ao definir o seu local de atuação, você também deve pensar na distância e deslocamento das empresas que você irá atender, além de outros lugares importantes para o seu segmento, como órgãos oficiais, delegacias da Receita Federal e secretarias da Fazenda. Quanto menor for o tempo de deslocamento entre esses locais, melhor para você.

6 Monte o seu time

Este é um passo importante quando você está pensando em abrir a sua própria empresa. Quais e quantos profissionais você precisará para que o seu dia a dia no escritório seja satisfatório? Mais adiante, você deve sempre lembrar que a constante atualização dos seus funcionários é de extrema importância para a continuidade dos seus clientes dentro do seu escritório de contabilidade, sem falar na prospecção de novas contas.

7 Construa um relacionamento com o cliente

É o seu dever prestar os seus serviços e atendimentos de maneira satisfatória. Afinal, é apenas dessa maneira que você consegue fidelizar os seus clientes. Ou seja, aqui vamos além de toda a experiência e conhecimento que você possui na área de contabilidade. É preciso englobar a necessidade em ter uma boa visão de empreendedor com o objetivo de gerenciar a relação da sua empresa com os consumidores.

8 Descubra o diferencial do seu negócio

Como já falamos, o mercado da área contábil é extremamente competitivo. Por conta disso, é essencial que o seu escritório de contabilidade esteja não apenas por dentro dele, mas que você entenda em quais maneiras pode se destacar dentro do seu segmento.

O grande segredo pode estar nos nichos. Afinal, vivemos um momento em que as outras empresas procuram cada vez mais por escritórios que sejam focados em determinado segmento, garantindo maior segurança e qualidade. Por isso, essa pode ser uma das alternativas para se destacar em determinado segmento, se tornar especialista no assunto e atrair novos clientes da área.

Investir na área tecnológica é essencial para que as funções possam ser automatizadas e otimizar o tempo de seus funcionários nas tarefas que exigem conhecimento e habilidade. O mundo já é digital e, por isso, investir em softwares que facilitem o trabalho de todos pode ser de grande ajuda para melhorar seu desempenho.

Estas são as principais dicas sobre como abrir o seu próprio escritório de contabilidade. Para você que está pensando em abrir o seu, é importante usar essas informações para ampliar o seu conhecimento, entendendo melhor quais são as exigências da área. 

O caminho do empreendedorismo não é fácil e, por isso, estudar as principais estratégias que você pode adotar e entender como elas funcionam pode ser essencial para o crescimento do seu negócio.

 

E-book gratuito com Dicas e Orientações de como Iniciar um Escritório Contábil.

Você tem ou gostaria de iniciar um Escritório Contábil?

Imagine ter um escritório organizado, bem administrado e com grandes possibilidades de sucesso?

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Você gostaria de ter a Prática Contábil?

Dominar as atividades do dia a dia de um contador e atuar na área Fiscal, Contábil e Legal da contabilidade?

Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Criamos um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *