ESocial: entenda a necessidade para o contador

Tempo de leitura: 4 minutos

O Sistema Público de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, popularmente conhecido como eSocial, tem se confirmado como requisito relevante para um candidato da área de Departamento Pessoal, por exemplo, preencher a tão sonhada vaga.

A obrigatoriedade da adoção do eSocial tem sido o principal fator que explica tal panorama. Até janeiro de 2019, todas as empresas deverão utilizar o sistema — independentemente do faturamento, contanto que tenham funcionários.

Outro ponto de influência é que as companhias necessitam de providencialidade por parte dos colaboradores. Isso porque, até 2017, mais da metade delas (52%) não tem uma equipe dedicada na implementação do eSocial — fonte: Consultoria EY.

Quer entender melhor a necessidade do eSocial para profissionais contábeis? Ao longo deste artigo, veremos o motivo pelo qual as empresas procuram pessoas preparadas para lidar com o sistema e como isto reflete oportunidades.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

A necessidade do eSocial para as empresas

Reiterando, a obrigatoriedade do eSocial para todas as empresas que operam no país se iniciará em janeiro de 2019. Entre outras coisas, isso significa que a implementação do projeto está próxima da etapa final, na qual acontece o envio de dados trabalhistas à Receita Federal.

Caso a empresa não se prepare para cumprir com as novas obrigações, ela ficará sujeita a multas e sanções rigorosas. Contudo, se ela não está tão preparada quanto deveria, a tendência é que entre na malha fina da Receita Federal — a exemplo de outras milhares de empresas.

Portanto, mais do que ter ciência das obrigações envolvidas no eSocial, é crucial para o negócio se movimentar para capacitar a equipe de contadores ou, se necessário, contratar novos especialistas.

Importância do eSocial no currículo profissional

A importância do conhecimento em eSocial no currículo profissional vai de encontro às demandas do mercado de trabalho. Implantar o eSocial, por exemplo, é uma medida tão urgente quanto complexa — ou seja, o processo não é imediato.

Para quem pretende conquistar uma colocação como Analista de Departamento Pessoal, é fundamental conhecer as rotinas do eSocial, bem como todo o manual e regras atreladas ao sistema.

Entretanto, como tudo ainda é uma novidade, as grandes empresas precisam que o analista ofereça mais. Por exemplo, haverá necessidade de promover a otimização contínua dos processos e, eventualmente, corrigir falhas de implementação, o que exige conhecimento técnico e visão estratégica.

3 motivos para aprender a trabalhar com o eSocial

Além da própria exigência de conhecimento em eSocial para se dar bem nas entrevistas de emprego, vale destacar a existência de outros três motivos para investir na capacitação. Vamos a eles?

1. Espaço no mercado de trabalho

Entender de eSocial é um sinal de que o profissional está a par das principais inovações da área de Contabilidade. Considerando a importância do sistema, tal característica é bastante valorizada pelo empregador, visto que o funcionário resolve problemas ainda obscuros para muitos.

Todavia, mais do que a valorização (até mesmo salarial) por parte da empresa, ele passa a ser requisitado por outras companhias que procuram talentos com esta característica.

2. Agregação de valor

Prestar um serviço qualificado e diferenciado, o qual satisfaça a empresa de maneira significativa, são exemplos de como agregar valor no ambiente em que atua.

Sendo assim, a especialização é um meio de resolver conflitos aos quais ela está sujeita a enfrentar e, em compensação, ser mais valorizado no trabalho.

3. Oportunidades para a carreira

A adaptação ao sistema, ainda que seja um dever da empresa no Brasil, é encarada como novidade. Logo, empresas que estão se preparando já buscam por profissionais qualificados; enquanto as demais irão contratar esses talentos em caráter emergencial.

Quem já tem pleno conhecimento do assunto pode, inclusive, prestar consultoria ou treinamentos de capacitação. Portanto, é bom ficar atento a esse tipo de oportunidade para obter renda extra, ou construir / aumentar a reputação no setor.

No mais, a necessidade do eSocial, tanto por parte das empresas quanto dos profissionais de Departamento Pessoal e RH, encontra-se em um período decisivo para a carreira de muitos contadores — sobretudo os iniciantes.

Mas como aprender sobre o eSocial? Aqui no Viver de Contabilidade nós oferecemos o curso de DP e eSocial, no qual eu ensino tudo o que você precisa saber para aproveitar este ótimo momento do mercado de trabalho. Confira!

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um profissional de Departamento Pessoal.