Posso atuar como especialista em INSS?

Tempo de leitura: 3 minutos

Atuar como especialista em INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma das vastas possibilidades ao alcance do profissional contábil. Essa ocupação vem ganhando relevância no mercado de trabalho e, inclusive, já tem a própria denominação: Contabilidade Previdenciária.

Em meio às mudanças políticas e às famigeradas reformas previdenciária e trabalhista que estão por vir, o momento se configura oportuno ao contador que deseja se especializar em INSS e, assim, atender às demandas por profissionais que tenham pleno domínio de cálculo previdenciário.

Mas o que faz o especialista em INSS na área de Contabilidade? O que é necessário entender para trabalhar na função? Como o contador ou estudante pode se aprofundar no tema e preparar-se para o mercado? São essas as dúvidas que serão respondidas no presente artigo. Boa leitura!

Está em busca de conhecer em detalhes os benefícios do INSS, como estar regular com o órgão e entender os processos passo a passo para solicitar aposentadoria?
Clique aqui e descubra como você pode aprender isso e muito mais 



O que faz um profissional em INSS no meio contábil?

Nas empresas, o contador que atua com o INSS se responsabiliza pelo recolhimento previdenciário, ou seja, calcula o quanto cada funcionário, por exemplo, deve contribuir com a Previdência Social.

Até pela demanda das companhias, o volume de escritórios de contabilidade que buscam por especialistas em INSS é crescente. Fora que as futuras reformas ampliarão as oportunidades de emprego.

Entretanto, o profissional também pode atuar como autônomo, prestando serviços de consultoria, ajudando os clientes a tomarem as melhores decisões para o planejamento financeiro.

Quais são os conhecimentos necessários ao especialista em INSS?

Um dos requisitos mais importantes para um contador especialista em INSS é, evidentemente, o conhecimento na área de Direito Previdenciário.

Nesse sentido, o profissional deve saber quem são os segurados obrigatórios, o que é acumulação de benefícios, como funcionam os auxílios etc.

Quanto à parte contábil, certos fundamentos são essenciais, tais como os cálculos referentes a:

  • contribuição;
  • aposentadoria;
  • salário-maternidade;
  • e pensão por morte.

Além disso, é fundamental o entendimento acerca dos códigos e os respectivos valores de pagamento de INSS.

Como se tornar um Contador Previdenciário?

Há diferentes maneiras de se preparar para atuar com INSS. No entanto, conforme veremos neste tópico, é preciso considerar alguns fatores cruciais na hora de fazer a sua escolha. No mais, vamos às possibilidades!

Faça uma pós-graduação

A pós-graduação é um meio importante para se especializar em uma área. No caso das Ciências Contábeis, entre tantos campos disponíveis, a Contabilidade Previdenciária é a que está “engatinhando”. Portanto são poucas as instituições de ensino que disponibilizam o curso.

Por que fazer a pós? A vantagem competitiva que o certificado de pós-graduação é algo relevante para as empresas. Por outro lado, o curso requer grandes esforços de tempo até a conclusão.

Invista em um curso especializado

Tão importante quanto ter ambições de construir uma carreira de sucesso é entender que a especialização não é um caminho de via única. Embora a pós-graduação seja um excelente complemento curricular, ela não é, necessariamente, a porta de entrada para atuar como especialista em INSS.

Em face disso, os cursos especializados fornecidos por instituições e empresas qualificadas são ótimas alternativas — sobretudo para iniciantes —, pois além dos fundamentos teóricos, o estudante pode aprender a realizar operações que fazem parte da rotina do contador previdenciário.

Considerando a importância do conhecimento prático na formação do contador, quanto mais familiarizado estiver com as leis que regulam a Previdência Social e com os processos de rotina contábil, mais rápido se tornará um especialista em INSS.

Aproveitando que estamos falando de obter conhecimento prático, o que você acha de conseguir acesso livre a conteúdos incríveis sobre o tema? Conheça agora o nosso curso INSS Na Prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *