Estágio em Contabilidade: 6 dicas para conseguir o seu

Estágio em Contabilidade: 6 dicas para conseguir o seu

Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir um bom Estágio em Contabilidade pode ser difícil e desafiador. Sabemos que os primeiros anos de faculdade representam o momento ideal para conquistar boas oportunidades de crescimento, aplicando os conhecimentos já obtidos em experiências iniciais no mundo corporativo. 

O primeiro passo para conquistar uma boa oportunidade é controlar as inseguranças e aprofundar o conhecimento técnico. Afinal, quanto mais embasamento, maiores as chances de uma boa colocação profissional.  

Mas será que existe um perfil “padrão” mais procurado pelas empresas?

Estágio em Contabilidade: Perfil do estagiário

O estágio é o “pontapé” inicial no universo profissional. É a oportunidade de descobrir o tipo de profissional que você será e definir questões muito relevantes a respeito de suas preferências e caminhos a serem seguidos. 

Na vertente da Ciência Contábil, o estudante que procura um Estágio em Contabilidade precisa preencher alguns requisitos básicos e entender o mínimo dos conceitos acadêmicos para um bom desempenho. Confira a seguir um perfil muito procurado pelo mercado:

  • Visão estratégica;
  • Habilidades com números;
  • Pensamento lógico e analítico;
  • Flexibilidade;
  • Conhecimento técnico;
  • Conhecimento tecnológico;
  • Comunicação assertiva;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Maturidade para conviver com opiniões distintas;
  • Empatia e equilíbrio emocional

Se você não tem todas as características acima para conseguir um bom estágio em contabilidade, não fique preocupado. É possível desenvolvê-las. Já em relação ao conhecimento técnico, você pode aprofundá-lo com um bom curso de Contabilidade na Prática para garantir o seu desempenho.

 Estágio em Contabilidade:6 dicas valiosas para conseguir o seu

  1. Aprimore o seu conhecimento: fuja do raso. Utilize seu tempo livre para estudar e se aperfeiçoar tecnicamente. Faça cursos, leia livros, veja vídeos. Invista em você! Os recrutadores sabem que você não terá muitas experiências a oferecer, portanto, seu conhecimento será seu grande diferencial.
  2. Saiba estruturar um bom currículo: o currículo será o seu cartão de entrada para uma boa oportunidade, portanto, capriche! Procure modelos simples e objetivos e insira informações com cautela. Inclua cursos e atividades extracurriculares.
  3. Utilize meios de comunicação diversos para procurar oportunidades: cadastre-se em sites de emprego, sites de estágios, atualize o seu LinkedIn, converse com seus contatos, peça indicações. Nessa fase todos os caminhos são válidos.
  4. Prepare-se bem para a entrevista: Conseguiu a entrevista? Então é hora de se preparar. Estude sobre a empresa, pesquise tudo o que puder. Se possível, treine antes e repasse na sua cabeça tudo que será falado. No dia, tente manter a calma, preste atenção no recrutador e mantenha uma postura ativa e respeitosa.
  5. Seja pontual: Nada de atrasar na entrevista, hein? Seu foco é causar uma boa impressão. Chegue com 15 minutos de antecedência, leve seus documentos e não esqueça papel e caneta. Esse momento é fundamental para que o recrutador analise sua organização e pontualidade.
  6. Seja sincero e comunique-se bem: É importante falar sempre a verdade em um processo de seleção. Não omita informações nem venda algo que você não pode cumprir. Durante a conversa, mantenha a calma e comunique-se de forma efetiva.

Seguindo as dicas acima será difícil não conseguir uma boa oportunidade. Se você está interessado(a) em um estágio em contabilidade, mas ainda não se sente totalmente preparado, que tal um curso extra?

Conheça o treinamento mais escolhido por estagiários: Contabilidade na prática

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: