Faculdade de Contabilidade: por que ela não te prepara para o Mercado de Trabalho?

Faculdade de Contabilidade: por que ela não te prepara para o Mercado de Trabalho?

Escolher cursar uma faculdade implica em anos de dedicação, estudos, trabalhos, tempo e muito empenho envolvido para se preparar devidamente para exercer a profissão. Quando falamos em ciências contábeis e todos os desafios enfrentados para concluir a faculdade, talvez o mais difícil e complicado seja realmente assumir que todos aqueles anos investidos na Faculdade de Contabilidade não te prepararam tecnicamente para enfrentar o mercado de trabalho real.

Infelizmente essa é uma conclusão muito comum para  milhares de estudantes recém-formados,  que se deparam com um mercado exigente, acirrado e se veem em meio a uma série de requisitos e conhecimentos que infelizmente a faculdade não proporcionou.

Por que a Faculdade de Contabilidade não prepara os alunos para o Mercado de Trabalho?

Um dos grandes motivos das faculdades não prepararem os alunos para o mercado de trabalho é que o objetivo dos cursos é formar alunos sob teorias, conceitos, pesquisas e análises, diferente de cursos focados na prática do dia a dia para o mercado ou um treinamentos preparatórios para enfrentar escritórios de contabilidade por exemplo.

Apesar de ser super importante cursar uma Faculdade de Contabilidade, é muito difícil finalizar o curso se sentindo preparado tecnicamente para atuar em uma rotina de serviços contábeis, portanto, preparamos esse artigo com dicas e caminhos importantes para que você consiga enfrentar o mercado de trabalho com mais confiança após a sua graduação.

Faculdade de contabilidade: como se preparar para o mercado de trabalho?

Invista em bons estágios

A experiência adquirida em um estágio pode ser primordial para obter os conhecimentos exigidos pelo mercado. Dentro de um estágio, você terá contato com todos os serviços contábeis vistos de forma mais prática, entenderá um pouco mais da sua área de atuação e vai aprimorar os seus conhecimentos de forma ímpar. Não chegue até o final da faculdade sem investir nessa experiência. 

Busque qualificação técnica de qualidade

O mercado de trabalho exige uma qualificação técnica, portanto, invista em treinamentos e cursos práticos capazes de oferecer uma qualificação com todos os aspectos e técnicas básicas exigidas no campo profissional. Conheça os cursos Contador na Prática e Departamento Pessoal na Prática

Estude outros idiomas durante a Faculdade de Contabilidade

Antigamente, há menos de 20 anos atrás, dominar a língua inglesa já era um grande diferencial competitivo no mercado, porém, com a globalização em evidência, se comunicar bem em diversas línguas pode facilitar a conquista de grandes vagas e facilitar o seu caminho em grandes empresas. 

Aprimore suas habilidades pessoais – Soft Skills

A faculdade e os cursos e treinamentos podem te munir de conhecimento técnico para enfrentar o mercado. Por outro lado, existem as habilidades pessoais conhecidas como soft skills, que são extremamente valorizadas pelos recrutadores. Competências como liderança, criatividade, empatia e ética podem ser aperfeiçoadas, portanto, invista nesse quesito. 

Mantenha-se sempre atualizado

Para se preparar para o mercado de trabalho após finalizar a faculdade de contabilidade, é preciso conhecer suas tendências, demandas e exigências. Portanto, acompanhe as notícias relacionadas à sua área de interesse, participe de grupos profissionais nas redes sociais, leia artigos e converse com seus colegas e professores.

Fique de olho nas novas tecnologias

Já ouviu falar no termo indústria 4.0 ou contabilidade 4.0? Esses conceitos englobam automação e o uso de tecnologias nas indústrias, como a inteligência artificial, robótica, realidade virtual e aumentada, internet das coisas e muito mais. O contador do futuro deve ficar de olho nesses avanços e saber como usá-los a seu favor, portanto, mantenha-se sempre informado.

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área Contábil + Raio X das profissões (Analista Fiscal, Contábil e Societário)

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Você está em busca de atuar na área contábil, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição:

Receba esses E-books Gratuitos

Guia Completo e Definitivo da Área de Departamento Pessoal + Raio X da profissão Analista de DP

Receba gratuitamente em seu E-mail, informando seus dados abaixo.

Seja um Profissional da área de Departamento Pessoal, mesmo que ainda não tenha a prática do dia a dia?

Você pode ter acesso a um atalho e dominar rapidamente as rotinas e procedimentos de Folha de Pagamento, Admissão e Demissão de Funcionários, eSocial e muito mais…

Se você está em busca de conhecimento para conquistar um bom emprego ou prestar serviços de DPclique no link abaixo e conheça o caminho mais rápido para ter a Prática no Departamento Pessoal.

TER A PRÁTICA NO DEPARTAMENTO PESSOAL

Você está em busca de atuar na área de Departamento Pessoal, mas não tem a Prática e Experiência do dia a dia?

Clique na imagem acima e conheça o curso DP na Prática.

Toque na imagem acima e conheça o curso Contador na Prática.

Seja um Contador Profissional das áreas Fiscal, Societário, Departamento Pessoal e Contábil!

Participe da maior e mais completa comunidade de contadores, tenha a sua disposição: